FDA adverte sobre tinta de tatuagem ligada a infecções perigosas
16 de junho de 2023 – O projeto de orientação da FDA divulgado esta semana sobre possível contaminação de tinta de tatuagem não dizia respeito a Whitney Donohue, 34, proprietária da Forget Me Not Tattoo em Billings, MT.
“Recebo nossa tinta diretamente do fabricante – não em uma loja, na Amazon ou no eBay”, disse ela. “Você nunca sabe se vai ser reembalado.”
Os próprios tatuadores, disse ela, regulam a qualidade da tinta que usam.
Ainda assim, a ameaça é real, disse Bruce Brod, MD, professor clínico de dermatologia no Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia. “Eu já vi várias infecções diferentes de tatuagens, e elas são de organismos que tendem a contaminar as coisas em ambientes úmidos e líquidos.”
A FDA divulgou o novo rascunho orientação Segunda-feira com o objetivo de reduzir o uso de tinta de tatuagem contaminada com patógenos, que pode causar infecções persistentes que são especialmente difíceis de tratar, disseram dermatologistas.
“A tatuagem envolve perfurar a epiderme cerca de 100 vezes por segundo com agulhas e depositar tinta 1,5 a 2 milímetros abaixo da superfície da pele, profundamente na derme”, afirma a orientação. “A tinta de tatuagem contaminada pode causar infecções e ferimentos graves. Como essas tintas são injetadas, patógenos ou outras substâncias nocivas nessas tintas podem viajar do local da injeção através do sangue e dos sistemas linfáticos para outras partes do corpo.”
A orientação vem à medida que a arte corporal continua a se tornar mais popular. De acordo com um 2019 enquete, 30% dos americanos tinham pelo menos uma tatuagem – acima dos 21% em 2012. Quarenta por cento das pessoas de 18 a 34 anos e 36% das idades de 35 a 54 anos tinham pelo menos uma tatuagem. E embora sejam comuns, as tatuagens trazem riscos médicos que devem ser conhecidos de antemão, disseram os médicos.
Os sintomas comumente relatados de infecções associadas à tinta de tatuagem incluem erupções cutâneas, bolhas, nódulos dolorosos e abscessos graves. Uma das bactérias mais comuns encontradas em tinta de tatuagem contaminada é micobactérias não tuberculosas (NTM)que está relacionada à bactéria causadora da tuberculose e pode ser encontrada no solo e na água.
A orientação lista várias condições de fabricação insalubres que podem levar à contaminação da tinta, incluindo:
- Preparar ou embalar tintas de tatuagem em instalações difíceis de higienizar, como áreas acarpetadas
- Tinta ou componentes de tinta deixados descobertos, especialmente perto de dutos de ar abertos
- Mistura insalubre de tintas de tatuagem, inclusive com utensílios ou recipientes impuros
- Falta de traje adequado por parte da equipe, falha no uso de redes de cabelo, jalecos, aventais, batas, máscaras ou luvas
“As infecções geralmente se espalham pelos canais de drenagem da pele e criam linhas onduladas e irregulares de grandes nódulos vermelhos e irregulares”, disse Brod.
Entre 2003 e 2023, houve 18 recalls de tintas de tatuagem contaminadas com vários microorganismos, de acordo com o FDA. Em maio de 2019, o FDA emitiu um alerta de segurança aconselhar consumidores, tatuadores e varejistas a evitar o uso ou a venda de certas tintas de tatuagem contaminadas com microorganismos.
Fabricantes de tinta respeitáveis usam um processo chamado radiação gamaque se refere à radiação eletromagnética de altas frequências para matar microorganismos na tinta e em sua embalagem.
A maioria dos fabricantes de tinta confiáveis e de alta qualidade são bem conhecidos entre os tatuadores, disse Donohue.
Embora ela tenha visto clientes com pele sensível terem reações alérgicas, ela não viu ninguém voltar com uma infecção em seus 9 anos trabalhando na indústria de tatuagens.
Como a tinta para tatuagem é considerada um produto cosmético, não há muita supervisão regulatória envolvida, o que significa que a esterilidade e a qualidade dos ingredientes variam, disse Teo Soleymani, MD, professor clínico assistente de dermatologia e cirurgia dermatológica na Escola de Medicina David Geffen da UCLA. .
“Cosmecêuticos não são regulamentados pelo FDA como medicamentos prescritos”, disse ele. “O que temos visto muitas vezes é contaminação inadvertida durante o processo de aplicação ou contaminação enquanto as tintas estão sendo feitas.”
Nos últimos anos, as agulhas sujas que espalhavam hepatite e HIV eram mais preocupantes, mas essas taxas caíram significativamente, disse Soleymani.
As infecções que aumentaram são de bactérias raras que existem em água estagnada. E eles são injetados em uma parte do corpo que lhes permite escapar do sistema imunológico, disse ele: raso o suficiente para que não haja muitos vasos sanguíneos associados, mas ainda não abaixo da camada de pele que se descama a cada 28 dias.
Às vezes, os antibióticos sozinhos não resolvem, e a tatuagem exigirá remoção cirúrgica.
“A estética que você estava procurando não só deve ser removida, mas você fica com uma cicatriz cirúrgica”, disse Soleymani. “Tatuagens podem ser lindas, mas podem trazer visitas indesejadas que podem causar meses de sofrimento.”