Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita: ‘Não há dúvida de que ele elevou o nível’, mas ‘muito mais’ é necessário para tornar a Saudi Pro League verdadeiramente popular
Quando Cristiano Ronaldo se mudou para a Arábia Saudita e ingressou no Al-Nassr no início de 2023, todos os olhos estavam voltados para o país do Oriente Médio para ver como o internacional português e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos se sairia em uma liga menos conceituada.
O Al-Nassr, que significa ‘vitória’ em árabe, saltou de 800 mil seguidores no Instagram para mais de 14 milhões, com o uniforme do clube aparecendo em vários lugares do mundo.
O contrato relatado de Ronaldo o leva a ganhar £ 173 milhões por ano enquanto joga na Saudi Pro League e, embora muitos tenham ficado intrigados ao ver seu impacto, Abdulmajeed Al-Arrak, um torcedor vitalício do Al-Nassr, talvez tenha sido um pouco mais cético. Desde a chegada de Ronaldo, porém, ele mudou de ideia.
“Não tenho dúvidas de que ele elevou a fasquia”, diz Al-Arrak QuatroQuatroDois. “Acompanho o Al-Nassr há muito tempo, vi dirigentes e jogadores indo e vindo; muitas vezes parecia que os jogadores estavam aqui apenas para receber um cheque e, honestamente, temia que pudesse ser exatamente o mesmo com Ronaldo.
O cheque de Ronaldo pode ser incompreensivelmente grande, mas seu desejo de vencer o igualou.
“O que pensei sobre Cristiano foi um grande erro”, confessa Al-Arrak. “Ele tem se mostrado comprometido, desde o primeiro amistoso. Ele ainda está ansioso para vencer todos os jogos, ansioso para quebrar recordes. Você pode ver a emoção em seu rosto. Ele quer dar tudo e reescrever a história aqui”.
O jornalista saudita Khaled Al Arafah concorda, sugerindo que o nível na Arábia Pro League melhorou visivelmente com a chegada de Ronaldo. Segundo ele, os jogadores estão se esforçando muito para parar o jogador de 38 anos nos jogos, levando a um aumento na qualidade em todos os jogos.
“Quando os jogadores do Al-Nassr assistem aos treinos de Cristiano, eles tentam igualar sua enorme dedicação”, disse Al Arafah FFT. “É sobre confiança. Observe-os antes e agora, você pode ver o quanto eles melhoraram e estão genuinamente dando tudo de si.
“O mesmo vale para os adversários também. Falei com Luiz Gustavo recentemente e ele me disse que, desde a chegada de Ronaldo, a maioria dos times está dando 200% quando enfrenta o Al-Nassr. Isso faz sentido. Quando você joga um jogo e sabe que as pessoas estão te observando ao redor do mundo, você dá tudo. Isso torna as partidas da Saudi Pro League melhores.”
No entanto, Chris McHardy, apresentador de rádio do Dubai Eye 103.8 e comentarista da United Arab Emirates Pro League, diz que mais do que apenas Ronaldo é necessário na liga Saudita Pro League para aumentar sua popularidade por um período prolongado de tempo.
Lionel Messi foi recentemente associado a uma mudança para lá, enquanto outros, como Sergio Busquets e Luka Modric, também podem ver os últimos dias de sua carreira de jogador ao lado ou contra Ronaldo. Independentemente disso, para McHardy, não há perigo de a Saudi Pro League usurpar a popularidade da Premier League tão cedo.
“Foi um grande negócio por algumas semanas, mas o interesse diminuiu agora”, diz McHardy. “Os clubes europeus de peso mantêm um domínio sobre a atenção dos torcedores aqui. Se a Liga dos Campeões estiver acontecendo, isso ainda vai dominar – vai ser preciso muito mais do que Cristiano Ronaldo para mudar isso.”