Inverno brasileiro deve ser mais quente que o normal, segundo Inpe
O inverno no hemisfério sul começa no dia 21 de junho e termina no dia 23 de setembro em 2023.
A estação se caracteriza pela mudança na direção dos raios solares, que deixam de incidir diretamente no nosso hemisfério, causando queda nas temperaturas. Neste ano, no entanto, o fenômeno El Niño deve fazer com que o inverno seja um pouco mais quente que o normal no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O fenômeno ocorre quando as temperaturas da superfície do oceano Pacífico ficam pelo menos 0,5°C acima da média por um longo período de tempo. Os principais impactos para o país são o aumento de risco de seca na faixa norte das regiões Norte e Nordeste e de grandes volumes de chuva na região Sul.
“A principal consequência para o nosso inverno é a temperatura ficar, em média, um pouco acima do normal, principalmente na região central do Brasil”, segundo o meteorologista Gilvan de Oliveira, do Inpe.
Oliveira ainda alerta que o aumento das temperaturas aliado ao período de seca eleva o risco de queimadas, principalmente nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, onde se concentra o Cerrado brasileiro.
*Publicado por Fernanda Pinotti
Compartilhe: