‘Eu não queria fazer o último estágio do meu tratamento’: Stiliyan Petrov descreve como um resfriado geral se transformou em leucemia e o deixou incapaz de sair da cama
Em 24 de março de 2012, o capitão do Stiliyan Petrov, Aston Villa, durante uma derrota por 3 a 0 para o Arsenal no Emirates Stadium na Premier League.
Aquele jogo acabou sendo a última partida profissional de sua carreira, embora ele não tenha percebido na época.
Inicialmente sentindo-se um pouco indisposto com o que pensava ser apenas um resfriado comum, Petrov desenvolveu uma febre após o jogo com o Arsenal, que logo piorou rapidamente. Os médicos logo o diagnosticaram com leucemia linfoblástica aguda apenas seis dias após o jogo.
“No começo, eu só estava com um resfriado geral. Nunca passou pela minha cabeça que poderia ser algo assim”, diz Petrov QuatroQuatroDois.
“Nunca estive doente – sempre estive tão em forma e forte. Não conseguia entender como deixei de ser alguém que sempre pressionava os outros para ser indefeso, tendo que esperar que minha esposa me ajudasse a sair da cama. Passando do diagnóstico para o tratamento para o resultado foi uma viagem do inferno.
“Tive que lutar pela minha vida. Nada o prepara para isso. Nos primeiros 14 meses, meu sistema imunológico foi destruído, então não pude conhecer pessoas – fui a lugares escuros. Não queria fazer o último fase do meu tratamento. Eu estava exausta, mental e fisicamente. Parecia que nunca iria acabar.”
Felizmente, Petrov recuperou totalmente da leucemia e, desde então, ganhou o seu distintivo de treinador profissional da UEFA e graduou-se no programa UEFA Master for International Players.
Ele também voltou ao futebol como amador menos de 18 meses após o diagnóstico inicial, jogando pelo Wychall Wanderers, time local da Sunday League Over-35s, ao lado de alguns nomes impressionantes, como ele revela ao FFT.
“Os meninos não gostaram de mim porque eu estabeleci regras: nos encontraríamos para o café da manhã e eu diria para eles não beberem na noite anterior! Tínhamos um lado formidável e grandes personagens: Maik Taylor , David Busst, Mark Bellingham – o pai de Jude. Era tudo sobre o amor pelo futebol.”
Ao lado dos ex-profissionais Emile Heskey, Gaizka Mendieta, Michael Johnson, Gareth Farrelly e Kerys Harrop, Petrov é agora diretor da jogador 4 jogador, que apóia os profissionais em transição para a aposentadoria e ajuda a aliviar o estresse que a acompanha.