‘Esses caras são sérios’ – ex-jogador de Mauricio Pochettino relembra o momento em que foram apresentados a ele e sua comissão técnica
Muitos fãs de futebol não apenas ficaram surpresos quando Mauricio Pochettino se tornou técnico da Premier League em 2013, como alguns ficaram completamente indignados.
Embora poucos soubessem muito sobre o argentino, acreditava-se amplamente que o antigo gaffer do Southampton, Nigel Atkinson, estava fazendo um excelente trabalho durante sua campanha de estreia na primeira divisão. No entanto, com o clube logo acima da zona de rebaixamento em janeiro, Atkinson conseguiu a troca e o ex-técnico do Espanyol, Pochettino, entrou para substituí-lo.
Em retrospectiva, a decisão foi justificada, pois Pochettino transformou o Saints em uma equipe muito mais fluida e taticamente inteligente, antes de garantir sua reputação como um dos jovens treinadores mais empolgantes do Tottenham.
E enquanto os fãs farejavam durante aqueles primeiros dias de Southampton de Pochettino, os jogadores sabiam instantaneamente que estavam em um vencedor.
“Nós o conhecemos em um dia muito frio de inverno”, conta o ex-goleiro Kelvin Davis, um dos principais jogadores do clube na época. FFT. “Estava nevando e Nicola (Cortese) pediu a um grupo de jogadores que fosse encontrar o novo técnico em um camarote no estádio.
“Minha sensação imediata foi que ele tinha uma grande personalidade, uma grande presença. Saímos da sala depois e pensamos: ‘Esses caras são sérios’, porque não era apenas Mauricio, era seu assistente Jesus Perez, seu treinador de time principal Miguel D’Agostino e seu treinador de goleiros Toni Jimenez. Eles vêm como um pacote, quase como uma pessoa – eles são dedicados um ao outro, o que é uma força enorme.
“Eles falaram sobre a filosofia que queriam introduzir, a direção que queriam seguir. Desde o primeiro treinamento, ficou claro que eles sabiam exatamente o que estavam fazendo.”
“Já tive outros gerentes que disseram imediatamente: ‘Certo, é assim que eu trabalho’”, diz Davis. “Não foi assim – ele observou o time, depois foi construindo aos poucos a direção do elenco de forma estratégica. Você sempre sentiu que, se saísse da linha, haveria consequências, mas ele não estava procurando confronto. Ele era muito inteligente na forma como gerenciava as pessoas – ele mostrou que estava lá para nos melhorar, e rapidamente percebemos que ele estava fazendo exatamente isso.”
Pochettino deixou o Spurs em novembro de 2018 antes de levar o Paris Saint-Germain ao título da liga e da Copa da França. Agora, ele se encontra de volta à Premier League com o Chelsea. Se o que Davis diz for verdade, o Blues terá uma surpresa.
Mais histórias do Chelsea
notícias de transferência do Chelsea está começando a ganhar ritmo.
Os azuis foram ligado a Sadio Manéjuntamente com Neymar, craque do Paris Saint-Germainem uma tentativa de melhorar seu elenco, enquanto Manuel Ugarte parece estar a caminho do PSG. Kylian Mbappé pode estar em jogotambém, enquanto André Onana ainda está no radar.
Romelu Lukaku também foi cogitado para um retorno ao timeembora as despesas sejam inevitáveis.