Joey Barton revela que se inspira ‘enormemente’ em Eddie Howe, Genghis Khan e Billy Connolly como gerente de futebol
Quando QuatroQuatroDois Quando chegamos ao campo de treinamento do Bristol Rovers Quarters, não esperávamos ver o best-seller de Jack Weatherford, Genghis Khan and the Making of the Modern World, sobre a mesa de Joey Barton em seu escritório.
Não seria curioso da nossa parte não perguntar por quê, e sentimos que ele não fica desapontado quando o fazemos.
“Genghis Khan tem uma reputação muito ruim, não muito diferente de mim”, diz Barton QuatroQuatroDois. “Mas ele foi bastante inovador em muitas coisas que fez.
“É a segunda vez que o leio. É fascinante – sou obcecado pela história mundial. Ele foi a primeira pessoa a unir as tribos da estepe, além de suas táticas em torno da guerra de cerco. Eles também descobriram até onde um cavalo poderia correr. Digamos que eles pudessem correr em velocidade máxima por 28 milhas, eles colocariam um ponto de parada com homens e muitos cavalos a 26 milhas.
“Então eu recebo uma mensagem, pulo em um cavalo e cavalgo o mais rápido que posso por 26 milhas, pego outro cavalo e continuo fazendo isso para que a mensagem seja retransmitida por todo o império. Eles estavam em Viena – se não fosse Genghis , eram seus filhos. Eles dizem que cerca de 70% da população mundial pode relacionar seu DNA aos mongóis.
Porém, esse não é o único livro em que Barton busca inspiração, correndo FFT através de outros títulos que o ajudaram na transição de jogador para gerente.
“Sou muito estranho – leio três ou quatro livros simultaneamente. Vou ler quatro capítulos de um, depois vou para outro. Você encontra inspiração em todos os lugares – minha biblioteca é bem eclética. Não são apenas livros de esportes, Billy Connolly está lá – é incrível quantos livros de esportes você lê que não o inspiram, então você lê um de uma estrela pop e pega muitos que pode usar em um contexto esportivo.
“Provavelmente o livro mais impactante que li foi The Score Takes Care Of Itself, de Bill Walsh. Ele transformou o San Francisco 49ers da pior franquia em campeões do Super Bowl.”
Em termos futebolísticos, o técnico do Newcastle United, Eddie Howe, é certamente alguém que Barton admira, embora ele também destaque suas ambições no jogo ao apontar para chefes veteranos que resistiram ao teste do tempo.
“Acho que serei um daqueles em que você terá que me carregar em uma caixa, ou pelo menos espero que sim! Isso significaria que você teve sucesso. É uma profissão volátil – só os lunáticos se inscrevem e acho que ninguém vai duvidar de mim se eu aparecer nesse espaço.
“Mas eu não tenho nenhum direito dado por Deus a isso. Eu tenho que fazer as jardas difíceis e ter sucesso em todos os níveis. Eu me inspiro muito em Eddie Howe, que foi para Bournemouth e depois construiu e construiu. Se você continuar trabalhando para melhorar a cada dia, como sugere o título do livro de Bill Walsh, a pontuação se resolverá. Se você não melhorar, você piora – e neste jogo, se você continuar piorando, você será demitido.”