Como um modelo de relacionamento escolar de “comunidade para cima” pode estimular a agência do professor
O modelo cilíndrico se baseia na ideologia do círculo; é usado para simbolizar uma hierarquia achatada, onde nenhuma pessoa na comunidade é mais importante ou mais capaz do que outra. À medida que o círculo de pessoas da comunidade contribui e aprende junto, o círculo cresce para cima, transformando-se em um cilindro, mostrando um crescimento equitativo para todos.
À direita do modelo cilíndrico, observe o triângulo. O triângulo é uma representação mais típica de como o poder e a agência fluem através de uma escola. No topo, os líderes escolares estão posicionados com poder de decisão final. Sua visão, orientação e liderança (ou a falta dela) impactam significativamente a maneira como todas as pessoas vivenciam a escola.
No ângulo inferior direito do triângulo, você encontrará os professores. As setas amarelas mostradas entre professores e líderes escolares demonstram como eles estão conectados, bem como sua dinâmica de poder relacional. Isso é significativo: os líderes escolares quase sempre estão posicionados acima dos professores.
As crianças são colocadas no lado inferior do triângulo, representando sua falta de poder dentro da escola, bem como as pessoas com as quais estão conectadas: seus pais e/ou cuidadores e seus professores. Eles também servem como um canal de como professores e pais e/ou cuidadores se comunicam uns com os outros. Ou seja, o que as crianças dizem que acontece durante o dia escolar é interpretado pelos pais/responsáveis de forma a moldar sua perspectiva sobre o professor de seus filhos. Isso pode dificultar ou fortalecer a agência do professor.
Por fim, você verá o lado esquerdo do triângulo conectando os pais/responsáveis aos líderes escolares. Essa conexão varia de acordo com a escola, mas esse corpo de vozes tem o poder de influenciar fortemente as maneiras pelas quais os líderes escolares criam estratégias e tomam decisões.
O modelo cilíndrico, ou “comunidade para cima”, permite que toda a comunidade escolar contribua para as necessidades das comunidades escolares, permitindo mais espaço e tempo para os professores planejarem, colaborarem e serem atenciosos ao desenvolver o currículo e tomar decisões instrucionais com base nas necessidades de seus alunos. O potencial para contribuições da comunidade é vasto e, novamente, parece muito diferente dependendo da demografia, recursos e perspectivas da escola.
Abaixo estão alguns exemplos de contribuições distribuídas da comunidade:
- Uma comunidade em que trabalhei solicitou pais voluntários para servir como professores substitutos para que seus professores da equipe pudessem participar do desenvolvimento profissional junto comigo. Muitos pais e cuidadores se voluntariaram; no entanto, essa comunidade era rica, em sua maioria branca e do Leste Asiático, e muitos voluntários tinham empregos com flexibilidade que lhes permitiam contribuir com seu tempo durante o dia escolar.
- Em outra ocasião, um diretor com quem trabalhei fez contato com um grupo de esportes da comunidade para passar um tempo com as crianças na academia para que os professores pudessem organizar suas bibliotecas de sala de aula com mais atenção juntos, em vez de cobrir as salas de aula uns dos outros e fazer o trabalho isoladamente. Nesse caso, a comunidade era predominantemente imigrante e o BIPOC, economicamente desfavorecido, mas favorecido por ter um compromisso de longo prazo com a construção de relacionamentos intercomunitários.
- Também vi alunos contribuírem para nutrir o arbítrio dos professores. Uma escola em que trabalhei convidava regularmente os alunos a participar de sessões de elaboração de currículos com os professores, atuando como parceiros de pensamento com seus professores para garantir que seu aprendizado fosse relevante para sua experiência. Essas experiências foram construídas ao longo de seu programa de orientação, de modo que, quando aconteciam as reuniões curriculares, os alunos eram preparados para contribuir de maneira significativa. Essa escola em particular atendia alunos economicamente desfavorecidos e era racial e economicamente diversa.
Significativamente, eles foram liderados por um líder escolar visionário com uma equipe forte e diversificada de equidade escolar, equipada para acionar várias estruturas de aprendizado que aprenderam por meio de workshops centrados nos alunos, equidade e dinâmica racial como parte de sua experiência escolar.