Craig Brown morreu aos 82 anos
O ex-técnico da Escócia, Craig Brown, faleceu aos 82 anos.
Brown será mais lembrado por seus nove anos no comando da seleção escocesa entre 1993 e 2001, quando levou o Tartan Army à Euro 96 na Inglaterra e à última Copa do Mundo, na França, em 1998.
Ala na década de 1950, Brown começou sua carreira no futebol no Rangers, antes de jogar pelo Dundee – onde foi campeão da liga escocesa em 1962 – e Falkirk.
Brown também administrou jogadores como Clyde, Preston North End, Motherwell e, mais recentemente, Aberdeen, em uma carreira que durou sete décadas no esporte. Brown se aposentou após uma lesão no joelho, tornou-se assistente técnico em Motherwell e levou Clyde ao título da segunda divisão enquanto fazia malabarismos como diretor de uma escola primária.
“Craig sempre foi brilhante comigo”, disse Alan Burrows, executivo-chefe do Aberdeen tuitou. “Ele foi brilhante no primeiro dia em que o conheci, na terça-feira, 29 de dezembro de 2009, e foi brilhante na última conversa que tivemos na semana passada, quinta-feira. Ele mal conseguia passar por um bate-papo sem dizer algo legal, fazer um elogio indevido ou agradecer você por uma coisa ou outra, mesmo quando ele próprio estava lutando.Eu sempre o achei esse tipo de cara, e ele era genuíno sobre isso também.
“Também vou valorizar um amigo, um mentor e um ser humano terrivelmente caloroso. Fique tranquilo, Craig – e muito obrigado por tudo que você fez por mim. Nunca vou esquecer.”
O ex-técnico da Escócia foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) nas honras de aniversário de 1999 por serviços prestados ao futebol.