Dieta rica em sal é um perigo mesmo com pressão arterial normal

Dieta rica em sal é um perigo mesmo com pressão arterial normal

10 de abril de 2023 – É sabido que a pressão alta é um fator de risco para ataques cardíacos e derrames.

Agora, uma nova pesquisa da Suécia mostrou que muito sal na dieta é um importante fator de risco para artérias obstruídas no pescoço e no coração, aumentando o risco de ataques cardíacos e derrames, mesmo que você não tenha pressão alta.

O estudo foi publicado online no European Heart Journal Open.

A descoberta levanta a possibilidade de que o sal possa causar danos antes mesmo de alguém desenvolver pressão alta, disse o autor do estudo, Jonas Wuopio, MD, do Karolinska Institutet, Huddinge e Centro de Pesquisa Clínica da Universidade de Uppsala, na Suécia.

O sal é ruim para a saúde do coração por causa de sua ligação com a pressão alta, também conhecida como hipertensão, mas o papel que o sal desempenha no desenvolvimento de placas nas artérias não foi examinado, disse Wuopio.

“O nosso é o primeiro estudo a examinar a associação entre uma alta ingestão de sal e o endurecimento das artérias na cabeça e no pescoço. A associação foi linear, o que significa que cada aumento na ingestão de sal foi associado a mais aterosclerose”, disse ele.

O estudo incluiu 10.778 adultos com idades entre 50 e 64 anos. A equipe de pesquisa mediu a quantidade de sal encontrada na urina para estimar o consumo de sal.

Os pesquisadores então capturaram imagens das artérias do coração para verificar se há cálcio e bloqueios ou estenose, e ultrassom para detectar bloqueios nas artérias carótidas no pescoço.

Eles descobriram que quanto mais sal as pessoas consumiam, maior o risco de calcificações no coração e nas artérias do pescoço.

As descobertas foram observadas mesmo depois que os pesquisadores excluíram pessoas com pressão alta.

“Isso significa que não são apenas os pacientes com pressão alta ou doenças cardíacas que precisam observar a ingestão de sal”, disse Wuopio.

Ele diz a seus pacientes que sigam as orientações da Organização Mundial da Saúde e de outros grupos para limitar o sal a cerca de uma colher de chá por dia.

“Pode ser difícil estimar a quantidade de sal que ingerimos, por isso aconselho os pacientes a limitar o uso de sal de mesa ou substituí-lo por um substituto do sal”, disse ele.

Comida é remédio

Quanto mais baixa você puder obter sua pressão arterial, melhor, disse Alon Gitig, MD, professor assistente e diretor de cardiologia do Mount Sinai Doctors em Westchester, NY.

“Todo mundo sabe que a pressão alta está associada ao risco futuro de doenças cardiovasculares, mas o que muitos não percebem é que esse risco começa a aumentar” mesmo no limite superior do que é considerado normal. de 60 anos têm hipertensão”, disse Gitig.

Uma boa maneira de baixar a pressão arterial é por meio de dieta, exercícios e manutenção de um peso saudável, disse ele.

A dieta Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) – que sugere várias porções de frutas e vegetais por dia, com poucos carboidratos refinados, farinha e açúcar – demonstrou em um estudo reduzir drasticamente a pressão arterial, disse Gitig.

“Há duas razões para isso. Uma é que frutas e vegetais têm muitos fitonutrientes que são bons para nossas artérias. A outra é que a maioria dos adultos americanos tem resistência à insulina, e a resistência à insulina leva à pressão alta”, disse ele.

Comer mais frutas e vegetais e carnes magras, limitando o açúcar e a farinha, melhorará a resistência à insulina. Faça isso, disse Gitig, “e você pode reduzir sua pressão sanguínea dessa maneira”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *