Doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos estão aumentando: o que saber

Doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos estão aumentando: o que saber

17 de julho de 2023 – As doenças transmitidas por carrapatos e mosquitos estão aumentando, alertando médicos e cientistas para tomar precauções e ficar atento a quaisquer sintomas reveladores.

Pelo menos sete casos de malária de mosquitos nos Estados Unidos foram relatados na Flórida e no Texas no mês passado – os primeiros relatos de disseminação local em 20 anos. Os casos de doenças transmitidas por carrapatos, como a doença de Lyme, nos EUA aumentaram 25%, de 40.795 casos relatados em 2011 para 50.856 em 2019, De acordo com o CDC. Casos de uma doença transmitida por carrapatos chamada babesiose mais do que dobrou no mesmo período em alguns estados do Nordeste.

Em 2021, o Arizona viu um surto de Vírus do Nilo Ocidental transmitida por mosquitos, que foi o maior surto desde que a doença foi detectada nos EUA em 1999.

650x350_2016_newsroom_mosquitoes_video Doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos estão aumentando: o que saber

A malária era muito mais comum nos EUA antes de ser erradicada na década de 1950 com o uso generalizado de inseticidas, janelas com tela e ar-condicionado, e a invenção da televisão, que mantinha as pessoas mais dentro de casa, disse Debopam Chakrabarti, PhD, professor e chefe da Divisão de Microbiologia Molecular da Universidade da Flórida Central.

Mas novas doenças continuam a surgir. Houve 17 diferentes doenças transmitidas por vetores relatadas nos EUA e nove novos patógenos identificados desde 2004, de acordo com um CDC de 2020 relatório.

“Estamos vendo mais casos relatados de doenças transmitidas por vetores à medida que o clima fica mais quente e as pessoas viajam mais”, disse Chakrabarti. “Com doenças como a malária, as pessoas estão indo para lugares endêmicos e sendo picadas por mosquitos, como Haiti, República Dominicana, sul do México e América Central.”

O que observar

Malária é transmitida por mosquitos anopheles e pode ser fatal.

Os sintomas, que geralmente começam 10 a 15 dias após a picada de um mosquito infectado, incluem febre alta, calafrios, náusea ou vômito, dor de cabeça, diarreia e fadiga. Existem cerca de 2.000 casos por ano nos EUA, mas os recentes grupos de casos são muito raros, disse Bob Bollinger, MD, MPH, professor de doenças infecciosas na Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

“Ocasionalmente, temos ‘malária de aeroporto’, quando um avião pousa com mosquitos infectados e eles escapam”, disse Bollinger. “O tipo de mosquito que transmite a malária pode voar até alguns quilômetros.”

Houve um pequeno número de casos a cada ano desde que a malária foi erradicada, disse Sarah Gunter, PhD, professora assistente de medicina tropical pediátrica no Baylor College of Medicine, no Texas. Mas “não acho que a malária seja a doença transmitida por vetores mais premente nos Estados Unidos”, disse ela.

Doenças transmitidas por carrapatos, como a doença de Lyme, são mais comuns, disse ela, e vários novos tipos surgiram nos últimos 40 anos.

“Estamos vendo mais casos que justificam mais investigação”, disse Gunter.

doença de Lyme, espalhada por picadas de carrapatos de cervos, geralmente começa com uma erupção cutânea e, se não tratada, pode levar a febre, erupção cutânea, paralisia facial e artrite. O número de casos foi 17% maior na primeira semana de junho do que no ano anterior, de acordo com dados da empresa de tecnologia de saúde Athenahealth. Os sintomas geralmente incluem sintomas inespecíficos semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, suores, dor de cabeça, dores no corpo, perda de apetite, náusea ou fadiga.

A babesiose, também transmitida por carrapatos de cervos, geralmente causa sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, calafrios, suores, dor de cabeça, dores no corpo, perda de apetite, náusea e fadiga.

febre maculosa é uma das doenças mais mortais transmitidas por carrapatos, disse Gunter, e muitas vezes causa confusão, dor de cabeça, dor muscular e erupção cutânea no pulso e nos tornozelos. Embora muitas doenças transmitidas por carrapatos sejam mais comuns no meio-oeste e no nordeste, a maioria dos casos de febre maculosa das Montanhas Rochosas foi relatada nos estados do leste dos EUA, incluindo Carolina do Norte e do Sul, Virgínia, Geórgia, Tennessee e Oklahoma.

“É importante identificar e tratar precocemente”, disse Gunter.

Cientistas buscam novas ferramentas

À medida que os casos aumentam, os pesquisadores estão trabalhando em novas maneiras de prevenir e tratar essas doenças. As empresas de biotecnologia Pfizer e Valneva estão em fase final de testes clínicos com sua vacina candidata para Lyme e preveem que eles serão concluídos logo em 2025.

Chakrabarti e seus colegas da UCF, juntamente com pesquisadores da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia-San Diego, estão estudando o uso de medicamentos contra o câncer para tratar a malária com uma bolsa de 5 anos do National Institutes of Health.

O tratamento mais comum contra a malária é cloroquina, mas a mutação genética do parasita da malária o tornou altamente resistente ao medicamento. Chakrabarti e sua equipe estão pesquisando o uso de inibidores de proteína quinase – drogas originalmente desenvolvidas para o tratamento do câncer – para um caminho acelerado para a terapia medicamentosa para a malária.

“Compostos cancerígenos já passaram por testes clínicos, e isso economiza custos, além de um ou dois anos”, disse Chakrabarti. “Até agora é promissor.”

Como prevenir a infecção

As medidas preventivas incluem usar repelente de insetos e mangas compridas, manter telas nas janelas e remover a água parada da casa que pode atrair carrapatos e mosquitos, disse Gunter.

Ao caminhar em áreas arborizadas com alta população de carrapatos, é importante usar roupas que cubram seus braços e pernas e fazer verificações completas de carrapatos depois, disse Bollinger. Os mosquitos tendem a se alimentar à noite e de manhã cedo, observou ele.

De acordo com o CDC, roupas e equipamentos para atividades ao ar livre devem ser tratados com produtos que contenham 0,5% de permetrina, um ingrediente que ajuda a matar e repelir carrapatos e mosquitos e permanece eficaz em várias lavagens.

As verificações de carrapatos devem incluir atenção especial nas axilas, dentro e ao redor do cabelo e orelhas, e ao redor da cintura e atrás dos joelhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *