Hábitos alimentares saudáveis ​​para degeneração macular relacionada à idade

Hábitos alimentares saudáveis ​​para degeneração macular relacionada à idade

Suas escolhas alimentares não trarão sua visão de volta. Mas uma alimentação saudável, juntamente com parar de fumar e tomar suplementos dietéticos recomendados pelo médico, pode ajudá-lo a enxergar melhor por mais tempo.

De acordo com Ron Adelman, DM, MPH, diretor do Retina and Macula Service na Yale School of Medicine, as pessoas com degeneração macular relacionada à idade (AMD) devem

carregar em vegetais de folhas verdes e tente obter ácidos graxos ômega-3 de pelo menos duas porções de peixe por semana.

“Mas a recomendação nem sempre é tão rigorosa”, diz Adelman. “Tentamos encontrar escolhas alimentares que se encaixem no estilo de vida da pessoa. Muitas vezes, um nutricionista pode ajudar as pessoas a encontrar algo que realmente tenha um gosto bom e seja bom para elas”.

Aqui estão mais informações sobre alimentação quando se trata de nutrição e degeneração macular relacionada à idade.

Melhores alimentos para degeneração macular relacionada à idade

Os especialistas concordam que as pessoas com DMRI devem comer muitas frutas e vegetais coloridos todos os dias. E quanto mais escuro, melhor.

“Esse é o seu espinafre, couve, amoras, framboesas, mirtilos”, diz Michelle Andreoli, MD, oftalmologista do Northwestern Medicine Central DuPage Hospital. “Quanto mais clara a cor da fruta e do vegetal, menos valor antioxidante ele tem.”

Você encontrará muitos carotenóides em frutas e vegetais vermelhos, amarelos, laranjas ou verde-escuros. Os carotenóides são substâncias químicas que dão cor às plantas, mas também são antioxidantes que podem proteger contra danos à visão causados ​​pela DMRI.

Em particular, vegetais de folhas verdes (como espinafre e couve) são ricos em antioxidantes luteína e zeaxantina. Acredita-se que esses nutrientes desempenhem um papel vital na saúde da mácula. E estudos sugerem que pessoas com DMRI que comem muitos desses dois antioxidantes têm menos probabilidade de desenvolver DMRI avançada.

Não há um único vegetal verde que seja melhor para a visão. “Apenas tente encontrar o que você gosta”, diz Adelman. “Alguém pode não gostar de brócolis ou couve, mas pode gostar de couve de Bruxelas ou uma mistura de folhas verdes.”

Não sabe o que comer? Peça ao seu médico para encaminhá-lo a um nutricionista que o ajudará a criar refeições e lanches saudáveis ​​para os olhos.

E embora não haja uma dieta AMD a seguir, um plano alimentar de estilo mediterrâneo pode ser um bom guia. Estudos mostram que pessoas com DMRI precoce que comem pouca carne vermelha, mas muitos vegetais, grãos integrais e nozes, têm menos probabilidade de progredir para a doença avançada.

Suplementos dietéticos para DMRI

De acordo com os Estudos de Doenças Oculares Relacionadas à Idade (AREDS e AREDS 2), algumas pessoas com DMRI podem retardar a perda de visão quando tomam uma dose diária de certas vitaminas e minerais. Você pode encontrar essa mistura específica de nutrientes em um suplemento de venda livre chamado AREDS 2.

Embora você deva seguir uma dieta saudável, não é possível obter nutrientes específicos para DMRI facilmente dos alimentos.

“Você teria que comer alqueires de mirtilos e espinafre em um único dia”, diz Andreoli.

Os suplementos AREDS 2 contêm:

  • Vitamina C (500 miligramas)
  • Vitamina E (400 UI)
  • Cobre (2 miligramas)
  • Zinco (80 miligramas)
  • Luteína (10 miligramas)
  • Zeaxantina (2 miligramas)

Um suplemento diário de AREDS 2 é geralmente recomendado para pessoas com DMRI intermediária ou doença avançada em apenas um olho. Seu médico pode informar o que é certo para você.

