FDA aprova primeira pílula anticoncepcional de venda livre
Esta é uma história em desenvolvimento. Fique atento para a reação à decisão de hoje da FDA.
13 de julho de 2023 – A FDA aprovou hoje a primeira pílula anticoncepcional para mulheres que não requer receita médica. Espera-se que o produto, OPill, esteja disponível no início do próximo ano.
O Opill de venda livre é a mesma pílula anticoncepcional norgestrel que está disponível por prescrição há 50 anos. Mas, pela primeira vez, as mulheres poderão comprar o anticoncepcional em uma farmácia local ou outro local de varejo sem precisar consultar um médico primeiro.
A fabricante Perrigo Company, com sede na Irlanda, ainda não anunciou quanto custará a pílula. O preço pode ter implicações sobre a ampla disponibilidade dessa forma de controle de natalidade. Pode ser até 93% eficaz na prevenção da gravidez. A Perrigo diz que planeja disponibilizar a pílula a um custo baixo ou gratuito para algumas mulheres.
A aprovação segue um
votação unânime
entre 17 especialistas em um comitê consultivo da FDA em 10 de maio. O painel recomendou que o produto fosse disponibilizado sem receita, afirmando que oferece mais benefícios potenciais do que danos.