Finalistas Sub-21 da Inglaterra em 2009 – onde estão os jogadores daquele time do Young Lions agora?
Os Sub-21 da Inglaterra chegaram à final do Campeonato Europeu Sub-21 pela primeira vez em 14 anos, onde enfrentarão a Espanha por uma chance de glória no torneio juvenil.
O técnico Lee Carsley espera que o resultado seja mais parecido com a final de 1984 – a última vez que a Inglaterra venceu o torneio. Em 2009, uma seleção da Alemanha, com jogadores como Manuel Neuer, Mesut Ozil, Mats Hummels, Sami Khedira e Jerome Boateng, derrotou a Inglaterra por 4 a 0 na final em Malmo.
Mas onde estão os integrantes daquela seleção inglesa sub-21 que chegou à final em 2009 agora? QuatroQuatroDois deu uma olhada…
GK: Scott Loach
O goleiro da Inglaterra na final contra a Alemanha foi Scott Loach, que ainda é jogador profissional de futebol no Derby County. O jogador de 35 anos teve uma carreira frutífera abaixo da Premier League, fazendo mais de 500 aparições na carreira em seu tempo como profissional.
Seu melhor período foi em Watford no campeonato, onde começou a maioria dos jogos como gol pelo Hornets entre 2008 e 2012. Mais recentemente, Loach jogou por Chesterfield, Barnet e Hartlepool na Liga Nacional, mas ganhou uma mudança para Derby no início da campanha 2022/23.
Embora não tenha feito uma única aparição pelo Rams na última temporada, Loach permanece no Pride Park para a temporada 2023/24.
RB: Martin Cranie
Cranie se aposentou do futebol em 2021, sendo o Luton Town o último clube pelo qual jogou. O lateral jogou a maior parte de sua carreira no campeonato, ganhando a promoção à Premier League em duas ocasiões, com Huddersfield e Sheffield United, respectivamente.
Ele não anunciou oficialmente sua aposentadoria do futebol, porém, e foi um agente livre nos últimos dois anos.
CB: Micah Richards
Ah, Big Meeks. Você não precisa que digamos o que Micah Richards está fazendo. O amado comentarista de todos costuma encher nossas telas de TV com seu riso contagiante e visão tática semana após semana – e por muito tempo, muitos podem dizer (talvez não Roy Keane …) Sky Sports, BBC e rede americana CBS são todos regularmente agraciados com presença de Ricardo.
Após uma passagem pela Itália pela Fiorentina e um retorno à Inglaterra pelo Aston Villa, ele se aposentou do futebol profissional com apenas 31 anos, após lesões recorrentes no joelho.
CB: Sem falar em Onuoha
Companheiro de equipe de Richards no Manchester City na época, Onuoha foi jogar pelo Sunderland (por empréstimo), QPR e Real Salt Lake, da MLS, depois de deixar seu clube de infância. Ele se aposentou do jogo em 2020 e, desde então, mudou-se para vários empreendimentos diferentes.
O ex-zagueiro foi nomeado curador do conselho do City in the Community, uma instituição de caridade criada pelo Manchester City para apoiar as pessoas na área da Grande Manchester por meio do futebol. Ele também tem seu próprio podcast chamado ‘Retrocesso com Nedum‘, onde ele discute uma variedade de tópicos diferentes. Onuoha também aparece na ESPN como comentarista.
LB: Kieran Gibbs
O ex-jogador do Arsenal jogou recentemente pelo Inter Miami na MLS, mas concordou mutuamente em rescindir seu contrato com o clube em fevereiro de 2023. Com apenas 33 anos, Gibbs imediatamente fez a transição para uma emissora do canal Apple TV do Inter Miami.
Vivendo a vida na Flórida, o trabalho de Gibbs será um pouco mais fácil com a chegada iminente de Lionel Messi…
CM: Fabrice Muamba
Infelizmente, Muamba teve que se aposentar do futebol em agosto de 2012, apenas três anos após a final do Sub-21 contra a Alemanha, após sofrer uma parada cardíaca enquanto jogava pelo Bolton contra o Tottenham em White Hart Lane.
Após sua aposentadoria forçada, Muamba trabalhou em vários empregos diferentes na década desde então, como parte da cobertura da ITV para a Copa das Nações Africanas de 2013, enquanto se formou com honras na Staffordshire University em 2015 após concluir um bacharelado em jornalismo esportivo.
Agora, porém, Muamba é treinador da academia em Bolton. Ele completou seus distintivos de treinador no Manchester City, Stoke City e Rochdale antes de retornar ao Bolton em 2022.
CM: Lee Cattermole
Notoriamente bom em coletar marcações, Cattermole se acalmou em sua aposentadoria enquanto competia em torneios competitivos de golfe. De fato, em junho Cattermole escolheu seus clubes para jogar no evento de qualificação da Série Internacional.
Nos últimos três anos, desde que encerrou a carreira de jogador no VVV-Venlo, na Holanda, Cattermole também estudou e trabalhou como treinador. Mais recentemente, ele foi o técnico do Middlesbrough U18, embora tenha deixado o cargo em fevereiro para buscar outros empregos no futebol sênior.
CM: Mark Noble
O fiel do West Ham, Mark Noble, só encerrou sua carreira no final da temporada 2021/22, mas permaneceu no clube que chama de lar desde a juventude, trabalhando como diretor esportivo. Nomeado para o cargo em janeiro de 2023, Noble está diretamente envolvido no desenvolvimento do clube.
“Ainda calço e treino com os sub-18 e os sub-21, porque você só sabe de primeira mão como eles são quando treina com eles”, disse Noble esporte padrão.
RW: James Milner
O jogador de maior sucesso desta equipe, de longe, Milner tem três títulos da Premier League e um troféu da Liga dos Campeões em seu nome, e ainda está jogando na idade avançada de 37 anos.
Depois de deixar o Liverpool após a conclusão de seu contrato, Milner ingressou no Brighton por um ano, com opção de prorrogação por mais um ano. O homem simplesmente não para.
LW: Adam Johnson
Johnson somou 12 partidas pela seleção principal da Inglaterra e jogou 73 vezes pelo Manchester City, onde venceu a Premier League e a FA Cup. Ele também jogou 122 vezes pelo Sunderland.
Em 24 de março de 2016, Johnson foi condenado a seis anos de prisão por aliciamento e atividade sexual com uma menina de 15 anos. Ele foi libertado em 22 de março de 2019, após cumprir metade da pena.
Ele não joga futebol profissional desde sua prisão.
ST: Theo Walcott
A carreira de Walcott não seguiu a trajetória meteórica que Sven-Göran Eriksson esperava em 2006, mas o velocista ainda teve uma carreira estelar.
Mais recentemente, no time de infância do Southampton, que trocou pelo Arsenal em 2006 com apenas 16 anos, Walcott também passou três anos em Merseyside com o Everton e mais de uma década no Arsenal antes disso. O jogador de 34 anos ainda está jogando, com o Reading na League One supostamente prestes a associá-lo a um contrato.
Mais histórias
Inglaterra Sub21 x Espanha Sub21 transmissão ao vivo, pré-visualização da partida e hora do pontapé inicial para a final do Euro Sub-21
‘Trata-se de fazer a nossa própria história’: FourFourTwo falou exclusivamente com o técnico da Inglaterra, Lee Carsley à frente do Euro sub-21