European Games Esports Championship apresentará ‘PES’ e Rocket League
Quando crianças, todos nós costumávamos ouvir o mesmo velho discurso sobre como jogar FIFA ou PES em nosso Xbox ou PlayStation era uma perda de tempo, que não nos beneficiaria mais tarde na vida e que poderíamos fazer coisas melhores.
Bem, isso finalmente mudou, já que o esports está prestes a dar um grande passo para o mainstream neste verão. Pela primeira vez, os Jogos Europeus – que é o equivalente europeu das Olimpíadas, com todos os eventos usuais de atletismo, natação, ginástica e ciclismo – estão acontecendo ao lado de uma competição de e-sports.
Atletas de todo o continente competirão no eFootball 2023 – o que o PES rebatizou como – e na Rocket League (que é futebol com carros, se você ainda não viu) no International Congress Centre, Katowice, de 30 de junho a 2 de julho.
Organizado pelos Comitês Olímpicos Europeus, em conjunto com a Federação Global de Esports (imagine uma versão muito mais jovem do FIFA, sem corrupção), o European Games Esports Championships receberá alguns dos melhores jogadores de esports, como Yos ‘INDOMINATOR’ Sonneveld29, que é jogador profissional de eFootball do Arsenal.
“Tenho muito orgulho de representar a Holanda, de fazer parte de algo tão grande”, diz Sonneveled.
“É realmente incrível estarmos na mesma área que os melhores jogadores holandeses de todos os principais esportes. É algo que eu nunca poderia imaginar alguns anos atrás, quando os jogos eram vistos mais como um hobby. Jogar profissionalmente, e agora jogar em toda a Europa, é realmente incrível.
“Ter a chance de vencer pelo seu país, talvez ouvir seu hino e ver a bandeira hasteada, por competir no eFootball, é muito emocionante. Espero ter qualidades para vencer a competição, espero ter agudeza.”
Além de competir por seu país, Sonneveled ainda está na disputa por grandes títulos com o Arsenal nesta temporada longe dos Jogos Europeus.
“Todos nós viajamos para um hub em Barcelona para jogar”, explica ele. “Existe uma empresa de jogos lá que trabalha junto com a Konami. Voamos a cada duas semanas e passamos o fim de semana jogando, é uma experiência incrível.
“O Barcelona venceu a liga regular, com o Manchester United em segundo e nós em terceiro. Mas ainda temos eliminatórias para jogar nesta temporada, então espero que o Arsenal ainda possa terminar com um troféu este ano.
“Já representei a Holanda profissionalmente antes, em Istambul, no Campeonato Mundial, e mal posso esperar para fazê-lo novamente.”
No futebol feminino, jogadoras como Nollaig ‘Glitch8d’ O’Donnell, de 24 anos, que representa a República da Irlanda, conseguiram chamar a atenção em seus canais de streaming antes dos Jogos.
“Estou extremamente honrado por ter esta oportunidade”, diz O’Donnell. “Ser competitivo, representar seu país, conhecer todos os outros representantes da Irlanda e estar em um espaço competitivo é fantástico.
“É engraçado porque passei a maior parte da minha vida seguindo minha irmã Rebecca O’Donnell representando a Irlanda internacionalmente no caratê. Ela ganhou títulos europeus e mundiais. Então estar do outro lado agora é incrível, ela está vindo me assistir. Os jogos estão definitivamente em alta e eventos como o EGE estão ajudando a mudar tudo.”
Há também um interesse britânico significativo. Cerith Dennis, da Grã-Bretanha, ganhou uma medalha de bronze no Commonwealth Esports Championships no verão passado.
“Fazer parte de um evento multiesportivo é mais um passo para o esports como um todo”, afirmou. “Os eSports cresceram muito nos últimos anos, mas o próximo passo foi se tornar mais popular. Eventos como o Commonwealth e então estes são os próximos passos.
“Eu realmente não consigo processar isso. Isso é enorme para os esports como um todo e para mim como indivíduo.
“Foi uma loucura (pelo bronze), voltei para a faculdade no ano seguinte, em setembro, e pessoas aleatórias vinham até mim e diziam ‘parabéns pelas medalhas de bronze’. Para este evento, pretendo ficar entre os quatro primeiros, os oito primeiros, pelo menos. Espero que consigamos uma medalha.”
da Grã-Bretanha Emma ‘Emzii’ Roseque ganhou o ouro no Commonwealth Esports Championships na categoria feminina de eFootball, também almeja a glória.
“Sou medalhista de ouro da Commonwealth e agora represento a equipe GB nos Jogos Europeus. Não sei, a vida pode melhorar? Pode, eu posso ganhar!” ela disse.
“Minha vida inteira mudou completamente desde um ano atrás e é fenomenal. Tem sido um passeio e tanto.
Rose é uma mulher trans e agradece o apoio que recebeu da comunidade de jogos e da Federação Global de Esports.
“Sendo um competidor, todos que conheci no lado profissional das coisas, todos nós apenas queremos que o outro se saia bem. Não existe, ‘Oh, nós não queremos que você se dê bem porque você nasceu homem, você não é mulher’. Todos nos apoiamos. Todos nós protegemos uns aos outros. As oportunidades que tive por trás dos jogos são insanas e sei que muitas outras garotas estão em uma posição semelhante à minha.
“Acho que posso ser um modelo em termos de alguém que está sendo assumidamente ele mesmo e defendendo aquilo em que acredita. Sinceramente, não posso agradecer o suficiente ao GEF e aos eSports britânicos e a todos que conheci em minha jornada por me aceitar por mim e me deixar ir e fazer o que eu quero fazer.
“É por isso que ainda estou aqui, porque ainda estou competindo, para mostrar a mais pessoas e mostrar a mais meninas e mais comunidades LGBTQ e sub-representadas que elas são bem-vindas nos jogos. Jogar é para todos.”
O presidente do Comitê Olímpico Europeu (EOC), Spyros Capralos, também claramente comprou o evento, destacando as oportunidades que o esports oferece.
“O Campeonato de Esports é uma adição extraordinária à programação dos Jogos Europeus”, disse ele. “Ele ressalta a visão progressiva da diversidade e inclusão do mundo dos esportes, destacando o terreno comum que eles compartilham em termos de dedicação, estratégia e busca pela excelência.
“Estamos muito satisfeitos em colaborar com a Federação Global de Esports na primeira de muitas iniciativas planejadas.”
Você pode acompanhar toda a ação no Canal do YouTube das Federações Globais de Esports.