Europa Conference League renovada de 2024/25: tudo o que você precisa saber sobre as mudanças que estão sendo feitas
A UEFA anunciou grandes mudanças na Europa Conference League, apenas algumas temporadas após a inauguração da competição.
Desde o início da temporada 2024/25, 36 times competirão na terceira competição de clubes da Europa, contra os 32 atuais. times.
Cada equipe jogará seis partidas, metade em casa e metade fora, com todas as seis ocorrendo em um período de dez semanas.
As oito primeiras equipes da liga se classificarão automaticamente para a fase eliminatória, enquanto as equipes que terminarem em 9º a 24º competirão em um play-off de duas mãos para garantir seu caminho para as oitavas de final da competição.
As equipes são então classificadas, dependendo de sua colocação na fase geral da liga, criando duas chaves onde as duas primeiras equipes são colocadas em lados opostos. Não deve haver empates na fase eliminatória.
Atualmente, os vencedores da Copa da Liga se classificam para a Liga da Conferência Europa da Inglaterra. No entanto, se os vencedores estiverem definidos para competir na Liga dos Campeões ou na Liga Europa, a vaga é dada ao sexto ou sétimo colocado na Premier League, dependendo de onde terminarem os vencedores da FA Cup.
Isso deve continuar a partir de 2024/25, embora haja muito mais permutas a serem consideradas. O que está confirmado, porém, é que apenas um time da Inglaterra jogará na Europa Conference League quando o novo formato for implementado.
Em teoria, em alguns anos a Premier League pode acabar com um total de sete times na Liga dos Campeões devido ao coeficiente de pontos atribuídos ao desempenho e aos vencedores da competição de clubes de elite da Europa e da Liga Europa (caso esses clubes não se classifiquem automaticamente .)
Com duas equipes inglesas garantidas na Liga Europa, uma terceira ainda pode ingressar se vencer a Liga da Conferência Europa. Portanto, há potencial, embora extremamente pequeno, de que um 11º time da Premier League possa chegar à terceira competição europeia, dependendo de todas as permutas anteriores.
Se introduzido antes da temporada 2022/23, o Leicester City, oitavo colocado, teria se classificado para a Europa Conference League.