John Barnes explica como um motorista de táxi deu a ele uma chance no futebol
John Barnes poderia nunca ter se tornado um jogador de futebol profissional, muito menos conquistado dois títulos da Primeira Divisão, duas Copas da Inglaterra e representado a Inglaterra 79 vezes em um período de 13 anos, se não fosse por um motorista de táxi que o viu jogando pelo Sudbury Court. .
Quando adolescente, Barnes jogou no Sudbury Court, time da Middlesex League , jogando futebol localmente antes de sua saída aparentemente iminente do Reino Unido. Como ele explica, Barnes deveria ir para a América para conseguir uma bolsa de futebol aos 17 anos.
“Eu estava a quatro meses de ir para a América”, diz Barnes QuatroQuatroDois. “Meu pai já havia sido chamado de volta à Jamaica, pois não emigramos para a Inglaterra como uma família – ele veio para um posto de quatro anos como adido militar.
“Depois que os quatro anos terminaram, ele foi convocado e foi apenas porque ainda estávamos na escola – eu estava terminando meus O-Levels, minhas irmãs estavam fazendo seus A-Levels – que precisávamos ficar parados. Ele voltou, ficamos seis meses e eu toquei localmente.
“Uma universidade em Washington me ofereceu uma bolsa de futebol, que eu pretendia aceitar.”
No entanto, a mais improvável das circunstâncias mudou o curso de sua carreira para sempre.
“Eu estava jogando pelo Sudbury Court, quando um taxista passou e parou para assistir. Ele conhecia um olheiro, que veio na semana seguinte e perguntou se eu queria ir treinar em Watford. Eles então me ofereceram um contrato.
“Minha mãe e minhas irmãs voltaram para a Jamaica depois que as aulas terminaram e só começaríamos a treinar em Watford em julho, então eu não tinha onde morar no início. Fiquei com um amigo de minha mãe e meu pai, depois fui para cava em Watford assim que a pré-temporada começou.”
Watford não se arrependeu de ter dado a Barnes um teste e depois um contrato, ajudando o time a completar sua ascensão de cinco anos da Quarta Divisão para a Primeira sob a direção de Graham Taylor. Ele saiu em 1987 para ingressar no Liverpool, depois de marcar 65 gols em 233 jogos no campeonato pelo clube.
Essa não é a única história ridícula envolvendo a família de John Barnes.
De fato, o Cool Runnings de 1993 – que se concentrou em uma equipe jamaicana de bobsleigh nas Olimpíadas de Inverno – poderia não ter sido feito se não fosse pelo pai de Barnes, Ken.
Enquanto John permaneceu na Inglaterra para seguir sua carreira no futebol, Ken voltou para casa na Jamaica e combinou seu trabalho no exército com o cargo de administrador esportivo. Antes das Olimpíadas de Inverno de 1988, ele foi abordado por um americano que queria formar uma equipe jamaicana de bobsleigh.
Barnes Senior ofereceu conselhos que ajudaram a encontrar os homens que formaram o quarteto, alguns com conexões militares. Eles ficaram em último lugar em sua estreia olímpica, mas uma lenda – é um dos 13 filmes que Michael Owen assistiu – havia nascido.