Imposto sobre refrigerantes de Oakland reduz vendas locais em 27%

Imposto sobre refrigerantes de Oakland reduz vendas locais em 27%

Por Cara Murez

HealthDay Repórter

TERÇA-FEIRA, 18 de abril de 2023 (HealthDay News) – A tributação do refrigerante poderia reduzir o consumo de bebidas açucaradas?

Isso é exatamente o que aconteceu quando um “imposto sobre refrigerante” local foi lançado em Oakland, Califórnia, de acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, San Francisco.

As compras de bebidas açucaradas caíram quase 27% entre julho de 2017 e dezembro de 2019, após o início do imposto de um centavo por onça.

“Esses resultados sugerem que os impostos sobre SSB (bebidas adoçadas com açúcar) podem melhorar significativamente a dieta e a saúde e gerar economias substanciais de custos por um período prolongado, o que apóia o caso de um imposto nacional sobre SSBs”, disse o autor sênior do estudo, Dr. Dean Schillinger, professor de medicina da UCSF e co-presidente da Comissão Nacional de Cuidados Clínicos (NCCC), formada pelo Congresso para aconselhar sobre a política de diabetes. O NCCC recomendou um imposto nacional sobre bebidas açucaradas.

“A American Beverage Association encurralou a legislatura da Califórnia para aprovar a lei que proíbe mais impostos sobre SSB em nosso estado. Os eleitores agora têm evidências de que permitir esses impostos pode gerar benefícios significativos para a sociedade, e esperamos que os legisladores em nível estadual e nacional atuem com base nessas descobertas ”, disse Schillinger em um comunicado à imprensa da UCSF.

Schillinger estava se referindo a uma proibição de novos impostos sobre refrigerantes decretada pelos legisladores do estado da Califórnia há cerca de cinco anos. Os impostos existentes nas cidades da Califórnia de Oakland, San Francisco, Berkeley e Albany foram adquiridos.

Para estudar o impacto do imposto sobre refrigerantes na saúde, os pesquisadores compararam as compras de bebidas açucaradas em Oakland com as compras nas proximidades de Richmond, Califórnia, e Los Angeles, ambas 30 meses antes do início do imposto de Oakland e depois.

As compras caíram em Oakland para todos os tipos de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes adoçados em 23,1%, sucos de frutas em 30,4%, bebidas esportivas em 42,4% e chás açucarados em 24,4%.

Usando modelagem de computador, os pesquisadores estimaram como a redução nas compras de bebidas açucaradas afetou a saúde da comunidade por meio de anos de vida ajustados pela qualidade (QALYs). Eles calcularam a economia de custos de saúde na prevenção ou controle de diabetes, doenças cardíacas, derrames e doenças gengivais.

Acontece que consumir 26,8% menos bebidas açucaradas em 10 anos adicionou 94 QALYs por 10.000 residentes, de acordo com a pesquisa. Também economizou para a cidade mais de US$ 100.000 por 10.000 residentes em custos de saúde.

Esperava-se que os ganhos aumentassem ao longo da vida. E os investigadores não levaram em conta os impactos positivos dos programas locais de nutrição e saúde pública financiados pela receita tributária adicional em Oakland, acrescentou Schillinger.

A equipe de pesquisa também não encontrou evidências de que os consumidores cruzaram fronteiras para comprar bebidas açucaradas em locais vizinhos não tributados.

“Nossas estimativas sugerem que esse imposto é pelo menos tão econômico quanto outras intervenções de saúde pública amplamente reconhecidas, como políticas de local de trabalho sem fumo e medidas de controle da poluição do ar”, disse o autor do primeiro estudo, Justin White, no comunicado. Ele é professor associado de economia da saúde no Philip R. Lee Institute for Health Policy Studies da UCSF.

Os resultados foram publicados em 18 de abril na revista PLOS Medicina.

Mais Informações

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA têm mais informações sobre bebidas adoçadas com açúcar.

FONTE: Universidade da Califórnia, São Francisco, comunicado à imprensa, 18 de abril de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *