Drogas populares para perda de peso podem trazer alguns efeitos colaterais retorcidos

Drogas populares para perda de peso podem trazer alguns efeitos colaterais retorcidos

12 de junho de 2023 – Johnna Mendenall nunca foi “a amiga magra”, disse ela, mas as exigências da maternidade – junto com um trabalho sedentário de mesa – tornaram o controle de peso ainda mais difícil. Preocupada com o fato de que o diabetes tipo 2 da família a alcançasse, ela decidiu iniciar as injeções de Wegovy para perda de peso.

Ela estava nervosa com os possíveis efeitos colaterais. Demorou 5 dias olhando para a caneta Wegovy antes que ela reunisse coragem para sua primeira injeção de 0,25 miligrama. E com certeza, os efeitos colaterais vieram fortes.

“A náusea começou”, disse ela. “Quando aumentei minha dose para 1 miligrama, passei a noite inteira, das 22h às 5h, vomitando. Quase desisti naquele dia.”

Mendenall está entre um número crescente de pessoas que compartilham histórias pessoais on-line sobre o medicamento para perda de peso Wegovy – e drogas semelhantes – investigando seus efeitos colaterais às vezes desagradáveis ​​e potencialmente angustiantes.

Embora os sintomas gastrointestinais (GI) pareçam ser os mais comuns, uma lista de outros foi discutida nas notícias, no TikTok e em fóruns online. Isso inclui o “rosto de Ozempic” ou a aparência esquelética que alguns adquirem após tomar o medicamento, juntamente com perda de cabelo, ansiedade, depressão e fadiga debilitante.

Os principais efeitos colaterais de Mendenall foram vômitos, fadiga e constipação severa, mas ela também notou algumas mudanças positivas: o “barulho da comida” ou o desejo de comer quando ela não está com fome desapareceu. Desde sua primeira dose, 12 semanas atrás, ela passou de 110 para 100 quilos.

Etiqueta de aviso

O ingrediente ativo de Wegovy, a semaglutida, imita o papel de um hormônio natural chamado peptídeo semelhante ao glucagon, ou GLP-1, o que ajuda você a se sentir bem alimentado. A semaglutida é usada em uma dose mais baixa sob a marca Ozempic, que é aprovada para diabetes tipo 2 e usada off-label para perda de peso.

Tanto Ozempic quanto Wegovy vêm com um etiqueta de aviso para possíveis efeitos colaterais, sendo os mais comuns náusea, diarréia, dor de estômago e vômito.

Com a crescente popularidade da semaglutida, mais pessoas estão recebendo prescrições por meio de empresas de telemedicina, dispensando

consultas mais aprofundadas, levando a mais efeitos colaterais, disse Caroline Apovian, MD, professora de medicina na Harvard Medical School e co-diretora do Center for Weight Management and Wellness no Brigham and Women’s Hospital.

Especialistas dizem que começar com doses baixas e aumentar gradualmente ao longo do tempo ajuda a evitar efeitos colaterais, mas as seguradoras geralmente exigem um cronograma mais rápido para continuar cobrindo o medicamento, disse Apovian.

“As companhias de seguros estão praticando medicina para nós, exigindo que o paciente aumente a dosagem (muito rapidamente)”, explicou ela.

O seguro de Mendenall pagou por suas injeções de Wegovy, mas sem essa cobertura, ela disse que custaria US$ 1.200 por mês.

Existem no mercado medicamentos semelhantes, como a liraglutida, vendida com o nome de Saxenda. Mas é uma injeção diária, e não semanal, e também apresenta efeitos colaterais e tem se mostrado menos eficaz. Em um ensaio clínicoas pessoas estudadas viram seu peso corporal médio ao longo de 68 semanas cair 15,8% com semaglutida e 6,4% com liraglutida.

Tirzepatide, marca Mounjaro – um medicamento para diabetes tipo 2 fabricado pela Eli Lilly que pode em breve obter a aprovação do FDA para perda de peso – pode ter menos efeitos colaterais. Em ensaios clínicos, 44% dos que tomaram semaglutida tiveram náuseas e 31% relataram diarreia, em comparação com 33% e 23% daqueles que tomaram tirzepatidaembora nenhum estudo tenha comparado diretamente os dois agentes.

Perda do Controle do Intestino

Por enquanto, Wegovy e Saxenda são as únicas injeções agonistas de GLP-1 autorizadas para perda de peso, e seu fabricante, a empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, está enfrentando sua segunda escassez de Wegovy em meio à crescente demanda.

As histórias pessoais on-line sobre a semaglutida variam de extremamente positivas – exatamente o que alguns precisam para vencer uma batalha vitalícia contra a obesidade – a cenários difíceis com consequências potencialmente de longo prazo para a saúde e tudo mais.

Um comunidade privada no Reddit é dedicado a um efeito colateral particularmente desagradável: perda de controle intestinal enquanto dorme. Outros relataram vômitos incontroláveis.

