“Eu sabia que valia a pena” – Yannick Bolasie ao ser contratado pelo Everton por £ 25 milhões, dez anos depois de ganhar £ 20 por jogo
Yannick Bolasie foi um dos destaques da Premier League na temporada 2015/16, virando os defensores do avesso semanalmente para o Crystal Palace.
Ainda assim, algumas sobrancelhas foram levantadas quando Everton decidiu gastar £ 25 milhões no internacional da República Democrática do Congo no verão de 2016. Para Bolasie, representou o próximo capítulo em uma carreira que o levou do futebol fora da liga para as alturas brilhantes da primeira divisão da Inglaterra. Dez anos antes da mudança, Bolasie recebeu £ 20 após sua estreia no futebol pelo Hillingdon.
“É muito dinheiro, mas eu sabia que valia a pena”, diz Bolasie QuatroQuatroDois da transferência dos Toffees, agora. “Pude ver o que fiz em campo. Tirei as pessoas do jogo. Em situações de um contra um, eu me imaginei o dia todo.
“A certa altura, o gaffer do Crystal Palace, Alan Pardew, começou a me jogar no meio porque sabia que eu poderia empatar dois marcadores, o que abriu espaço para nomes como Wilf, Jason Puncheon e Glenn Murray.
“Meu jogo não era apenas sobre gols e assistências; era também sobre as pequenas coisas que as pessoas não viam com tanta frequência. Eu conhecia meu valor para o Palace e sabia o que poderia trazer para o Everton – é por isso que eles queriam me contratar muito.”
Infelizmente para Bolasie e Everton, o ala sofreria uma ruptura devastadora do ACL contra o Manchester United em dezembro daquele ano. A lesão roubou Bolasie de muito de seu ritmo e agilidade e, em última análise, levou ao declínio de sua carreira.
Bolasie fez uma série de empréstimos na tentativa de recuperar a forma física, incluindo Aston Villa, Middlesbrough e Sporting em Portugal. Infelizmente, ele nunca recuperou a forma que fez Everton desembolsar tanto dinheiro em primeiro lugar.