Dispositivos de assistência: vivendo melhor com artrite

Dispositivos de assistência: vivendo melhor com artrite

Se você vive com artrite, certos dispositivos de assistência e mudanças em sua casa podem ajudá-lo a lidar com as tarefas diárias com menos dor e a se movimentar com mais facilidade e segurança.

“Quando você tem que fazer a mesma tarefa todos os dias ou com muita frequência, as pequenas mudanças ou ferramentas que permitem a independência tornam-se significativas”, diz Carole Dodge, terapeuta ocupacional da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.

Aqui estão alguns dispositivos auxiliares, dicas de segurança e auxiliares de mobilidade que podem ajudá-lo em casa se você tiver osteoartrite, artrite reumatóide ou outra condição artrítica.

Você pode encontrar centenas de gadgets assistivos em lojas de ferragens ou artigos domésticos e online. As ferramentas que podem ser adequadas para você dependem de coisas como onde está sua artrite e quão ruim ela é. Se precisar de ajuda para restringir suas opções, consulte um terapeuta ocupacional (OT) que tenha experiência em trabalhar com pessoas com artrite.

“Uma das coisas que faço quando trabalho com alguém é descobrir muito especificamente as tarefas que eles consideram desafiadoras – talvez aquelas que estão evitando porque são dolorosas ou aquelas que não podem fazer e precisam pedir (ajuda) a alguém”, diz Dodge, que é OT há 40 anos. “Então encontramos uma ferramenta que vai permitir que eles façam essa tarefa de forma independente.”

Algumas de suas principais recomendações para gadgets e dicas em casa são:

Ferramentas de cabo estendido. Isso pode ajudá-lo a fazer coisas como pegar itens do chão, alcançar objetos em prateleiras altas e tirar o pó ou limpar com mais facilidade.

Aparelhos leves. Um aspirador ou esfregão que seja mais fácil de mover e carregar pode causar menos estresse nas articulações.

Interruptores de luz ativados por toque. Estes podem ser mais suaves em suas mãos e dedos do que botões e interruptores normais. Quase qualquer aparelho elétrico pode ser adaptado para ser tocado, tocado, com um adaptador que você compra na parte elétrica da loja de iluminação.

Manípulos de alavanca. Você pode substituir as maçanetas da porta e da pia por elas, para poder usar as palmas das mãos em vez de segurar com os dedos. (Se você não pode substituir as maçanetas, pode comprar uma ferramenta giratória com uma alça que o ajude a segurá-las com mais facilidade – algumas até ajudam a segurar as chaves.)

Isolamento de tubo de espuma. Enrole-o no cabo de praticamente qualquer ferramenta – como utensílios, canetas, pincéis e ferramentas de cozinha ou jardinagem – para segurar com menos esforço e dor. (Você também pode embrulhar os cabos das ferramentas com fita adesiva ou pano.) Você também pode comprar ferramentas com cabos maiores e mais largos.

Tesoura com mola. Estes podem facilitar o corte.

Algumas outras ferramentas e dicas que podem ajudá-lo em diferentes cômodos da sua casa são:

Na sua cozinha:

  • Panelas e frigideiras com duas alças podem ser mais fáceis de carregar. Algumas facas rocker, que facilitam o corte, também têm cabo duplo.
  • Aparelhos elétricos – como abridor de latas ou jarras, processador de alimentos, liquidificador ou lava-louças – podem ajudá-lo a economizar energia e evitar estresse nas mãos ao fazer coisas como torcer tampas, esfregar, misturar e picar.
  • Se você abrir potes ou misturar alimentos manualmente, um tapete antiderrapante reduz a probabilidade de o item escorregar de suas mãos.
  • Uma escova de garrafa pode ajudá-lo a lavar xícaras e copos.
  • Um carrinho com rodas permite que você mova itens pesados, como pratos e sacolas de supermercado, com menos necessidade de levantar e carregar.

No seu quarto:

  • Os puxadores de zíper e os ganchos de botões são aparelhos que ajudam a prender as roupas.
  • Você também pode procurar roupas com fechos de velcro.
  • Auxiliares para sapatos e meias, como calçadeiras de cabo longo, ajudam a evitar estender e dobrar para calçar os pés.

No seu banheiro:

  • Um banquinho de banho para o seu chuveiro ou banheira permite que você se sente se ficar em pé exige muita energia ou sobrecarrega as articulações.
  • Luvas de banho podem ajudá-lo a segurar o sabonete escorregadio.
  • Uma escova de dentes elétrica e um suporte para fio dental podem facilitar a limpeza dos dentes.
  • As barras de apoio ajudam a mantê-lo estável.

Alguns tipos de artrite, especialmente osteoartrite nos joelhos ou quadris, podem torná-lo mais propenso a cair e quebrar um osso. Dodge recomenda estas dicas para diminuir suas chances de cair em casa:

Remova os tapetes. Isso é extremamente importante se você usar um andador ou bengala, porque eles podem prender nas bordas do tapete.

