Granizo, rajadas de vento, chuva intensa: confira a previsão do tempo para Sul e Sudeste no fim de semana
O fim de semana será de chuva na Região Sudeste e Sul do país, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No Sudeste, o sábado (28) começa com calor e alta umidade do ar que provocam pancadas de chuva. Em algumas áreas essa chuva é intensa e acompanhada de raios, rajadas de vento e, pontualmente, até queda de granizo. Destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais.
Em São Paulo, o sábado será de sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite, com possibilidade de trovoadas. As temperaturas ficam entre 19 e 30 graus. No domingo (29), a previsão é parecida e os termômetros giram entre 23 e 32 graus.
No Rio de Janeiro, sábado será de Sol, com muitas nuvens e chuva, com possibilidade de trovoadas em pontos isolados. Temperaturas ficam entre 21 e 33 graus. No domingo, as pancadas de chuva persistem. Termômetros aquecem ainda mais: 25 e 36 graus.
Um alerta de chuva intensa, no entanto, foi emitido pelo INMET, iniciado já na sexta-feira. Há previsão de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. As áreas afetadas devem ser: Central Mineira, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Central Espírito-santense, Noroeste Espírito-santense, Campinas, Oeste de Minas, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul/Sudoeste de Minas, Sul Espírito-santense, Campo das Vertentes, Jequitinhonha, Ribeirão Preto, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste Fluminense, Litoral Norte Espírito-santense, Piracicaba, Centro Fluminense, Sul Fluminense, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Sul Baiano, Centro Sul Baiano, Norte Fluminense.
Região sul
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o fim de semana será de temporal na Região Sul do país. A instabilidade, que já havia na sexta-feira, permanece forte no sábado (28), quando os temporais devem se espalhar por áreas de Santa Catarina e do Paraná.
A previsão indica grandes volumes de chuva, com totais em 24h maiores que 100 milímetros (mm), especialmente na faixa norte do Rio Grande do Sul e em pontos do oeste e sul de Santa Catarina. A chuva deve vir acompanhada de ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
No domingo (29), os maiores volumes de chuva ficarão concentrados entre Santa Catarina e o Paraná.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, apesar da preocupação com o noroeste/norte do Rio Grande do Sul, o restante do estado está sem risco de chuva muito forte.
Em setembro, o governo do Rio Grande do Sul classificou a atuação de um ciclone extratropical como o maior desastre natural da história do estado. De acordo com a última atualização da Defesa Civil estadual, subiu para 52 o número de mortos durante as chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos no Vale do Taquari, depois da confirmação da identidade de mais uma vítima. Trata-se de um morador de Encantado cujo corpo foi localizado no município de Triunfo em 8 de outubro.
A Polícia Civil retirou o nome da vítima da lista de desaparecidos, que diminuiu, portanto, para seis. Desde 5 de outubro não havia variação na lista de mortos e desaparecidos.
www.goodnews.inf.br