Conheça o fã que acompanhou Wimbledon de Selhurst Park a Milton Keynes em 2003 e continua sendo fã do MK Dons há 20 anos
O MK Dons é indiscutivelmente o clube de futebol mais odiado do Reino Unido, depois de mudar Wimbledon para Milton Keynes em 2004. E eles não se importam.
Matt Lazenby apoiou Wimbledon ao longo de sua infância e, quando o clube aumentou os bastões e se mudou 50 milhas ao norte, ele continuou seu fandom apesar da mudança de identidade.
“Somos tão odiados quanto Millwall, mas isso cria uma união”, diz Matt Lazenby QuatroQuatroDois.
“Todo fã do MK Dons discute com outros fãs sobre as decisões que eles tomaram. Há uma base de torcedores muito leal, estimulada pelo ridículo e pela descrença de outros torcedores que não conseguem entender que somos torcedores genuínos do nosso clube.
“A experiência inicialmente foi desconfortável e tive muito pouco prazer nessas primeiras campanhas. Era um estádio de hóquei não construído para futebol – muito estranho – mas meu time estava jogando lá e eu queria apoiá-los. Assim que o apito soou, poderia estar em qualquer lugar.
“Foi estranho, mas o que foi notado rapidamente foi que havia 6.000 ou até 8.000 pessoas aparecendo para assistir a essa novidade em sua cidade. Você podia sentir instantaneamente que havia um mercado para isso – uma audiência – e isso era algo que o clube não tinha há 11 anos ou mais.”
Refletindo sobre os últimos anos de Wimbledon antes de se tornar MK Dons, Lazenby aponta um momento específico de por que, em última análise, o que aconteceu tinha que acontecer.
“A mudança para Selhurst Park foi a sentença de morte”, explica Lazenby. “Wimbledon não tinha capacidade de gerar receita além da venda de jogadores. O que se seguiu foi o rebaixamento e as multidões pararam de vir.
“Lembro-me de ir para o Sheffield United fora de casa em 2002. Havia tão poucos torcedores fora de casa que eles fecharam o lado de fora e nos colocaram em uma caixa. Uma caixa executiva. Isso diz tudo. Era eu, mais alguns, e a mãe do nosso goleiro Kelvin Davis. Não tínhamos nenhuma base de fãs sobrando.
“Se eu fosse um londrino do sudoeste, acostumado a caminhar de Wimbledon até Plough Lane, teria ficado muito descontente – entendo isso, 100 por cento. Mas, desde a mudança, tem havido uma agenda de mídia unilateral em favor da AFC sobre o MK Dons. Basta olhar para a Copa da Inglaterra. Todos os anos, diz-se que a AFC venceu em 1988. Bem, eles não venceram. MK Dons fez. Eu me ressinto por termos que renunciar a esses títulos.
“Não quero ver o que aconteceu com Wimbledon acontecer novamente. Não deve ser um precedente. Mas a maneira como é vista – os anjos e demônios criados – está totalmente errada.”
O MK Dons está definido para começar a temporada 2023/24 na Liga Dois, após um decepcionante rebaixamento para a quarta divisão do futebol inglês no último dia da campanha 2022/23.
Enquanto eles conseguiram uma temporada no campeonato em 2015/16, eles passaram a maior parte de sua existência como MK Dons na League One. Embora o Stadium MK, com capacidade para 30.500 pessoas, compita com os terrenos da Premier League, as performances certamente não, embora Lazenby diga que é muito cedo para determinar o fracasso do MK Dons.
“A maior decepção na minha vida no futebol é ver esse time não conseguir corresponder à infraestrutura construída ao seu redor”, lamenta Lazenby.
“Está longe de ser um fracasso, no entanto. Há 20 anos, outros torcedores nos dizem que o futebol é história – que não temos história, então como eu poderia apoiá-los? Vinte anos é um tempo muito curto para tentar reivindicar uma história; muito pouco tempo para considerar este projeto um fracasso.
Mais histórias
‘Existem grupos de fãs que querem lutar contra você’: Preston Johnson, proprietário da Crypto de Crawley Town, fala sobre seus ‘erros’
Por que o Barcelona não joga no Camp Nou? Tudo o que você precisa saber sobre as grandes reformas de estádios
Football Manager 2024 será ‘o último de seu tipo’