Melhore a iluminação. Certifique-se de que seus quartos e escadas estejam bem iluminados, especialmente à noite. Você pode comprar pequenas luzes que brilham nos degraus em qualquer loja que venda iluminação.

Tenha corrimãos por degraus. Você provavelmente tem um dentro de casa se sua casa tiver um segundo andar. Também é uma boa ideia instalar um corrimão ao lado de qualquer escada externa que leve à sua casa.

Pense duas vezes sobre escadas. Use um escadote estável com uma base larga se precisar subir. Idealmente, deve ter uma alça para ajudá-lo a se equilibrar.

Limpe os derramamentos imediatamente. Não ande em superfícies escorregadias.

Algumas outras medidas de segurança que você pode considerar são:

  • Para obter ajuda para entrar e sair da banheira, use um banco de transferência ajustável.
  • Instale barras de apoio em torno de banheiras e vasos sanitários.
  • Use um assento sanitário elevado se for difícil para você sentar ou levantar.
  • Coloque um tapete de sucção de borracha ou tiras antiderrapantes no chuveiro ou na banheira.
  • Recolha qualquer lixo no chão.

Se a sua artrite torna doloroso andar, consulte um fisioterapeuta (PT). Eles podem descobrir se você se beneficiaria de um auxílio ou dispositivo de assistência que o ajude a se movimentar com mais facilidade – mas isso não é tudo.

“O fisioterapeuta faz uma avaliação muito completa do paciente. Eles falam sobre quais são os objetivos do paciente, bem como o que eles veem em uma avaliação física. Em seguida, eles podem traçar um plano de atendimento para esse paciente ”, diz Jan K. Richardson, PhD, PT, professor emérito da Duke University School of Medicine e diretor médico da Medical Outcome Indicators em Washington, PA.

Richardson diz que um fisioterapeuta pode ajudá-lo a:

  • Tenha menos dor.
  • Mantenha as articulações afetadas funcionando da melhor maneira possível.
  • Inicie um programa de exercícios personalizado para força, mobilidade e função geral.
  • Antecipe quais podem ser suas necessidades no futuro.

Se o seu PT achar que um dispositivo ou auxílio de mobilidade pode ajudá-lo, eles podem conversar com você sobre um ou mais destes:

Bengala. Isso pode ser muito eficaz para quem deseja aliviar o estresse em um quadril, joelho ou pé afetado em um lado do corpo, diz Richardson. Você usa a bengala no lado oposto da articulação artrítica.

Informe o seu fisioterapeuta se você tiver um tipo sistêmico de artrite como a AR e se suas mãos forem afetadas. Descarregar seu peso em uma bengala pode causar uma queimadura em sua mão, diz Richardson.

Muletas. Estes são o próximo passo de uma bengala, diz Richardson. Algumas pessoas precisam apenas de uma muleta, enquanto outras usam duas.

“Quando as pessoas pensam em muletas, muitas vezes pensam nas de madeira que você ganha no hospital quando quebra um osso”, diz ela. “Mas também existem muletas chamadas muletas lofstrand, que são realmente muletas de antebraço – então elas não passam por baixo de seus braços. Há um manguito em volta do seu antebraço. Então sua mão está em um cabo como uma bengala estaria, mas há uma estabilidade muito maior.”

Andador. Este dispositivo de duas mãos seria o próximo passo das muletas, diz Richardson. Um andador pode ajudar alguém que tem problemas nas articulações em ambos os lados da parte inferior do corpo e problemas de equilíbrio. Um fisioterapeuta pode adaptar um andador para colocar menos estresse e tensão em seus ombros, cotovelos, mãos e pulsos.

Joelho braçadeira. Existem vários tipos de artrite no joelho. Seu fisioterapeuta pode recomendar um para:

  • Alinhe seu joelho
  • aliviar a dor
  • Ajudá-lo a se recuperar de uma cirurgia no joelho
  • Oferecer uma sensação de apoio que faz você se sentir mais à vontade

Tala de ar. Este dispositivo de compressão pode impedir que seu tornozelo flexione ou role. “Pessoas que torcem os tornozelos costumam usá-los, mas também são muito eficazes se você tiver (uma artrite) inflamada no tornozelo”, diz Richardson.

Inserções de sapato. Esses dispositivos que você coloca nos sapatos podem aliviar a dor no pé se você tiver artrite reumatóide ou osteoartrite na parte inferior do corpo. Eles também podem retardar os danos causados ​​pela osteoartrite do joelho.

Sapatos ortopédicos. Esses sapatos personalizados podem ser uma opção mais favorável se você começar a ter muitas deformidades nos pés ou nos dedos devido à artrite, diz Richardson.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *