FDA aprova primeira pílula para tratar doença de Crohn moderada a grave
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
SEXTA-FEIRA, 19 de maio de 2023 (HealthDay News) – Pacientes com doença de Crohn têm uma nova opção de tratamento, após a aprovação da Food and Drug Administration dos EUA de uma pílula chamada Rinvoq (upadacitinib).
Rinvoq destina-se ao tratamento de adultos com doença de Crohn moderada a gravemente ativa que não tiveram sucesso com bloqueadores do TNF (fator de necrose tumoral). A pílula diária é o primeiro tratamento oral para esse grupo de pacientes.
A doença de Crohn é uma doença inflamatória intestinal crônica. Causa inflamação em qualquer parte do trato digestivo, geralmente afetando o intestino delgado e o início do intestino grosso. Os sintomas mais comuns incluem diarréia, cólicas, dor de estômago e perda de peso.
O medicamento foi aprovado anteriormente para várias outras condições, incluindo eczema, artrite reumatóide, artrite psoriática e colite ulcerativa, de acordo com o site da empresa farmacêutica AbbVie.
Os pesquisadores avaliaram sua segurança e eficácia em dois ensaios randomizados em 857 pacientes com a doença. Os participantes receberam 45 mg de Rinvoq ou um placebo diariamente durante 12 semanas.
Mais pacientes tratados com a medicação obtiveram remissão do que aqueles tratados com placebo, disse o FDA em um comunicado à imprensa. Além disso, mais pessoas tratadas com a medicação tiveram melhora da inflamação intestinal, que foi avaliada com colonoscopia.
A FDA também avaliou o Rinvoq como um tratamento de manutenção, avaliando 343 pacientes que responderam às 12 semanas de medicação. Este grupo recebeu 15 mg ou 30 mg uma vez ao dia ou um placebo por um ano. Mais daqueles no tratamento de manutenção alcançaram a remissão e reduziram a inflamação intestinal do que aqueles no placebo.
Os efeitos colaterais da medicação foram infecções do trato respiratório superior, anemia, febre, acne, herpes zoster e dor de cabeça.
O medicamento não é recomendado para uso com outros inibidores da Janus quinase (JAK), terapias biológicas para a doença de Crohn ou com imunossupressores fortes, incluindo azatioprina e ciclosporina.
Entre os riscos estão infecções graves, morte, câncer, eventos cardiovasculares adversos importantes e trombose (coágulo sanguíneo).
Os doentes devem tomar 45 mg de Rinvoq uma vez por dia durante 12 semanas e depois iniciar uma dose de manutenção de 15 mg. Uma dose de manutenção maior de 30 mg pode ser considerada para pacientes com doença de Crohn refratária, grave ou extensa, de acordo com o FDA.
Mais Informações
Os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA têm mais informações sobre a doença de Crohn.
FONTE: US Food and Drug Administration, comunicado à imprensa, 18 de maio de 2023