Especialistas alertam sobre perigos cardíacos causados pela fumaça dos incêndios florestais no Canadá
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
QUINTA-FEIRA, 8 de junho de 2023 (HealthDay News) – Enquanto uma enorme nuvem de fumaça de mais de 400 incêndios florestais no Canadá varria o sul e transformava a cidade de Nova York em uma paisagem que se assemelhava mais a Marte do que à Terra, especialistas em coração alertaram que a poluição do ar pode danificar seu coração tanto quanto danifica seus pulmões.
É óbvio que os incêndios florestais podem afetar a respiração e a saúde respiratória, mas a exposição a essa fumaça também pode causar ou piorar problemas cardíacos, disse a American Heart Association em um alerta divulgado na quarta-feira.
“A maioria das pessoas pensa em problemas respiratórios e perigos para a saúde respiratória causados pela fumaça dos incêndios florestais, mas é importante reconhecer também o impacto na saúde cardiovascular”, disse a Dra. Comilla Sasson, vice-presidente de ciência e inovação da American Heart Association e especialista em médico de medicina de emergência. “A fumaça do incêndio florestal contém muitos poluentes, incluindo partículas finas e microscópicas ligadas ao risco cardiovascular”.
Sasson recomendou que as pessoas em áreas onde a fumaça é densa ou começando a construir verifiquem o mapa de rastreamento da qualidade do ar atual da Agência de Proteção Ambiental dos EUA em airnow.gov. Você também deve se manter informado sobre quaisquer alertas especiais enviados pelo departamento de saúde local, ela sugeriu.
Reduza a exposição à fumaça de incêndios florestais ficando dentro de casa e mantendo as portas e janelas fechadas, acrescentou ela, e use filtros de ar de alta eficiência em sistemas de ar condicionado ou purificadores de ar portáteis.
Não se esforce durante esses dias cheios de fumaça e mantenha-se bem hidratado. Se sua casa não tiver ar-condicionado e estiver muito quente para ficar dentro de casa, considere ficar em outro lugar temporariamente.
Animais de estimação também podem ser afetados pela fumaça, por isso é uma boa ideia trazê-los para dentro de casa o máximo possível, acrescentou Sasson.
“Embora esses tipos de incêndios florestais e a extensão do alcance de sua fumaça nem sempre possam ser previstos, proteger você e sua família da má qualidade do ar ao longo do ano é algo a considerar”, disse Sasson. “Na declaração científica de 2020 da American Heart Association sobre a exposição à poluição do ar, observamos que uma das medidas mais eficazes é o uso de purificadores de ar portáteis, que demonstraram reduzir o material particulado interno em até 50-60%. Dado o custo inicial modesto (US$ 50-200) e os benefícios potenciais na redução dos resultados cardiopulmonares, essa medida tem um alto benefício pelo custo”.
Pesquisas anteriores demonstraram que o custo pode ser alto.
Em um estudo de 2020, os pesquisadores descobriram que a exposição à fumaça pesada durante incêndios florestais aumentava o risco de paradas cardíacas fora do hospital em até 70%. Esse risco foi elevado em homens e mulheres, entre adultos de 35 a 64 anos e em comunidades com menor nível socioeconômico.
Descobertas anteriores mostraram que a exposição à fumaça de incêndios florestais estava associada a taxas aumentadas de atendimentos de emergência por doenças cardíacas, ritmo cardíaco irregular, insuficiência cardíaca, embolia pulmonar e acidente vascular cerebral.
Essas visitas de emergência aumentaram 42% para ataques cardíacos e 22% para doenças cardíacas isquêmicas em um dia de exposição à fumaça densa de incêndio florestal. Isso foi especialmente preocupante para adultos com 65 anos ou mais, de acordo com esse estudo, publicado no Jornal da Associação Americana do Coração.
Reconhecer os sinais de um ataque cardíaco ou derrame é importante, aconselhou a AHA. Se você ou alguém com quem você está apresentando sintomas graves, ligue para o 911 imediatamente. Aprenda RCP para que você possa estar preparado.
A maioria dos americanos não é diretamente afetada pelos incêndios florestais no Canadá, mas a exposição a essa fumaça persistente pode ser extremamente prejudicial e não deve ser subestimada, disse Sasson.
“Proteja-se, esteja alerta e preparado”, disse ela.
Mais Informações
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA têm mais informações sobre os impactos na saúde de fumaça de incêndio.
FONTE: American Heart Association, comunicado à imprensa, 7 de junho de 2023