Gareth Ainsworth aborda AQUELA equipe de dança Maori que se tornou viral no QPR
Depois de deixar seu cargo de longo prazo no Wycombe Wanderers, onde quase alcançou o status de deus, Gareth Ainsworth sempre estaria sob escrutínio adicional em sua próxima função.
Mas depois de ingressar no QPR, clube que já havia representado com mérito como jogador, em fevereiro, ele não fazia ideia do quão intenso seria o escrutínio. O inglês foi amplamente ridicularizado pelos torcedores de futebol depois que um vídeo o mostrava trazendo um artista maori para o vestiário do QPR viralizou no Twitter.
Muitos de seus jogadores pareciam um pouco confusos e desconfortáveis com a presença do artista. No entanto, Ainsworth diz QuatroQuatroDois o haka é uma ferramenta poderosa nos esportes e algo que ele achou que valia a pena compartilhar.
“As pessoas têm suas próprias opiniões sobre esse tipo de coisa, mas eu conheci Bruce Simpson – o homem maori – anteriormente e ele me contou a história da dança e o que ela significa para as pessoas, e é uma mensagem tão poderosa”, diz Ainsworth FFT. “As pessoas veem os All Blacks fazendo isso, mas não sabem realmente do que se trata. Acham que é uma dança agressiva – não é.
“É uma questão de respeito. Bruce me ensinou tudo sobre isso e fiquei totalmente impressionado. Os All Blacks são de uma pequena nação de cerca de quatro milhões de pessoas, mas são um dos times mais bem-sucedidos do mundo.”
Enquanto alguns de seus jogadores – e muitos torcedores de futebol em todo o país – zombaram da ideia, Ainsworth acredita que a reação à dança realmente o ajudou a avaliar em quem ele poderia confiar para assumir novas ideias.
“A razão pela qual eu trouxe Bruce para o QPR não foi realmente para ver quem iria adotá-lo, mas quem não iria adotá-lo”, diz ele. “Os jogadores que meio que se irritaram com isso ou estavam rindo na defesa me contaram muito mais sobre si mesmos do que aqueles que deram tudo de si. Foi uma ferramenta muito valiosa para mim.”
Ainsworth teve um início de vida difícil como gaffer do QPR, mas acabou ajudando a afastar o clube da zona de rebaixamento do campeonato para um lugar seguro. Talvez, apenas talvez, mais clubes possam se sentir tentados a ligar para Bruce, o homem maori, na próxima temporada.
Mais histórias
Classificado! o As 50 melhores ligas de futebol jogadores em 2023
Questionário! Nome todos os estádios para sediar um jogo da Premier League
‘Caro Nigel Martyn…’: Redescobrindo as cartas de infância que escrevi para jogadores de futebol nos anos 90