Kimberly Carew de Clearwater, FL, começou a tomar 0,5 miligramas de Ozempic no ano passado, depois que seu reumatologista e endocrinologista sugeriram isso para tratar seu diabetes tipo 2. Ela foi informada de que vinha com o bônus de perda de peso, que ela esperava que ajudasse com suas dores nas articulações e nas costas.

Mas depois que ela aumentou a dose para 1 miligrama, seus sintomas gastrointestinais, que começaram leves, tornaram-se insuportáveis. Ela não conseguia manter a comida no estômago e, quando vomitava, a comida costumava sair inteira, disse ela.

“Uma noite comi ramen antes de dormir. E na manhã seguinte, saiu da mesma forma que desceu ”, disse Carew, 42, um estagiário de aconselhamento de saúde mental registrado. “Eu estava com uma forte azia e não conseguia comer algumas mordidas sem ficar enjoado.”

Ela também teve “arrotos de enxofre”, um efeito colateral discutido por alguns usuários de Ozempic, fazendo com que ela sentisse gosto de ovo podre às vezes.

Ela foi diagnosticada com gastroparesia, o enfraquecimento e a paralisia das contrações musculares do estômago que dificultam a digestão dos alimentos. Alguns tipos de gastroparesia podem ser resolvidos com a interrupção dos medicamentos GLP-1, conforme referenciado em dois relatos de caso no Jornal de Medicina Investigativa.

Bons hormônios

Os sintomas gastrointestinais são mais comuns com a semaglutida porque o hormônio que ela imita, GLP-1, é secretado por células do estômago, intestino delgado e pâncreas, disse Anne Peters, MD, diretora dos Programas Clínicos de Diabetes da USC.

“O negócio é o seguinte: os efeitos colaterais são reais porque é um hormônio intestinal. Está aumentando o nível de algo que seu corpo já possui”, disse ela.

Mas, como Apovian, Peters disse que esses efeitos colaterais provavelmente podem ser evitados se as doses forem iniciadas com as doses mais baixas e gradualmente ajustadas.

Embora a dose inicial média seja de 0,25 miligramas, Peters disse que muitas vezes inicia seus pacientes com cerca de um oitavo disso – apenas “uma lufada de dose”.

“Eles levarão meses para chegar à dose inicial, mas qual é a pressa?”

Peters disse que também evita dar aos pacientes com diabetes a dose máxima, que é de 2 miligramas por semana para Ozempic (e 2,4 miligramas para Wegovy para perda de peso).

Quando perguntado sobre os efeitos colaterais das drogas, a Novo Nordisk respondeu que “os agonistas do receptor GLP-1 são uma classe bem estabelecida de medicamentos, que demonstraram segurança a longo prazo em ensaios clínicos. As reações adversas mais comuns, como acontece com todos os GLP-1 (agonistas), são gastrointestinais”.

É a droga ou a perda de peso?

Ainda assim, efeitos colaterais não gastrointestinais, como perda de cabelo, alterações de humor e características faciais encovadas, são relatados entre usuários de semaglutida na Internet. Embora esses casos sejam frequentemente conhecidos no mundo médico como “anedóticos”, que são experiências clínicas pessoais, mas nem sempre facilmente verificadas, eles podem ser muito sinceros.

Celina Horvath Myers, também conhecida como CelinaSpookyBoo, uma youtuber canadense que tomou Ozempic para diabetes tipo 2, disse que começou a ter intensos ataques de pânico e depressão após iniciar a medicação.

“Quem eu fui nas últimas semanas provavelmente foi o momento mais assustador da minha vida”, disse ela em seu canal no YouTube.

Embora a depressão e a ansiedade graves não sejam efeitos colaterais estabelecidos da medicação, algumas pessoas sofrem de anedonia ou “capacidade reduzida de prazer”, disse W. Scott Butsch, MD, MSc, diretor de medicina da obesidade no Bariatric and Metabolic Institute em Cleveland. Clínica. Mas isso pode ser uma consequência natural da falta de apetite, disse ele, já que a comida dá prazer à maioria das pessoas no momento.

Muitas outras mudanças relatadas vêm da própria perda de peso, não da medicação, disse Butsch.

“São medicamentos que alteram o sistema de regulação do peso do corpo”, disse ele. “Quando alguém perde peso, você obtém o encolhimento das células de gordura, bem como a atrofia dos músculos. Essa rápida perda de peso pode dar a impressão de que o rosto está mudando.”

Para algumas pessoas, como Mendenall, os efeitos colaterais valem a pena. Para outros, como Carew, são intoleráveis.

Carew disse que interrompeu a medicação após cerca de 7 meses e gradualmente começou a comer alimentos sólidos novamente.

“É o jeito americano, todos temos que ser magros e bonitos”, disse ela. “Mas sinto que é muito inseguro porque simplesmente não sabemos o quão seriamente nossos corpos reagirão a essas coisas a longo prazo. As pessoas veem isso como uma solução rápida, mas vem com riscos.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *