Conversando com seu filho sobre isso

Conversando com seu filho sobre isso

Algumas crianças parecem crescer mais rápido do que outras. Isso é ainda mais verdadeiro se seu filho tiver puberdade precoce central (CPP). Essa é a maturidade sexual que começa antes dos 8 anos nas meninas ou dos 9 anos nos meninos.

A puberdade pode afetar a aparência, os sentimentos e as ações de seu filho. E quando isso acontece muito cedo, as crianças podem ficar confusas ou envergonhadas. Você e seu médico podem ajudar a conversar com eles durante o processo.

Aqui estão alguns tópicos a serem levantados.

Mudanças Corporais

Muitas vezes, não é um problema médico que causa CPP. É apenas um começo precoce para uma parte natural da vida. Jami Josefson, MD, endocrinologista do Hospital Infantil Ann & Robert H. Lurie, em Chicago, diz que isso é algo que você deve dizer ao seu filho.

“Eles podem ser os primeiros a ter algumas mudanças corporais, e tudo bem”, diz Josefson. “Deixe as crianças saberem que não há nada de errado com elas, é assim que funciona. Em breve, todos os outros terão essas mudanças também.”

Josefson sugere que os pais leiam sobre a puberdade com seus filhos. Há muitos livros para escolher, mas ela gosta do Cuidar e Cuidar de Você série da empresa de bonecas American Girl.

Alla Vash-Margita, MD, chefe de ginecologia pediátrica e adolescente da Yale Medicine, concorda que seu filho deve saber o que está acontecendo com seu corpo. Você pode adaptar suas palestras com base no nível de maturidade e idade de seu filho.

Em sua prática, crianças de 7 anos ou mais geralmente entendem a palavra puberdade, mas uma criança de 4 anos pode não entender. Então, para as crianças mais novas, ela diz que elas estão passando por uma “transição” da infância para a adolescência.

Vash-Margita, que trata meninas e alguns meninos transgêneros, diz que também explica tudo, desde o desenvolvimento dos seios e surtos de crescimento até pelos pubianos e menstruação. Às vezes, ela usará recursos de ensino.

“Tenho muitas fotos em meu escritório, então mostro a eles como é o corpo de uma criança e o corpo de uma menina que passou pela puberdade.”

Medicamento

É muito comum que crianças com CPP tomem medicamentos conhecidos como bloqueadores da puberdade, diz Vash-Margita. Uma das principais razões é porque a puberdade precoce encurta a janela que as crianças têm para crescer mais altas. O tratamento pode impedir o cérebro de dizer à glândula pituitária para produzir os hormônios sexuais testosterona e estrogênio. Se tomado antes do final da puberdade – algo que os médicos descobrem com base no crescimento ósseo – a medicação pode pausar ou reverter o processo de amadurecimento até que seu filho fique mais velho.

Os exames e tratamentos médicos podem ser um pouco assustadores para as crianças. Então, Vash-Margita conta a eles por que a puberdade deles é precoce e por que eles vão interrompê-la. Ela usa ilustrações para mostrar como o cérebro, os ovários e o útero trabalham juntos.

Então ela aponta: “No seu caso, o cérebro começou a enviar sinais para seus ovários, e seus ovários começaram a produzir outro hormônio, e esse hormônio está fazendo todas essas mudanças em seu corpo, e podemos lhe dar medicamentos para bloquear esse processo. “

Pode ser difícil para crianças realmente pequenas entender tudo isso. Então, Vash-Margita às vezes apenas diz às crianças que a medicina retardará algumas mudanças no corpo e “permitirá que você se pareça com seus colegas e amigos”.

Desafios Emocionais

Meninas que se desenvolvem mais cedo do que suas amigas podem ficar constrangidas. “Desenvolver botões mamários quando você tem 4 ou 5 anos é estressante”, diz Vash-Margita.

Além das mudanças corporais, as crianças com CPP podem ter alterações de humor.

Converse com seu médico se seu filho não estiver pronto para a puberdade.

“Um dos objetivos da terapia é evitar que as meninas tenham um ciclo menstrual mensal”, diz Josefson. “O que, quando as meninas são muito pequenas, pode ser um desafio para entender emocionalmente e também do ponto de vista da higiene.”

Josefson diz que os bloqueadores da puberdade podem “colocar tudo em pausa para evitar que as crianças se desenvolvam e pareçam mais velhas”.

E deixe seu filho saber que ele pode vir até você se estiver se sentindo mal. Certifique-se de perguntar a eles como estão indo os trabalhos escolares e as amizades também. Procure um profissional de saúde mental sempre que você ou seu filho precisarem de ajuda extra. Josefson diz que um assistente social ou terapeuta pode ajudar sua família a falar sobre alguns dos medos e ansiedades em torno do CPP.

Tenha em mente que o CPP pode ser um pouco mais duro com crianças transgênero – aquelas que não se identificam com o sexo que lhes foi atribuído no nascimento. Josefson diz que a maioria das crianças com CPP se sente confortável com sua identidade de gênero. Mas a puberdade precoce pode ser muito confusa ou indesejada para aqueles que não são.

Conversando com outras pessoas sobre o CPP

É importante ter conversas honestas com seu filho e seu médico. Mas esse tipo de informação é privada, diz Josefson, e você não precisa compartilhar detalhes com mais ninguém.

Se sua família extensa ou os professores de seu filho abordarem o assunto, “você apenas diz que a criança é alta para a idade ou é assim que o desenvolvimento ocorre em nossa família”, diz ela. “Não é da conta deles.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *