Filmes e programas de TV essenciais de James Gunn para assistir antes de Guardiões da Galáxia 3
Com Guardiões da Galáxia Vol. 3 marcando o fim de uma era para o diretor, é um bom momento para relembrar alguns dos melhores James Gunn filmes, shows e projetos em geral. Vamos mergulhar em algumas das diversas, emocionantes e distintas produções de Gunn ao longo dos anos.
Slither
A estreia de Gunn na direção é a comédia de terror Slither, que certamente prepara o cenário para o tipo de conceitos e comédias heterodoxos que ele adoraria criar. A ideia de lesmas alienígenas invadindo uma cidade está repleta de potencial para imagens perturbadoras e comédia negra, que Gunn tem de sobra.
Os efeitos práticos ajudam muito a fazer com que os residentes possuídos por alienígenas pareçam absolutamente desagradáveis, vendendo a ameaça da invasão e, às vezes, sendo cômicos. Todo o elenco aposta no tom chocante, acrescentando uma sinceridade deliciosa a essa invasão ridícula. Gunn combina magistralmente risos com caretas em Slither, que se destaca como uma estreia na direção bastante impressionante.
É especialmente interessante assistir Slither agora, pois você pode ver muitos colaboradores frequentes de Gunn interpretando esses personagens exagerados. Nathan Fillion, Michael Rooker e Gregg Henry estrelam o filme e se destacam em tornar seus personagens totalmente simpáticos ou hilariantemente desagradáveis - ambos funcionam perfeitamente bem com a narrativa.
A Série Guardiões da Galáxia
Em retrospecto, é uma loucura pensar que tantas pessoas duvidaram dos primeiros Guardiões da Galáxia. Aqui estamos quase 10 anos depois – a trilogia (mais o Holiday Special e as aparições da equipe em outros filmes) continua sendo um dos melhores do Universo Cinematográfico da Marvel. Muito disso se resume a Gunn.
A equipe desorganizada de viajantes espaciais estrelou alguns dos melhores filmes da Marvel Studios – cada um deles repleto do sabor único de James Gunn. O excelente gosto musical de Star-Lord, o humor excêntrico e a maneira como a série de filmes abraça de todo o coração as partes mais estranhas do lado cósmico da Marvel o destacam entre outros filmes de super-heróis.
Dito isto, é o coração sincero e pulsante no centro da série Guardiões da Galáxia que a torna verdadeiramente especial. Cada membro da equipe é desenvolvido e único, tornando-os fáceis de torcer. Se Guardiões da Galáxia Vol. 3 fura a aterrissagem, poderia ser a subsérie mais consistente do MCU, além de uma grande trilogia de filmes em geral. Eles são definitivamente os filmes de James Gunn mais conhecidos, algo de que ele pode se orgulhar.
Scooby-Doo
Gunn apenas escreveu Scooby-Doo, já que foi dirigido por Raja Gosnell. Dito isto, os dois juntos fizeram um filme muito divertido do Scooby-Doo. Você pode ver vislumbres do filme mais PG-13 que os dois queriam fazer, mas mesmo em sua forma PG diluída, o filme é cheio de charme.
Gosnell e Gunn entendem o apelo por trás de Scooby-Doo, retratando a tripulação da Mystery Inc. como versões mais modernas e quase meta de si mesmos, sem nunca se sentirem muito cínicos ou sarcásticos. Tornar Scrappy-Doo o vilão após anos de difamação dos fãs em relação ao personagem foi uma escolha inspirada que quase parece à frente de seu tempo, e muito do humor ao longo do filme envelheceu especialmente bem nesta era de comédia surreal alimentada por memes.
O CGI é definitivamente difícil agora – compreensivelmente, já que o filme foi lançado há 21 anos – e eu adoraria ver a versão não filtrada de Gosnell e Gunn do desenho animado de Hanna-Barbera, mas, independentemente disso, a versão de Scooby-Doo que obtivemos ainda é divertido revisitar.
Pacificador
Você também pode ter o filme de 2021 de Gunn, The Suicide Squad, neste slot, mas, como Peacemaker é uma excelente série derivada do filme que segue o melhor personagem do filme, é mais adequado. John Cena é perfeito como o maníaco homicida hilário e chauvinista, destilando o personagem com uma espécie de apelo bobo que o impede de se tornar desagradável.
A dupla de Peacemaker e Vigilante – que é interpretada com incrível entusiasmo psicótico por Freddie Stroma – é imbatível. Todo o elenco de apoio é ótimo, criando uma série dirigida por um conjunto que se destaca como o melhor produto do Universo DC anterior. Não houve um episódio que eu não risse, mas ao mesmo tempo, o lado mais sério também nunca decepcionou. Esteja Peacemaker lutando contra seu pai supremacista branco ou flertando terrivelmente com alguém, você sempre quer vê-lo ter sucesso.
De tudo nesta lista, o Peacemaker pode ter a quantidade mais não filtrada de Gunn em seu DNA. É bizarro, hilário e, às vezes, extremamente sincero. Quero dizer, Peacemaker até apresenta uma forma de vida alienígena que controla as pessoas por dentro – como Slither e como Starro em The Suicide Squad. Olhando para trás, parece que Gunn é um fã do controle da mente alienígena.
Pirulito motosserra
Para aqueles que não jogam muitos videogames, Lollipop Chainsaw foi um esforço colaborativo entre James Gunn e o visionário designer de videogames Goichi Suda – mais conhecido como Suda51. É um jogo verdadeiramente único que tem jogadores correndo matando zumbis como uma líder de torcida empunhando uma serra elétrica que é acompanhada pela cabeça decapitada de seu namorado. É tão louco quanto parece, mas como todos os projetos de Suda51 e Gunn, é tão distinto e charmoso que em grande parte mantém o patamar.
Lollipop Chainsaw até desempenhou um papel na criação de The Suicide Squad, como Gunn usaria o jogocontraste entre imagens fofinhas e sangrentas na cena “Harley-vision” do filme. O jogo está recebendo um remake no futuro, embora nem Gunn nem Suda estejam envolvidos.