Cuidados com o cabelo do bebê: dicas para cabelos naturais

Cuidados com o cabelo do bebê: dicas para cabelos naturais

Como cuidar do cabelo natural do meu bebê?

Um novo bebê pode trazer muita alegria e também uma longa lista de coisas para aprender. Manter suas tranças fofas intactas é uma delas. Se você tem um bebê (com idade igual ou inferior a 12 meses) com cabelo natural, há algumas coisas a serem lembradas.

“Quando se trata do cabelo do seu bebê, menos é mais”, diz Candice Jones, MD, pediatra de Orlando e mãe de dois filhos. Pode ser tentador querer se concentrar na parte divertida do cabelo, como estilizar e tirar fotos. Em vez disso, concentre-se na saúde do cabelo do seu bebê, diz Jones.

Comece com essas dicas.

assistir a lavagem

A lavagem diária para bebês (e alguns adultos) pode remover os óleos naturais. Portanto, faça uma lavagem semanal, a menos que perceba que o cabelo do seu filho está ficando oleoso. Em seguida, tente duas vezes por semana. A textura natural do cabelo pode variar de bebê para bebê e entre irmãos.

Se o seu bebê tiver um padrão de cabelo bem encaracolado, pode estar seco e você pode não querer lavá-lo com tanta frequência, diz Jones. Se o seu bebê tiver cachos mais soltos, você pode conseguir uma ou duas lavagens extras por semana. Deixe-se guiar pela textura do cabelo.

Sua técnica também é importante ao dar xampu ao seu bebê.

“Você quer evitar massagear o couro cabeludo com muita força”, diz DiAnne Davis, MD, dermatologista de Dallas que trata pessoas de todas as idades. “Uma esfoliação muito dura pode irritar os delicados folículos pilosos do bebê.”

Produtos para cuidados com o cabelo do bebê: mantenha a simplicidade

Produtos para bebês, incluindo xampus, géis e óleos, são abundantes. Mas as tranças dos bebês são delicadas.

“Se for usar algo, procure produtos com o mínimo de ingredientes possível”, diz Jones. “O cabelo do bebê é sensível nesse primeiro ano de vida e muito delicado, então leia os ingredientes!” Pense simples e gentil.

Se o cabelo do seu bebê está um pouco seco ou você só quer fazer um mini moicano, experimente produtos totalmente naturais. Verifique com seu médico, mas Jones e Davis dizem que as coisas mais seguras tendem a ser aquelas que você pode comer. Uma borrifada de óleo de oliva, amêndoa ou jojoba pode hidratar o cabelo e o couro cabeludo e, em alguns casos, a pele. Quem não gosta de uma estratégia de trabalho duplo ao cuidar de um recém-nascido?

Ponta de Pentear

Enquanto você admira os cachos saltitantes de seu bebê ou os brotos afro, lembre-se de que ele precisa ser desembaraçado. Jones e Davis dizem que seus dedos podem fazer os melhores pentes. Ainda assim, pode ser difícil desembaraçar com os dedos, especialmente se o cabelo estiver seco.

Tente desembaraçar no cabelo molhado ou levemente úmido ou use uma escova de desembaraçar segura para bebês ou um pente de dentes largos, diz Jones. Existem outros benefícios de usar seus próprios dedos para desembaraçar. “Pentear com os dedos também pode manter o padrão de ondulação natural do bebê”, diz Davis.

Estilize o cabelo do bebê suavemente

Pode ser divertido modelar o cabelo do seu bebê. Mas evite estilos que puxem muito o cabelo. Alguns estilos como trancinhas e tranças podem ser melhores para crianças pequenas ou mais velhas, diz Jones.

Lembre-se de que “algumas manchas e manchas no cabelo do bebê são normais”, diz Jones. “O cabelo do seu bebê não precisa ficar solto. A linha do cabelo pode ser irregular e tudo bem. E eles definitivamente não precisam de produtos químicos!”

Seu conselho: aceite. “Podemos enviar mensagens antecipadas sobre beleza e autoimagem se não formos cuidadosos”, diz ela. “Já vi crianças mais velhas com problemas de cabelo e couro cabeludo por causa do estilo exagerado quando eram bebês.”

Quando é hora de dormir

Alguns tecidos, incluindo o algodão, podem estar secando no cabelo natural. O atrito pode fazer com que fios minúsculos se tornem quebradiços ou até quebrem.

Você pode usar um lençol de cetim justo sobre o colchão do berço. Evite travesseiros de cetim, no entanto. O CDC, a Academia Americana de Pediatria e outros especialistas recomendam que, por segurança, os bebês devam dormir apenas em superfícies firmes sem travesseiros (ou cobertores, pára-choques, bichos de pelúcia, brinquedos ou outros objetos).

Enquanto os adultos com cabelo natural podem usar toucas de cetim ou faixas à noite para evitar o ressecamento do cabelo, isso não é uma boa ideia para bebês. “Quando os bebês são muito pequenos, eles não se movem tanto, então você não quer usar nada que possa deslizar sobre o rosto”, diz Jones.

Comunique-se com os cuidadores

Às vezes, problemas de cabelo e couro cabeludo podem ser causados ​​por um cuidador bem-intencionado. Portanto, deixe sua babá, parente ou qualquer outra pessoa que ajude com seu bebê saber o que você prefere.

“Seu bebê, suas regras”, diz Jones. “Seja claro sobre os produtos que você usa e como gostaria que outras pessoas cuidassem do cabelo do seu bebê.”

Por conveniência, você pode manter todos os produtos para o cabelo em sua bolsa de viagem. Além disso, a segurança continua sendo a chave. Se o seu filho estiver passando a noite, lembre os assistentes de não colocar nada no cabelo que possa ser um risco de asfixia. Guarde os lindos laços e bandagens para quando eles estiverem acordados e supervisionados ou um pouco mais velhos.

Fique atento às mudanças

Bebês podem ter problemas de cabelo e couro cabeludo. Por exemplo, a crosta láctea pode aparecer nos primeiros meses. É um problema comum com bebês – causando manchas escamosas e secas. Ao contrário de outro problema semelhante no couro cabeludo, não é doloroso nem coça. Geralmente desaparece sozinho ou com algumas lavagens extras por semana com um xampu suave. Se isso não funcionar, seu médico pode prescrever um xampu medicinal.

Outro problema que pode aparecer em bebês, principalmente naqueles com cabelos naturais, é o eczema. Uma condição de pele comum em bebês, o eczema pode causar pele seca, esburacada ou com coceira. Aparece principalmente no rosto, mas também pode afetar o couro cabeludo. Alguns estudos sugerem que crianças negras são mais propensas a ter eczema do que crianças brancas ou asiáticas. “Os pais também devem procurar qualquer acúmulo de manchas escamosas amarelas ou brancas ou qualquer vermelhidão no couro cabeludo do bebê”, diz Davis.

Você verá seu pediatra frequentemente com seu bebê (normalmente a cada 2 meses). Esse é um momento perfeito para conversar com eles sobre quaisquer preocupações que você tenha sobre o cabelo ou couro cabeludo do seu bebê.

Por mais ocupado que seja a criação dos filhos, aproveite o tempo de união que pode advir dos cuidados com os cabelos. “Acho que o cabelo de bebê de todas as texturas, sejam cachos elásticos ou afro puffs, é lindo”, diz Jones. “Isso inclui suas linhas de cabelo naturais, bordas e padrões de cachos. É tudo lindo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *