Governo federal lança campanha para promover paz nas escolas
O governo federal lançou uma campanha nesta quinta-feira (20) para promover um ambiente seguro e de paz nas escolas. Nomeada “Tamo junto pela paz nas escolas”, a ideia também é convidar estados e municípios para participar do movimento.
A ação acontece após o Brasil presenciar ataques a escolas, creches e verificar o aumento de ameaças de atentados. Isso levou, por exemplo, à Operação Escola Segura, com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia, que “não tem data para acabar”.
Mais de 225 pessoas foram presas ou apreendidas, no caso de menores de idade, e centenas de contas nas redes sociais foram derrubadas, conforme anunciou Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública.
Com a campanha anunciada nesta quinta, a administração federal quer ressaltar a união para que o país possa “superar esse período de medo e angústia”. Assim, também foram lançadas duas hashtags: a #BrasilUnidoPelaPaz e a #EscolaSegura.
O governo federal também avalia se a divulgação de dados sobre as operações recentes nas escolas, como número de presos, pode incentivar novos ataques, conforme noticiou Basilia Rodrigues, analista de Política da CNN.
Autoridades destacam que o efeito contágio pode ser um forte incentivador dessas práticasque ocorre quando imagens dos ataques e da ação dos criminosos é compartilhada nas redes sociais ou pela mídia, por exemplo. A CNNpor exemplo, decidiu não exibir fotos e vídeos do ataque em Blumenau.
Também foi editada uma portaria do Mistério de Justiça e Segurança Pública regulamentando a moderação de conteúdos sobre violência escolar nas redes sociais. As plataformas que não apagarem este conteúdo podem sofrer sanções administrativas que podem chegar à suspensão da atividade da empresa e multas.
Entenda a portaria, a regulamentação e seus efeitos através desta matéria.
Compartilhe: