Há longo caminho para inclusão de alunos neurodiversos nas escolas, diz pedagoga
O Brasil tem aproximadamente 2 milhões de pessoas no espectro autista e, no último 18 de junho, foi comemorado o dia do orgulho autista.
NO CNN Rádiono CNN Educação, a pedagoga e psicóloga Solange Aroeira afirmou que há um “longo caminho” a ser percorrido para a inclusão de alunos autistas nas escolas.
Ela explicou que essa inclusão é muito importante e traz vantagens para todos os estudantes.
“Trabalhamos desenvolvimento de habilidades sociais, estímulo à empatia e compreensão, além de preparação para a vida adulta”, disse.
Segundo a especialista, “estamos numa fase de entender o que de fato é uma inclusão e o que é lidar com a diversidade humana e neurológica.”
Ela destaca que “não temos respostas prontas para isso.”
De qualquer forma, Solange vê muitos desafios, como na comunicação com os alunos autistas, que segue as particularidades de casa pessoa.
Ao mesmo tempo, a pedagoga acredita que se “deve ter olhar direcionado do que deve ser feito na escola.”
“Professores devem sair do papel de autoridade de sala e devem passar a ser facilitador dessas crianças”, disse.
Para isso, ela aponta a necessidade de colaborar com especialistas e buscar conhecimento, para “considerar que as adaptações têm de ser justas e acessíveis”.
*Com produção de Isabel Campos
Compartilhe: