Estudantes do ensino médio representam quase 1 em cada 5 estudantes de faculdades comunitárias
O crescimento acentuado na matrícula dupla levantou muitas questões sobre o conteúdo do curso e se os alunos estão realmente produzindo trabalhos de nível universitário. John Fink, especialista em matrícula dupla no Community College Research Center, reconheceu que a qualidade é desigual. Isso não é surpreendente quando 80% das escolas de ensino médio já oferecem esses cursos e há supervisão descentralizada entre milhares de faculdades em todo o país. Mas as faculdades que supervisionam esses cursos estão tentando melhorar a qualidade, disse Fink. (O Community College Research Center é uma unidade do Teachers College, Columbia University. O Hechinger Report também é uma organização de notícias independente com sede no Teachers College, mas as duas entidades não são afiliadas.)
Apesar das preocupações com o rigor do curso, a pesquisa aponta para melhores resultados para os alunos. Entre alunos semelhantes com notas e antecedentes familiares comparáveis, o aluno que faz uma aula de matrícula dupla tem maior probabilidade de se formar no ensino médio, se matricular na faculdade e obter um diploma universitário, descobriram muitos estudos. Em 2017, o What Works Clearinghouse, uma unidade do Departamento de Educação que revisa a pesquisa educacional, deu à inscrição dupla seu selo de aprovação com um forte nível de evidência para isso.
Em entrevistas de pesquisa qualitativa, os alunos descreveram como os cursos de matrícula dupla os ensinaram a fazer anotações ou estudar para uma prova, ajudando-os a se sentirem mais preparados para a faculdade. Grande parte do benefício pode estar em aumentar a confiança e as habilidades interpessoais de um aluno, e não necessariamente no ensino de conteúdo acadêmico, explicou An, da Universidade de Iowa.
Uma grande desvantagem da inscrição dupla é que estudantes de cor são sub-representados. Esse é um resultado irônico, visto que os defensores, incluindo a Fundação Bill e Melinda Gates, impulsionaram a expansão desses programas para ajudar a promover o ingresso e o sucesso na faculdade entre estudantes negros e hispânicos. Apenas um quinto das escolas de ensino médio conseguiu matricular alunos negros e hispânicos em turmas de matrícula dupla com taxas iguais ou superiores às dos alunos brancos, disse Fink. (A Fundação Gates está entre os muitos financiadores do Relatório Hechinger.)
Outra razão para a rápida expansão da matrícula dupla pode ser financeira. Cursos de matrícula dupla são perdedores de dinheiro para muitas faculdades comunitárias, de acordo com Fink no Community College Research Center. Isso porque as faculdades recebem uma cota com desconto por aluno para cada aluno do ensino médio que se inscrever. Cada estado financia a matrícula dupla de forma diferente, muitas vezes por meio de uma combinação dos orçamentos do estado e do distrito escolar. Às vezes as famílias também precisam contribuir, mas tende a ser bem mais barato do que um curso universitário normal.
Mas as faculdades podem transformar os programas de matrícula dupla em uma fonte modesta de dinheiro quando atendem a mais alunos, de acordo com um Análise de fevereiro de 2023 pelo Community College Research Center. Uma vez cobertos os custos fixos, cada aluno adicional significa um aumento nas receitas. Por exemplo, adicionar um professor de segundo grau adicional a um programa de treinamento de instrutor existente não é muito caro e pode abrir dezenas de vagas para alunos, cada uma gerando renda que flui para a faculdade.
A razão pela qual matrículas duplas se tornaram uma fatia tão grande das ofertas de faculdades comunitárias não é apenas porque mais alunos do ensino médio estão fazendo esses cursos, mas também porque menos alunos tradicionais querem frequentar faculdades comunitárias. Quando a pandemia atingiu em 2020, houve quedas chocantes de dois dígitos nas matrículas em faculdades comunitárias. As aulas de matrícula dupla em muitas escolas de ensino médio também foram encerradas temporariamente, mas se recuperaram drasticamente em 2022-23. Enquanto isso, os alunos tradicionais não têm retornado às faculdades comunitárias em grande número, graças a um forte mercado de trabalho. Alunos do ensino médio até compõem o maioria dos alunos em 31 faculdades comunitáriasdescobriu meu colega Jon Marcus.
Números precisos sobre exatamente quantos alunos do ensino médio estão participando de aulas de matrícula dupla são difíceis de encontrar. Os melhores dados são do National Student Clearinghouse, que recebe dados de matrículas da maioria das faculdades do país. Mas as faculdades informam apenas as idades de seus alunos e não se eles concluíram o ensino médio. As estimativas para matrículas duplas são baseadas em alunos de 17 anos ou menos e comparadas com os registros do ensino médio disponíveis para o National Student Clearinghouse. Devemos ter uma imagem mais clara no ano que vem, quando o Departamento de Educação deve divulgar um relatório mais preciso sobre os números, divididos por raça e etnia.
Esta história sobre aulas de matrícula dupla foi escrito por Jill Barshay e produzido por O Relatório Hechinger, uma organização de notícias independente sem fins lucrativos focada em desigualdade e inovação na educação. Inscreva-se para Pontos de Prova e outro Boletins Hechinger.