Exercício e psoríase: quebre esses maus hábitos
Antes de vestir aquelas perneiras ou estender seu colchonete em uma aula de ioga quente, considere o seguinte: os mesmos exercícios que mantêm seu peso sob controle, protegem contra diabetes tipo 2 e reduzem o risco de ataque cardíaco e derrame – todos problemas de saúde que andam de mãos dadas com a psoríase – podem piorar a condição da sua pele.
Aqui estão sete hábitos de exercício a serem evitados se você for um dos 7,5 milhões de adultos americanos que vivem com psoríase.
Escolher o treino errado:Quando você tem psoríase, nem todos os exercícios são criados iguais.
O alto calor e a umidade fora do normal em uma aula de ioga quente podem desencadear um surto. O cloro em uma piscina pode fazer com que a pele fique seca e com coceira. A fricção de sentar em um assento de bicicleta ou segurar uma barra de balé também pode irritar a pele, diz Rosalyn George MD, fundadora do Wilmington Dermatology Center.
Mas isso não significa que você tenha um passe livre para relaxar.
“O exercício é muito importante porque reduz o estresse e a inflamação que podem piorar a psoríase”, diz George. “Antes de descartar um exercício específico, encontre algo de que goste e tente algumas vezes para ver se é um exercício que sua psoríase pode tolerar.”
Vestindo tecidos sintéticos: Poliéster e psoríase não combinam. Tecidos sintéticos retêm o suor e podem piorar a psoríase. Em vez disso, escolha tecidos que absorvem a umidade, diz Ross Radusky MD, dermatologista do Dermatology Treatment and Research Center.
“Se você suar, as placas de psoríase ficarão mais desconfortáveis”, diz ele. “Vai impedir que você se exercite ao máximo.”
Usar roupas apertadas: Suas leggings favoritas e tanques ajustados podem esfregar contra as lesões e piorá-las. O atrito de roupas apertadas também pode causar novas lesões, diz George.
Moletons e camisetas oversized oferecem espaço extra para a sua pele respirar, mas não atrapalham seus movimentos.
Vestir-se para impressionar: Pode ser difícil aparecer em um grupo de corrida com moletons e mangas compridas quando todos os outros corredores estão vestidos com shorts esportivos e sutiãs esportivos ou regatas. Mas, quando se trata de roupas de ginástica, George diz que o conforto é rei.
“Você pode querer uma cobertura mais completa para não derramar pele e se sentir desconfortável, (mas) se você não se importa com o fato de ter uma placa no cotovelo, use uma camisa de manga curta”, diz ela. “Você deve usar o que te deixa confortável.”
Usando equipamentos sujos: Não pegue pesos ou suba na esteira até limpá-los. Um estudo encontrou 25 bactérias diferentes, incluindo salmonela e estafilococo, em equipamentos de ginástica.
Como a psoríase ativa aumenta o risco de infecção, é essencial limpar o equipamento de ginástica antes de iniciar o treino.
Pular protetor solar: Exercícios ao ar livre são ótimos, mas queimaduras solares pioram a psoríase. Certifique-se de passar protetor solar antes de sair.
Radusky sugere que você aplique uma onça inteira de FPS 30 ou superior em toda a pele exposta, incluindo placas de psoríase, antes de sair de casa. Tecidos de desempenho com proteção SPF também podem ajudar, diz ele.
Tomar banho quente: Um banho quente após um treino intenso pode ser bom, mas quanto mais alta a temperatura da água, maiores as chances de secar a pele. Também pode causar inflamação que aumenta o fator de coceira.
“As placas já estão muito secas”, diz Radusky. “A água quente retira ainda mais umidade. Uma temperatura moderada do chuveiro é melhor.”
Após o banho não tão quente, diz ele, aplique um hidratante leve e sem fragrância que lubrificará a pele e reduzirá a dor, a queimação e a coceira que acompanham as placas de psoríase.