Fique seguro em 4 de julho
30 de junho de 2023 – Ryan Katz, MD, cirurgião de mão do Curtis Hand Center no MedStar Union Memorial Hospital em Baltimore, tem um paciente que sofreu uma lesão grave devido a fogos de artifício.
“Meu paciente – vou chamá-lo de ‘John’ porque ele não quer que seu nome verdadeiro seja usado – é um homem de 23 anos que mora em Maryland”, disse Katz. “Ele estava acendendo fogos de artifício com seus amigos. Ele estava segurando um morteiro – um projétil explosivo projetado para ser lançado de um tubo – e o dispositivo explodiu em sua mão, arrancando seu polegar do dedo indicador.”
John ainda está passando pelo trauma do acidente, então ele não quis contar a história sozinho. Mas ficou feliz em ter Katz compartilhando sua história para que outros possam permanecer mais seguros durante o próximo feriado de 4 de julho.
John exigiu uma cirurgia delicada e complicada que leva de 4 a 6 horas.
“A pele sobre o dedo indicador havia desaparecido completamente, então o dedo indicador teve que ser amputado”, disse Katz. “O espaço macio, flexível e carnudo entre o polegar e o dedo indicador também havia desaparecido, então ressurgimos esse espaço da teia com a pele da área da coxa, criando uma aba livre.”
Lesões relacionadas a fogos de artifício: comuns, mas evitáveis
Lesões relacionadas a fogos de artifício são comuns, de acordo com um Relatório da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo em 2022. A agência examinou mortes e lesões não ocupacionais relacionadas a fogos de artifício em 2021 e reuniu informações de recortes de notícias e estimativas de lesões tratadas em salas de emergência de hospitais, retiradas de seu Sistema Nacional de Vigilância Eletrônica de Lesões.
A equipe da Comissão se concentrou particularmente no período entre 18 de junho e 18 de julho de 2021 e descobriu que cerca de 74% das lesões anuais relacionadas a fogos de artifício tratadas em salas de emergência ocorreram naquele mês.
De acordo com o relatório da CPSC, durante 2021:
- Houve nove mortes relacionadas com fogos de artifício.
- Fogos de artifício estiveram envolvidos em cerca de 11.500 feridos tratados em salas de emergência de hospitais nos Estados Unidos.
- Lesões relacionadas a fogos de artifício aumentaram desde 2006 em cerca de 274 por ano.
- Ocorreram mais lesões em homens do que em mulheres (59% vs. 41%).
- A maior porcentagem de lesões ocorreu em adultos entre 25 e 44 anos (32%). Crianças menores de 15 anos ficaram logo atrás em 29%.
- Adultos jovens tiveram a maior taxa estimada de lesões tratadas em pronto-socorro, seguidos por crianças de 5 a 9 anos.
Essas lesões são evitáveis, disse Katz, se você seguir algumas precauções simples, mas importantes.
As pessoas seguem as medidas de segurança para fogos de artifício?
Infelizmente, de acordo com um novo relatório de 2023 emitido pela MedStar Health, um sistema de saúde que atende Maryland, Virgínia e Washington, DC, muitas pessoas não estão cientes das precauções que precisam tomar ao usar fogos de artifício. Antes de 4 de julho, a MedStar Health pesquisou 1.000 pessoas que vivem na região de Washington/Baltimore para aprender sobre seus planos de férias e conhecimento sobre segurança em fogos de artifício.
Surgiram algumas descobertas perturbadoras. Embora mais de um terço dos entrevistados conhecessem alguém que havia sido ferido por fogos de artifício, três quartos ainda disseram que planejavam comemorar o feriado com fogos de artifício; 66% disseram que planejavam usar fogos de artifício e 61% planejavam usar estrelinhas.
Quarenta por cento dos entrevistados disseram que planejavam usar fogos de artifício em casa e 40% disseram que não estavam familiarizados com as leis locais sobre fogos de artifício.
Talvez o mais preocupante, mais de um terço (37%) permite que seus filhos/netos usem estrelinhas, 29% permitem que usem fogos de artifício e 15% permitem que usem fogos de artifício.
O conselho nº 1 que Katz oferece é não para tentar fogos de artifício em casa. “Deixe isso para os profissionais”, ele insiste. “O problema das pessoas é que elas não percebem esses fogos de artifício como um risco, então baixam a guarda.”
Quais são os riscos?
De acordo com estimativas da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo, as partes mais comuns do corpo a serem feridas foram mãos e dedos (31%), seguidos de cabeça, rosto e orelhas (21%), pernas (15%), olhos (14%). ), tronco/outras regiões (10%) e braços (8%).