Mudanças saudáveis ​​na dieta e suplementos para a visão provavelmente não reverterão a perda de visão causada pela DMRI. Mas eles podem ajudar a proteger a visão que você deixou.

“Depois que o dano já foi feito em ambos os olhos, é tarde demais”, diz Adelman. “Mas se houver dano apenas em um olho, você ainda pode usar (AREDS 2) para proteger o segundo olho.”

Auxiliares de cozinha para visão subnormal

Muitas pessoas com perda de visão grave continuam a cozinhar.

“Eu tinha uma tia-avó completamente cega de degeneração macular que costumava fazer os melhores nós de limão italianos que você já comeu”, diz Andreoli. “E ela fez isso tudo pelo tato.”

E mesmo com perda de visão, muitos dos alimentos saudáveis ​​recomendados pelos médicos são fáceis de preparar. Por exemplo, você pode comer vegetais folhosos, maçãs, laranjas ou cenouras sem cozinhá-los.

Mas quando se trata de alimentos como peixe, “obviamente, na maioria das vezes as pessoas querem cozinhar isso”, diz Adelman.

Embora você nunca tenha problemas para fazer refeições saudáveis ​​por conta própria, a perda da visão central pode criar alguma confusão na hora de cozinhar. Por exemplo, você pode não ver muito bem os mostradores do forno ou os botões do micro-ondas. Adesivos táteis e outras correções de baixa tecnologia podem ajudar.

“Vá até a farmácia e compre aqueles numerais adesivos que você pode ter usado quando estava fazendo um cartaz com seus filhos na primeira série”, diz Andreoli. “Com o seu microondas, você pode saber que quer 1 minuto, 2 minutos ou 30 segundos. Então coloque 1, 2 ou 3 e você poderá sentir isso.”

Informe o seu oftalmologista se tiver problemas para enxergar claramente na cozinha. Aqui estão alguns exemplos de auxiliares de cozinha para baixa visão sobre os quais você pode perguntar:

  • Ferramentas de medição com letras grandes e alto contraste
  • Tábuas de corte em cores claras ou escuras
  • Uma caneta 3D que desenha de uma forma que você pode sentir
  • luvas de forno longas
  • Protetores de forno

Você também pode se beneficiar de:

  • Balanças de cozinha que falam
  • Luvas de forno retardantes de chama
  • Ferramentas que medem automaticamente
  • Dispositivos que emitem um sinal sonoro quando o líquido enche um copo

Como encontrar recursos de baixa visão para AMD

Andreoli geralmente encaminha pessoas com DMRI diretamente para serviços de reabilitação de visão subnormal. São optometristas, terapeutas ocupacionais ou outros profissionais de saúde que trabalham com pessoas com DMRI. Eles o ajudarão a aprender estratégias para maximizar a visão que lhe resta.

Antes de sua visita, faça uma lista de quaisquer desafios diários ou obstáculos específicos que você tenha para uma alimentação saudável. Se você tem visão subnormal, algumas coisas com as quais você pode obter ajuda incluem:

  • compras de supermercado
  • Manipulação de alimentos quentes
  • Cozinhar com o forno ou fogão
  • Preparar, cortar ou picar alimentos
  • Medindo e derramando
  • Como saber se a comida é fresca

Você pode encontrar receitas gratuitas e dicas de culinária para deficientes visuais online. Alguns grupos que oferecem recursos voltados para pessoas com doenças oculares como a DMRI incluem:

  • Academia Americana de Oftalmologia
  • Fundação macular americana
  • Instituto Nacional de Olhos
  • Oficinas de Vida Diária de Hadley
  • Viver bem com baixa visão prevenindo a cegueira

Informe o oftalmologista se você ou seu ente querido tiver problemas para ver os sites com clareza.

“Alguém em reabilitação de visão subnormal pode conseguir coisas como iPads ou outros dispositivos adaptativos, então se eles quiserem ler sobre recursos, eles podem”, diz Andreoli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *