Fast X Review: uma extravagância de ação insana
A franquia Velozes e Furiosos continua com X rápido, um filme de ação que conta com o retorno de Dominic Toretto (Vin Diesel). No décimo filme da série principal, Dom deve proteger sua família de Dante Reyes (Jason Momoa), filho do vilão Hernan Reyes de Fast Five. A cena inicial nos remete a um momento icônico da história de Velozes e Furiosos em 2011, com Dom e Brian O’Conner (Paul Walker) arrastando um cofre pelas ruas do Rio de Janeiro. Desta vez, nós os vemos através dos olhos de Dante, que busca vingança em uma extravagância de ação absurda de 141 minutos.
Fast X é inacreditável. Esses filmes ganharam notoriedade nos últimos anos pela transição de uma série sobre carros e corridas de rua para uma série de ação no estilo Missão: Impossível com física que faria Sir Isaac Newton rolar em seu túmulo. Se você pensou que F9: The Fast Saga pulou no tubarão ao enviar Roman (Tyrese Gibson) e Tej (Ludacris) para um carro que é lançado em órbita, prepare-se para este. Este filme marca o início do final de Velozes e Furiosos, e está saindo em grande estilo com uma sinfonia apropriadamente absurda de explosões, destruição e família.
Pense na ideia mais maluca possível para uma sequência de ação. Em seguida, duplique. É isso que você obtém com esses filmes, que abraçaram sua estupidez e agora se divertem com ela. A maioria das franquias atingiria o pico com um personagem flexionando o bíceps com tanta força que o gesso do braço cairia (consulte Furioso 7 para mais). No entanto, Velozes e Furiosos dobra sua tolice, e como você responde a isso depende inteiramente de quanto você está disposto a suspender sua descrença. Se você assiste a um filme desta série com o cérebro ligado, está fazendo tudo errado.
Você compra um ingresso para o Fast X para a ação e, cara, este filme oferece. Louis Leterrier (O Incrível Hulk, Now You See Me) assumiu a cadeira de diretor depois que o veterano da franquia Justin Lin deixou o projeto para evitar trabalhar com Diesel novamente. Deixando de lado o drama dos bastidores, Leterrier traz muita energia para os cenários, servindo como um ajuste digno para a franquia. Ele mostra suas habilidades durante uma grande sequência de ação com uma grande e graciosa bola de fogo caindo pelas ruas de Roma enquanto nossos heróis devem persegui-la antes que ela exploda. Esta sequência é repleta de partes móveis, incluindo uma emocionante perseguição de motocicleta entre Dante e Letty (Michelle Rodriguez), e é uma explosão.
De alguma forma, também levou três filmes para esta série finalmente fazer uso das habilidades de ação de Charlize Theron. Ela interpreta Cipher desde The Fate of the Furious, mas agora finalmente consegue sua chance de arrasar. Ela compartilha uma divertida cena de luta com Letty. Completo com Diesel, Theron, Rodriguez, Momoa, John Cena, e Jason Statham, Fast X oferece um dos melhores conjuntos de ação do ano. Assim como os filmes recentes de Velozes e Furiosos, este filme oferece uma ação ridícula que lembra um desenho animado do Looney Tunes. O destaque é uma sequência com a equipe lutando ao lado de Shaw porque Statham torna qualquer filme melhor.
Este também é talvez o mais pesado dos filmes Fast. O diálogo piegas pode ser ridículo, pois Diesel tenta o seu melhor para apresentar uma performance séria que acaba se tornando cômica. Momoa se destaca como o vilão do filme, que sabe de sua natureza maligna e a abraça. Ele está mastigando o cenário e se divertindo muito como esse vilão exagerado, às vezes servindo de porta-voz para o público. O filme também apresenta novos personagens interpretados por Brie Larson, Daniela Melchior, Alan Ritchson e Rita Moreno, que são todos acréscimos bem-vindos à família, mesmo que sua presença leve a um filme bastante exagerado. O resto dos personagens são como você esperaria – Roman é um falastrão, Tej o contesta, Ramsey (Nathalie Emmanuel) é divertido, yada yada yada.
O filme também é old school, com uma cena em que Dom compete com Dante em uma corrida de rua que parece saída dos filmes mais antigos. Dá uma guinada inesperada, mas funciona bem. Os problemas do filme são como o segundo ato é arrastado por sua superabundância de personagens e subtramas. Embora nunca seja um filme chato, há muitas peças em movimento. Este filme é implausível e confuso, e tem prazer culpado escrito por toda parte. Às vezes pode parecer que está reutilizando arcos de personagem, com Aimes (Ritchson) servindo como o novo Hobbs (agente rastreando Dom) e Jakob como o novo Shaw (vilão reformado protegendo o filho de Dom).
Fast X ainda tem a audácia de terminar em um momento de angústia, explodindo sua mente com vários momentos ultrajantes e preparando você para voltar aos cinemas para Velozes e Furiosos 11. ridículo esse filme é. No entanto, os amantes da diversão terão o sorriso mais idiota em seus rostos enquanto Dom realiza atos calculados de perfeição de ação e sai sem um arranhão. Velozes e Furiosos é uma franquia que não sabia quando parar e estacionar, mas o público agora pode colher os benefícios desfrutando deste sucesso de bilheteria sem sentido com um saco amanteigado de pipoca.
PONTUAÇÃO: 7/10
Como explica a política de revisão da ComingSoon, uma pontuação de 7 equivale a “Bom”. Uma peça de entretenimento de sucesso que vale a pena conferir, mas pode não agradar a todos.
Divulgação: ComingSoon participou de uma exibição de imprensa para o nosso X rápido análise.