As lesões mais comuns foram queimaduras, principalmente nas mãos e dedos, seguidas de lacerações e contusões na cabeça, face e orelhas.
“O trauma ocular é muito comum”, diz Katz. Assim como queimaduras nos braços e pernas, rosto e tronco. “A maioria das pessoas não usa proteção para os olhos e, se chegarem muito perto do dispositivo e ele explodir, pode danificar os olhos.”
Freqüentemente, dispositivos de lançamento caseiros, como garrafas, transformam o dispositivo em uma argamassa. “Se explodir, pode enviar estilhaços para as imediações, causando todo tipo de ferimentos.”
E quando as pessoas usam calçados abertos e usam estrelinhas, “as chuvas de faíscas que caem podem causar queimaduras nas mãos e nos dedos dos pés”.
Existem outros tipos de lesões também. Embora Katz não seja especialista em tratar ouvidos, ele está ciente do perigo potencial para os ouvidos por causa dos altos estrondos e explosões de fogos de artifício se uma pessoa ficar muito perto. “As explosões ocorrem em níveis significativos de decibéis e podem danificar o tímpano”, disse ele.
Tome Precauções Razoáveis
“Um dos maiores problemas que já vi é quando as pessoas tentam pegar um dispositivo explosivo que acenderam, mas não explodiu”, disse Katz. “Eles o perseguem e se perguntam se ele precisa ser reacendido. Mas, às vezes, há um atraso no fusível e ele dispara quando eles o seguram nas mãos.”
Ele encorajou as pessoas a levar tampões de ouvido para crianças pequenas e bebês em shows públicos de fogos de artifício, e talvez enfaixar os bebês com segurança de forma que seus ouvidos fiquem cobertos.
Katz alertou contra o consumo de álcool ou qualquer outra substância prejudicial à mente (como maconha) perto de fogos de artifício. “Quando o álcool está na mistura, tendemos a ver mais lesões porque as pessoas costumam correr mais riscos.”
E tente comprar fogos de artifício de fabricantes confiáveis. John acredita que a argamassa explodiu em sua mão porque estava com defeito. De acordo com o relatório da comissão, cerca de 31% dos produtos selecionados e testados continham fogos de artifício que não cumpriam a Lei Federal de Substâncias Perigosas. As violações consistiam em problemas de fusíveis, presença de produtos químicos proibidos e sobrecarga de materiais pirotécnicos. Um fabricante respeitável pode não ser uma garantia, mas pelo menos é um bom começo. Mais informações podem ser encontrado no site da CPSC.
Lesão “escondida”
Lesões emocionais geralmente acompanham as lesões físicas causadas por fogos de artifício, disse Katz. “Muitas pessoas desenvolvem reações pós-traumáticas, estresse, ansiedade e até depressão.”
Ele incentivou as pessoas que lidam com esses tipos de lesões a procurar ajuda profissional para traumas e ansiedade, se necessário.
Não apenas fogos de artifício
O 4 de julho costuma ser comemorado com churrascos e churrascos ao ar livre, mas Katz também pediu cautela em relação a eles.
“Não presuma que você sabe automaticamente como usar a grelha”, disse ele. Certifique-se de ler as instruções antes de acendê-lo.
Ele disse que usar um acelerador – como fluido de isqueiro – é uma “má ideia e muito perigosa. Também não é necessário se você souber usar a churrasqueira corretamente, de acordo com as instruções do fabricante.”
Se você estiver usando uma churrasqueira a gás e sentir cheiro de gás, verifique se há vazamento de gás antes de acendê-la, pois a churrasqueira pode explodir.
Outras áreas de segurança incluem observar crianças e bebês em torno de corpos d’água, como piscinas. De acordo com Dados de 2023 divulgados pelo Cook Children’s Healthcare System em Fort Worth, TX, os afogamentos são muito comuns em crianças pequenas, especialmente por volta de 4 de julho. E os afogamentos podem ocorrer mesmo quando há muitos adultos por perto, por isso é aconselhável designar um “vigia da água” — um adulto especificamente encarregado de vigiar as crianças sem distrações.
E certifique-se de que você e seus filhos usem protetor solar ou roupas de proteção quando estiverem ao ar livre, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Ficar queimado de sol pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele.
Quatro de julho é um momento maravilhoso para desfrutar com a família e amigos. Tomar precauções básicas de segurança é a melhor maneira de garantir que o dia continue divertido e festivo e não seja arruinado por tragédias evitáveis.