Dicas de autocuidado para pais de crianças com puberdade precoce central
Ser pai de uma criança com qualquer condição de saúde não é uma tarefa fácil. Embora sua primeira prioridade possa ser apoiá-los, também é importante conhecer suas necessidades durante todo o processo, desde o momento em que você recebe o diagnóstico até o tratamento e além.
“É importante porque nos torna pais e cuidadores melhores para cuidar de nós mesmos”, diz Carrie Sewell-Roberts, supervisora de serviço social do Nemours Children’s Hospital, em Delaware.
Ser cuidador de uma criança com puberdade precoce central (PPC), uma condição na qual o processo normal de puberdade começa muito cedo, pode trazer seu próprio conjunto de desafios e necessidades de autocuidado. Para ajudá-lo a se sustentar enquanto cuida de seus filhos, conversamos com especialistas que ofereceram sugestões sobre como colocar suas necessidades no topo da lista também.
Dicas de autocuidado para pais de crianças com DPC
Aprender a apoiar uma criança com CPP é uma jornada, então o processo de cuidar de si mesmo pode parecer diferente no primeiro dia do que vários meses depois. Aqui estão algumas orientações para ajudar em estágios específicos do gerenciamento do CPP de seu filho, juntamente com dicas gerais que você pode usar no dia a dia.
Processe o diagnóstico no seu próprio ritmo
Quando você descobre que seu filho tem CPP, a notícia pode ser muito difícil de assimilar. Tudo bem se você não for capaz de absorver totalmente todas as novas informações no início. Comece permitindo-se levar o tempo necessário para aprender sobre a condição e obter uma boa compreensão das opções de tratamento disponíveis.
Anote todas as perguntas que tiver e traga-as sempre que se encontrar com o médico de seu filho – e não tenha medo de fazer a mesma pergunta várias vezes. Para ajudá-lo a processar as respostas, peça a um membro da família que o acompanhe para fazer anotações que você poderá revisar e digerir mais tarde.
Apoie-se no seu médico
Embora possa ser tentador buscar respostas em seu próprio tempo, tente não fazer muita pesquisa online. Defina limites em torno de quanto você usa a internet como guia. Em vez disso, aproveite seus cuidados de saúde
equipe para quaisquer dúvidas e preocupações. Eles podem até indicar outros recursos úteis que eles podem garantir.
“Eu pergunto [parents] quais são suas preocupações, o que lhes foi dito, o que leram, o que sabem e começam assim”, diz Mitchell Geffner, MD, endocrinologista pediátrico e presidente de Ron Burkle no Centro de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Hospital Infantil Los Angeles “Acho que isso ajuda a tornar o processo um pouco mais tranquilo.”
Embora Geffner encoraje os pais a aprenderem sobre a condição de seus filhos, ele diz que nem todas as fontes são confiáveis. Como as primeiras consultas médicas após o diagnóstico podem trazer muitas informações novas, Geffner sugere consultar fontes confiáveis, como a MAGIC Foundation e a Pediatric Endocrine Society, para aprender mais sobre a CPP.
Reconheça seus sentimentos
é normal
tenha muitas emoções ao saber do diagnóstico de seu filho e iniciar novos métodos de atendimento para DPC. Permita-se o tempo para pro
processá-los de maneira saudável.
Lembre-se do po
sítio
e fatos. Pode ser útil, observa Geffner, diminuir o zoom e manter a perspectiva da situação. Lembre-se, CPP é uma condição tratável, por exemplo. “Estou tentando aliviar [anxiety] explicando que, se necessário, podemos fazer algo com um bom resultado e com segurança”, diz Geffner. “Acho que isso ajuda muito.”
Não se culpe. Embora você possa se sentir tentado a se culpar depois de receber o diagnóstico, Sewell-Roberts diz que é importante “lembrar-se de que o diagnóstico de uma criança como este não é culpa sua, que você não fez nada errado… t qualquer coisa que você poderia ter feito diferente para evitá-lo.”
Dê a si mesmo graça. Parte do processamento emocional é dar a si mesmo algum espaço. Saiba também que você não precisa compartilhar nenhuma informação com pessoas fora do seu círculo íntimo se não quiser.
Cuide da sua própria saúde mental
Como cuidador, você provavelmente também sentirá pressão emocional, o que significa que cuidar de sua saúde mental é muito importante. Embora existam muitas dicas para fazer isso e você queira descobrir o que funciona melhor para você, algumas sugestões comuns incluem:
- Coma bem para ter energia.
- Exercite-se para liberar o estresse.
- Seja criativo e tente coisas novas.
- Fale com um ente querido para obter apoio.
- Saia para a natureza.
- Durma mais.
- Faça planos para as coisas que você gosta.
- Troque um pequeno ato de bondade.
- Passe um tempo longe de seus filhos.
- Aborde outros estressores em sua vida (financeiros, relacionamentos, etc.).
Conecte-se com outras pessoas
Assim como existem muitas maneiras de se interiorizar e cuidar de si mesmo, também existem muitos caminhos aos quais você pode acessar para obter apoio externo. Na verdade, isso pode ajudar a normalizar a experiência de um novo diagnóstico.
Verifique com seu médico se o consultório dele possui recursos, funcionários ou departamentos que possam conectá-lo a outros profissionais ou à comunidade de pais do CPP.
Algumas organizações, como a Child Growth Foundation, têm uma linha direta de suporte dedicada para a qual você pode ligar para obter conselhos ou ajuda para se conectar com outras famílias que estão na mesma jornada. Você pode até considerar ingressar em um grupo do Facebook para suporte on-line de colegas também.
Procure aconselhamento
Se você está tendo dificuldade em se ajustar ao diagnóstico de seu filho por conta própria, pode querer obter ajuda de um conselheiro qualificado. O aconselhamento pode ajudar você e sua família a entender e gerenciar melhor as emoções e os desafios que acompanham o CPP. Para encontrar um profissional, comece entrando em contato com sua equipe de saúde para obter sugestões. Alguns consultórios têm equipes multidisciplinares que incluem profissionais de saúde mental, como assistentes sociais e psicólogos, para ajudar a oferecer suporte às famílias.