FDA finaliza limite de quanto arsênico pode haver no suco de maçã
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
QUARTA-FEIRA, 7 de junho de 2023 (HealthDay News) — Os reguladores federais finalizaram novas orientações sobre a quantidade de arsênico inorgânico que pode estar presente no suco de maçã, em um esforço para limitar a exposição de bebês e crianças pequenas a esse contaminante ambiental.
Qual é o novo limite? 10 partes por bilhão, um número proposto pela primeira vez em 2013.
“Estamos finalizando um nível de ação de 10 ppb porque consideramos esse nível alcançável com o uso de boas práticas de fabricação”, acrescentou o FDA em comunicado à imprensa anunciando a orientação.
Embora o limite não seja um requisito para os fabricantes, a agência disse que espera que a diretriz sirva de incentivo. Enquanto algumas amostras de suco de maçã testaram em 3 ppb e 5 ppb, outras estão acima de 10 ppb.
Também é possível que as diretrizes sejam reduzidas com o tempo.
“Como os níveis mais baixos de arsênico protegem mais a saúde pública, esperamos revisitar esse nível de ação como parte do plano de ação Closer to Zero do FDA”, observou o FDA.
Muitos fabricantes já atendem ao nível de 10 ppb, CNN relatou, citando Relatórios do consumidor e seu teste de sucos de frutas de 2018.
“Todos, exceto um dos sucos nos testes de CR, tinham níveis de arsênico inorgânico abaixo do limite de 10 ppb do FDA, e 58% tinham níveis abaixo do limite recomendado de CR de 3 ppb”, Relatórios do consumidor disse em comunicado ao CNN.
Brian Ronholm, diretor de política alimentar da Relatórios do consumidordisse que o limite deveria ser de 3 ppb e não apenas para suco de maçã.
Ainda assim, Ronholm apóia os limites estabelecidos pela FDA, CNN relatado.
“É encorajador que a FDA tenha recentemente renovado o foco na abordagem de produtos químicos alimentares e metais pesados”, disse ele. “Esperamos que o FDA continue a se concentrar nessas questões e monitorar e tomar medidas se encontrar níveis preocupantes de arsênico inorgânico no suco de maçã”.
Enquanto o arsênico orgânico aparece em peixes e mariscos e não é prejudicial à saúde humana, o arsênico inorgânico está no solo, sedimentos e águas subterrâneas. Esses compostos foram usados para fabricação de tintas e controle de pragas e não são benignos, CNN relatado.
Mais Informações
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA têm mais informações sobre o arsênico.
FONTE: Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, comunicado à imprensa, 1º de junho de 2023; CNN