Cuidados de Saúde para Idosos na Era COVID-19

Cuidados de Saúde para Idosos na Era COVID-19

O COVID-19 mudou a maneira como fazemos tudo – especialmente quando se trata de consultas médicas. Os adultos mais velhos têm maior risco de complicações do coronavírus, por isso é melhor evitar a exposição desnecessária. Mas às vezes você precisa ver o médico pessoalmente. E se você tiver que ir para o hospital? Perguntamos aos especialistas o que esperar e como obter o melhor atendimento, agora que algumas restrições foram suspensas.

O que esperar

Embora as diretrizes do COVID-19 tenham levado a mudanças nas restrições de segurança, as unidades de saúde ainda têm um alto nível de exigência e proteção, diz Marc Rabinowitz, MD, especialista em medicina interna em Bucks County, PA.

“As restrições que foram suspensas não se aplicam aos ambientes de assistência médica”, diz Rabinowitz. Protocolos de segurança como mascaramento e distanciamento social ainda estão em vigor em ambientes médicos, como hospitais e lares de idosos.

No consultório do seu médico

Os consultórios médicos ainda possuem protocolos de segurança para proteger pacientes e funcionários do COVID-19.

Aqui estão algumas coisas que você pode esperar:

  • Máscaras podem ser necessárias.
  • Médicos e funcionários podem usar máscaras e luvas.
  • As salas de espera podem ter menos pessoas ao mesmo tempo.
  • Os visitantes podem ser limitados.
  • A equipe pode desinfetar e higienizar regularmente.
  • O escritório pode ser configurado para distanciamento social.

Algumas instalações médicas ainda limitam os visitantes, então sua família ou cuidadores podem ter que esperar do lado de fora. Mas eles ainda podem estar envolvidos em suas visitas, diz Alexis Halpern, MD, médico de emergência geriátrica do NewYork-Presbyterian/Weill Cornell Medical Center. Seu médico pode ligar ou conversar por vídeo com sua família para que eles sejam atualizados e incluídos na tomada de decisões.

No Hospital

“Por favor, não fique em casa porque tem medo de ser exposto ou pegar coronavírus enquanto estiver no hospital”, diz Halpern. Os hospitais têm protocolos em vigor para protegê-lo de adoecer.

Muitos novos protocolos de segurança desde o início da pandemia ainda estão em vigor, junto com alguns novos.

Aqui está o que você pode esperar:

  • Médicos e funcionários usam equipamentos de proteção individual, como máscaras, protetores faciais e luvas.
  • Máscaras podem ser necessárias.
  • Os visitantes podem ser limitados.
  • Pode ser necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19.
  • Você pode ser testado para COVID-19.
  • Você pode ter uma triagem de temperatura e sintomas quando chegar.

Os hospitais estão mais seguros do que nunca, se não mais. Não os evite se precisar de cuidados.

Obtenha ajuda imediatamente se tiver dor intensa no peito, falta de ar, fraqueza de um lado ou não conseguir falar com clareza. São sinais de ataque cardíaco ou derrame, que precisam de atenção imediata.

Um aumento na telemedicina

Muitos médicos agora usam a telemedicina, também chamada de telessaúde. Isso significa que, em vez de ir ao consultório médico, você fala à distância, no telefone, iPad ou computador, em plataformas de vídeo como Zoom, FaceTime, Skype e WhatsApp.

A telemedicina é segura e conveniente. Você pode consultar seu médico ou obter respostas para perguntas sem sair de casa. Sua família pode estar envolvida, mesmo que esteja longe. É coberto pelo Medicare e pelo seguro comercial. Os protocolos podem variar de acordo com o estado em que você mora.

A telemedicina é boa para visitas de rotina, exames e consultas. Você pode dizer ao seu médico como se sente ou mostrar os sintomas.

Para outras coisas, as visitas no escritório são as melhores. Seu médico pode precisar verificar sua pressão arterial, ouvir seus pulmões, coletar amostras de sangue ou fazer um exame físico.

Seu médico irá ajudá-lo a decidir qual tipo de visita é melhor para você.

O Futuro da Telemedicina

A telessaúde provavelmente veio para ficar.

“Mesmo com o declínio do COVID, alguns de meus pacientes baby boomers que são mais experientes em tecnologia ainda preferem a telessaúde. Espero que essa tendência continue”, diz David J. Maleh, MD, médico em Wilmington, DE, especializado em medicina interna.

A telemedicina provavelmente não substituirá completamente as visitas no consultório, mas pode se tornar uma parte regular do seu atendimento.

Maleh diz que muitos de seus pacientes vêm pessoalmente para exames médicos anuais regulares e, em seguida, usam a telessaúde para conversas de acompanhamento. “É a direção que estamos seguindo, pois os pacientes se sentem mais à vontade usando a telessaúde como uma opção conveniente quando não é necessário ser atendido no consultório”, diz ele.

Novas Tendências em Cuidados de Longo Prazo

Muitas coisas mudaram nas instalações de enfermagem especializada e de longo prazo, além dos requisitos de segurança. A pandemia deixou uma marca duradoura em como essas instalações funcionam e como é fácil encontrar atendimento nelas.

A escassez de pessoal levou muitas instalações a fechar ou operar com capacidade inferior. Muitos profissionais de saúde deixaram a força de trabalho desde o início da pandemia. Alguns têm medo de serem expostos a pessoas que possam ter COVID. Alguns recorreram ao trabalho privado porque assim podem ganhar mais, diz Maleh.

Mais pessoas agora estão cuidando de seus entes queridos em casa e contratando atendimento domiciliar. Muitas pessoas passaram a trabalhar remotamente, o que facilita o cuidado de entes queridos.

“Claramente há uma vantagem em estar em casa, pois você não está exposto a outras pessoas que estão doentes ou podem ficar doentes”, diz Rabinowitz. Mas pode ser mais difícil encontrar ajuda. “A escassez de profissionais de saúde criou um dilema na prestação de cuidados ideais para os idosos”, diz ele.

Como obter os melhores cuidados

Esses recursos podem ajudá-lo a encontrar atendimento.

  • O localizador de idosos pode ajudá-lo com informações locais sobre moradia, serviços de apoio, assistência médica e seguro.
  • Aliança de Cuidadores Familiares tem informações sobre cuidados, cuidados domiciliares, lares de idosos e finanças.
  • BenefitsCheckUp.org pode ajudá-lo a descobrir se pode obter ajuda financeira com alimentos e medicamentos.
  • Programas como FamilyWize, GoodRX e NeedyMeds pode oferecer descontos em medicamentos prescritos para ajudá-lo a compensar o aumento dos custos de atendimento devido à pandemia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *