Enem 2023: confira dicas para o segundo dia de prova
www.goodnews.inf.br
Quase 4 milhões de candidatos devem comparecer ao segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil.
Os participantes terão cinco horas para resolver as questões de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia), e matemática e suas tecnologias (matemática). O número de inscrições foi 13,1% maior em relação a 2022.
Vídeo: Bancada do agro pede anulação de três questões do Enem 2023
No primeiro dia de prova, foram 9.396 locais de exame e 10.086 coordenações, nas 132.466 salas de aplicação, em 1.750 municípios, distribuídos pelas 27 unidades da Federação.
Os participantes fizeram provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. A abstenção foi de 28,1% –nível estável ao observado no ano passado (28,3%)– segundo informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Dicas
Fique atento ao relógio: a aplicação segue o horário de Brasília. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e se encerram às 18h30.
Não esqueça a documentação: só realiza o exame quem apresentar documento de identificação oficial com foto. O Inep orienta que os documentos digitais podem ser apresentados. Nesses casos, a identificação deve ser feita com e-Título, Carteira Nacional de Habilitação ou RG digitais, nos respectivos aplicativos oficiais – capturas de tela não serão aceitas. Em casos de roubo, perda ou furto, é necessário a identificação especial.
Caneta preta: a prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. A exceção é aos participantes com atendimento especializado para Transtorno do Espectro Autista (TEA), que poderão utilizar caneta em material transparente com tinta colorida, exclusivamente, nas marcações do Caderno de Questões. O Cartão-Resposta, contudo, deve ser preenchido com caneta de tinta preta.
Sem celular: não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. A orientação é que os itens devem ser guardados, desligados, no envelope porta-objetos, antes de entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do estudante no local de provas.