Existem benefícios para o TDAH na infância?
Jami Demuth é mãe de três filhos adolescentes, todos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Sua estratégia parental? Ela os encoraja a encontrar maneiras de usar seus sintomas de TDAH a seu favor.
“Eu digo aos meus filhos o tempo todo, (TDAH) é o seu maior superpoder”, diz Demuth. “E eu acredito nisso 100%. Sim, existem alguns desafios que vêm junto com ele. … Mas, no geral, ser uma superpotência certamente supera esses desafios.
Isso pode não ser o caso para todas as crianças. E é sempre importante controlar os sintomas do TDAH. Mas, muitas vezes, reconhecer traços positivos e ajudar seu filho a se concentrar neles pode aumentar a confiança e ensiná-los a superar obstáculos.
O TDAH geralmente se manifesta de três formas principais: desatenção; hiperatividade e/ou impulsividade; ou uma combinação desses sintomas.
Certamente há desvantagens em ter excesso de energia ou ser facilmente distraído. Mas algumas crianças podem se beneficiar de comportamentos de TDAH como:
Flexibilidade. As pessoas com TDAH tendem a pensar em várias opções ao mesmo tempo. Às vezes, isso significa que é menos provável que eles se decidam por uma escolha. Eles podem estar abertos a diferentes ideias e outras formas de fazer as coisas.
Adaptabilidade e resiliência. Por causa de seus sintomas, as crianças com TDAH geralmente precisam descobrir maneiras de se adaptar a seus ambientes. Isso os ensina habilidades de enfrentamento e os ajuda a se recuperar dos desafios.
Criatividade. Crianças com TDAH tendem a ser extra-imaginativas. Então, eles podem sonhar acordados ou se desviar. Mas eles também podem perceber o que a maioria dos outros não percebe. Essa criatividade pode ajudá-los a ter novas ideias e resolver problemas.
Energia. Quando as crianças com TDAH ficam motivadas com alguma coisa, elas podem concentrar muita energia nisso. Eles são levados a ter sucesso em coisas que consideram especialmente interessantes. Na verdade, pode ser difícil distraí-los de sua atividade favorita.
Entusiasmo. Crianças com TDAH geralmente têm grandes personalidades e raramente são entediantes. Esse comportamento animado pode torná-los populares entre seus colegas.
O TDAH afeta cada um dos filhos de Demuth de maneira diferente. Por exemplo, ela acha que o entusiasmo e a energia do filho do meio aumentam sua autoconfiança. Essas qualidades o ajudaram a fazer amigos e a ter sucesso social na escola.
Todos os três filhos, diz ela, são bons em criar conexões inteligentes e apresentar ideias originais.
“Eles são pensadores fora da caixa”, diz ela.
Cada criança com TDAH tem um conjunto diferente de sintomas. E esses sintomas podem variar de leve a intenso. Essa é uma das razões pelas quais é importante tratar todos os tipos de TDAH.
“Se os impactos negativos do comportamento superam em muito os positivos, então você nunca verá os aspectos positivos”, diz Max Wiznitzer, MD, neurologista pediátrico do Rainbow Babies and Children’s Hospital em Cleveland, OH.
Mas é importante enfatizar o bom comportamento sempre que possível, diz ele.
“Se eles desenvolverem bons hábitos, seu TDAH não os afetará negativamente da mesma maneira como se tivessem apenas maus hábitos”, diz Wiznitzer, que também é copresidente do conselho consultivo profissional de Crianças e Adultos com Atenção. Transtorno de Déficit/Hiperatividade (CHADD).
Como os pais podem ajudar seus filhos a usar seus sintomas de TDAH para sempre? Primeiro, certifique-se de se concentrar no que seus filhos pode fazer, ao invés do que eles não podem.
Como pai, é fácil prestar mais atenção ao que os filhos fazem de errado, diz Demuth. Mas como as crianças com TDAH recebem tantas mensagens negativas sobre sua condição, é importante que os pais as encorajem.
“Eu acho que você realmente precisa se controlar. Não comece com algo negativo, como o quarto bagunçado”, diz ela. “Destaque aqueles momentos em que você os pega fazendo o bem.”
Wiznitzer sugere que os pais façam uma lista dos pontos fortes específicos de seus filhos e identifiquem quais deles estão relacionados ao TDAH. Isso ajudará você a entender quais características seu filho pode usar para ajudá-lo a ter sucesso.
Os pais também podem incentivar o bom comportamento com:
Um sistema de recompensa. Recompense seu filho quando ele fizer algo certo. Dependendo do seu filho e do que ele conseguir, a recompensa pode ser qualquer coisa, desde uma estrela em um gráfico de comportamento até dinheiro vivo.
Limites de comportamento. Algumas crianças com TDAH podem ser populares entre os colegas por causa de suas personalidades enérgicas. Mas em excesso, isso pode levar a um comportamento de “palhaço da turma” ou afastar os outros. Os pais devem encorajar a personalidade vibrante de seus filhos, certificando-se de que eles entendam quando recuar, como quando estão na sala de aula.
Foco no feedback. Os pais nem sempre estão cientes de como seus filhos estão lidando fora de casa. Se eles pararem de ser convidados para reuniões de amigos ou você começar a receber ligações de professores, o comportamento deles pode estar passando dos limites. Pode ser hora de intensificar o tratamento ou conversar com eles sobre limites. Mas se receberem elogios por seu comportamento, provavelmente estão gerenciando bem seus sintomas. Incentive-os a manter o bom trabalho.
Com qualquer uma dessas estratégias, diz Wiznitzer, siga as três regras básicas para criar filhos com TDAH: “estrutura, rotina e consistência”.