‘Espere até ver isso’: jogador do Manchester City se lembra de David James jogando na frente em 2005
O Manchester City estava em busca do futebol europeu em seu último jogo da temporada 2004/05 da Premier League e precisava vencer o Middlesbrough em casa para passar para o sétimo lugar e chegar à última vaga na Copa da UEFA.
Com o City perseguindo um gol da vitória e o placar de 1 a 1 se aproximando dos acréscimos, o técnico do City, Stuart Pearce, tomou a decisão bizarra de colocar seu goleiro, David James, na frente, substituindo Claudio Reyna pelo goleiro Nicky Weaver.
Richard Dunne estava assistindo da arquibancada para o jogo, e o irlandês explica a confusão que todos tiveram quando James subiu ao topo para as fases finais do jogo.
“Não tenho a menor ideia (do que se tratava)”, disse Dunne QuatroQuatroDois. “Eu tinha acabado de passar por uma operação, então não estava envolvido. Lembro-me de aparecer e o kitman dizer: ‘Espere até ver isso’.
“Ele puxou uma camisa de campo com ‘James 1’ nas costas e eu fiquei tipo, ‘O que está acontecendo?’ Por mais bizarro que tenha sido – e imagino que tenha sido difícil para os atacantes do banco que não entraram – ele até causou muita confusão: ganhamos um pênalti com ele lá em cima.
“Ele não era o melhor centroavante, mas era muito desajeitado.”
O City ganhou um pênalti com James jogando como atacante, embora Robbie Fowler tenha falhado de forma agonizante, acabando com suas esperanças europeias.
Dunne acabaria tendo a experiência de jogar no continente com o City, embora admita que nunca esperava cantar do Everton na virada do milênio.
“Joguei quase todas as partidas sob o comando de Walter Smith no Everton. Estava gostando, mas veio uma oferta de Wimbledon e o Everton aceitou. Fiz meu exame médico, visitei o campo de treinamento, conheci os jogadores e depois fui para casa pegar minhas coisas e voou para Londres no dia seguinte.
“Um dos diretores me encontrou em Heathrow e disse: ‘Desculpe, o negócio está cancelado; não temos dinheiro.’ Eu estava tipo, ‘Que porra eu devo fazer?’ Enquanto esperávamos o próximo voo de volta, meu agente recebeu uma ligação de Joe Royle.
“Nós resolvemos isso naquele dia. Foi estranho: pensei que estava indo para Wimbledon e um dia depois estava treinando no Manchester City.”
Mais histórias do Manchester City
Depois garantindo uma tripla histórica, Notícia de transferência do Manchester City está ganhando força antes da próxima temporada.
Jude Bellingham supostamente recusou os novos campeões europeus depois de se inspirar na carreira de Erling Haaland – no entanto Alphonso Davies pode se mudar para o Etihad Stadium. Bernardo Silva, por sua vez, é alvo da Arábia Sauditaenquanto Kyle Walker é procurado pelo Liverpool.