Depressão e doença do olho seco: pesquisas encontram nova conexão

Depressão e doença do olho seco: pesquisas encontram nova conexão

14 de junho de 2023 – Os médicos costumam observar que pacientes com doença do olho seco (DED) relatam humor baixo. Agora, uma nova pesquisa mostra que a conexão entre a doença do olho seco e depressão pode realmente ser bastante comum.

Isso é estimado que 5% a 50% das pessoas globalmente têm DED; mais de 16 milhões de americanos foram diagnosticados com a doença. A doença do olho seco ocorre quando você não tem lágrimas suficientes cobrindo sua córnea ou suas lágrimas evaporam muito rápido, de acordo com o Clínica Cleveland.

Uma relação entre depressão e doença do olho seco foi previamente estabelecido, mas as especificidades dos sintomas dos pacientes agora estão se tornando mais claras. Um novo estudar de pesquisadores da Arábia Saudita descobriram que das 401 pessoas pesquisadas, 36,7% tinham DED e 23,7% foram diagnosticados com depressão, estresse ou ansiedade.

650x350_basics_dry_eyes_video Depressão e doença do olho seco: pesquisas encontram nova conexão

Um recente estudar também descobriram que os pacientes que foram diagnosticados com depressão apresentam sintomas mais graves de olho seco, o que, por sua vez, pode perturbá-los emocionalmente.

“A depressão não está simplesmente ‘na mente’ – é uma condição multissistêmica que pode afetar muitos sistemas do corpo e interromper seu funcionamento normal”, disse Howard L. Forman, MDpsiquiatra do Montefiore Health System e professor associado de psiquiatria e ciências comportamentais no Albert Einstein College of Medicine, na cidade de Nova York.

Vinte e nove por cento dos adultos americanos pesquisado este ano disseram que foram diagnosticados com depressão em algum momento de suas vidas.

“A doença do olho seco pode prejudicar o prazer diário da vida, o que pode piorar os sintomas da depressão”, disse Deepinder K. Dhaliwal, MD, um acupunturista licenciado e professor de oftalmologia na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh. “Se a doença do olho seco causa depressão ou a depressão causa doença do olho seco é uma questão do ovo ou da galinha, mas as duas condições estão definitivamente relacionadas.”

Os pacientes com essas condições podem trabalhar com seus médicos para fazer as mudanças necessárias para melhorar a depressão e os sintomas de DED.

Quais são os sintomas da depressão?

Os sintomas da depressão podem variar de leves a graves e podem indicar a condição se durarem 2 semanas ou mais, de acordo com o Associação Americana de Psiquiatria. Os sinais incluem:

  • Tristeza
  • Perder o interesse ou a alegria pelas coisas que gosta de fazer
  • Comer muito ou pouco
  • Sentimentos de culpa ou inutilidade
  • Outras pessoas percebem que você parece inquieto ou letárgico
  • Dificuldades de pensamento ou tomada de decisão
  • Falta de foco mental
  • Pensando em suicídio ou morte
  • Distúrbios do sono.

“A depressão pode ser agravada pela falta de sono, assim como o olho seco”, disse Dhaliwal, que também é diretor de cirurgia refrativa e diretor do Serviço de Córnea do UPMC Vision Institute, e fundador e diretor do Centro de Cuidados Oftalmológicos Integrativos da Universidade de Pittsburgh. Um chinês estudar descobriram que, durante os dias estressantes da pandemia de COVID-19, a falta de sono aumentava os sintomas de DED nas pessoas estudadas, o que, por sua vez, fazia com que se sentissem mais deprimidos e ansiosos.

Quais são os sintomas do olho seco?

De acordo com o National Eye Institute, o olho seco pode causar:

  • Um sentimento arenoso ou arranhado em seu olho
  • Uma sensação de algo alojado em seu olho
  • Queimando ou ardendo
  • olhos vermelhos
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade à luz

Qual é a ligação física entre a depressão e a doença do olho seco?

O mecanismo exato não foi totalmente estabelecido. Mas a inflamação no corpo pode ser uma das principais causas.

“A inflamação na superfície ocular pode indicar um risco maior de depressão”, disse Dhaliwal.

Pesquisadores pense nisso SSRIs – antidepressivos que aumentam a serotonina em seu sistema e reduzem os sintomas de depressão – também podem aumentar a inflamação, que, por sua vez, pode piorar os sintomas de DED.

“Alguns medicamentos antidepressivos funcionam bloqueando os sinais entre as células nervosas, o que pode reduzir a resposta natural do olho à produção adequada do filme lacrimal”, disse Jennifer, Tsai, OD, optometrista certificada e fundadora da LINE OF SIGHT, uma prática oftalmológica em Cidade de Nova York. “Como resultado, isso reduz a quantidade de lágrimas produzidas e leva ao olho seco.”

Estilo de vida pode ser outro fator importante.

“Depressão e olho seco muitas vezes podem estar ligados devido a mudanças externas”, disse Tsai. “A depressão pode mudar seus hábitos, resultando em maior tempo de tela e maus hábitos alimentares, por exemplo. Essas mudanças podem levar ao aumento da evaporação das lágrimas e, inevitavelmente, ao olho seco.”

Pesquisar também descobriu que a depressão pode causar mudanças na forma como o paciente processa a dor, levando a sintomas de DED mais graves. Isso pode criar um desconforto físico crônico, que também afeta seu estado emocional.

“Sentir dificuldade em manter os olhos abertos ou visão embaçada pode impedi-lo de atividades que lhe trazem alegria”, disse Forman. “Isso pode levar a mais isolamento social e dias menos gratificantes.”

O que você pode fazer para melhorar os sintomas quando a depressão e a doença do olho seco acontecem ao mesmo tempo?

Tome nota das circunstâncias que parecem fazer você se sentir pior. Conversar com um terapeuta sobre a frustração emocional que você sente pode ser muito útil. Além disso, “se você desenvolver olhos secos logo após iniciar um medicamento, informe seu médico sobre isso”, disse Forman.

No entanto, você não precisará interromper a medicação de que precisa.

“Nunca paramos de tomar antidepressivos, porque a depressão é uma doença debilitante”, disse Dhaliwal. Em vez disso, um novo tipo de medicamento pode ser justificado. E seu médico pode ajudá-lo a se concentrar na melhora dos sintomas oculares.

“Tratamentos não farmacêuticos para olho seco – como compressas mornas e higiene das pálpebras – podem ajudar muito”, disse Dhaliwal. “O ácido graxo ômega-3 tomado por via oral pode não apenas ajudar com o olho seco, mas também com o humor.”

Exercícios de piscar pode ajudar a lubrificar a superfície dos olhos. Você também pode reduzir o estresse por meio da acupuntura, mantendo-se fisicamente ativo e comendo uma dieta saudável e balanceada.

Como Dhaliwal resume: “Todas essas etapas podem ajudá-lo a se sentir melhor e a controlar melhor sua vida”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *