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Mattern recomendou Melissa Alter Smith’s Movimento #EnsinarPoetasVivendo e apontou Clint Smith, Jose Olivarez, Fatimah Asghar, Danez Smith, Nate Marshall e Idris Goodwin como alguns dos poetas contemporâneos que seus alunos liam em sala de aula. Alunos da Mattern também participam de projeto interagindo com murais na comunidade Flint.

Mattern disse que se conectar com o seu poeta laureado local é outra excelente maneira de se envolver com a poesia em sua comunidade. Aqui está o que alguns dos alunos do último ano do ensino médio de Mattern disseram quando perguntados sobre o que os inspira a serem poetas:

  • “Gosto muito de escrever histórias e tecer contos; a poesia é outra maneira de eu fazer isso. – Sonhar
  • “A poesia me permite ser mais expressivo. É a minha válvula de escape criativa.” – Ashley
  • “Gosto de expressar minhas ideias em qualquer lugar que posso; seja poesia, arte ou qualquer coisa realmente. – Prisioneiro

Poemas de bolso e tatuagens temporárias

Cristina Linsin, um poeta, professor e bibliotecário na Virgínia, usou a música como uma introdução à poesia para alunos mais jovens. “É algo com o qual (os alunos) estão tão familiarizados e que se conecta tão bem com as origens da poesia”, disse ela. Quando ela trabalhava em uma escola de ensino médio, Linsin escolhia músicas relevantes para seus alunos. Após a audição, os alunos analisaram cada música e identificaram elementos literários.

Dois anos atrás, como professora do ensino médio, Linsin teve uma nova ideia ao contemplar uma tatuagem de poesia de sua autoria. Por que não criar tatuagens temporárias de poesia para seus alunos? Linsin personalizou e encomendou as tatuagens temporárias online e as trouxe para a aula para seus alunos usarem durante o Mês Nacional da Poesia.

Ela também participa Dia Nacional do Poema no Seu Bolso, imprimindo e distribuindo poemas para os alunos levarem nos bolsos e pedirem uns aos outros para lerem em voz alta. Através a Academiay dos Poetas Americanos’ querido poeta projeto, os alunos escrevem uma carta a um poeta em resposta a uma de suas obras. “Não há melhor maneira de dar vida à poesia para essas crianças”, disse Linsin.

Como alguém cujo amor pela leitura foi modelado por sua mãe, Linsin foi atraída pela emoção e concisão da poesia desde muito jovem. Um dia, na aula, uma professora viu que ela estava lendo Sylvia Plath e recomendou que ela pegasse “Renascimento” por Edna St. Vincent Millay. “Fui fisgada para sempre”, disse ela.

Inúmeras possibilidades

Para Anthony Fangary, a poesia é sobre vulnerabilidade e honestidade. Fangary ensinou poesia a alunos de todas as idades em escolas e comunidades. (Nota do editor: Fangary trabalha em uma função não editorial no KQED. Ele não faz parte da equipe MindShift.) Para evitar ensinar poesia inacessível, como obras com centenas de anos e linguagem irreconhecível, ele apresenta poetas contemporâneos como bem como a poesia não tradicional, como uma Concerto NPR Tiny Desk. Ele visa facilitar a discussão fazendo perguntas aos alunos como: “Onde está a arte?”

Enfatizando que existem “inúmeras possibilidades” na poesia, Fangary utilizou diferentes estilos de poesia para deixar os alunos entusiasmados com o assunto. De poesia epistolarescrevendo uma carta para alguém, para poesia ecfrásticauma reação poética a uma pintura, a poemas de apagamentoidentificando e apagando as partes mais significativas de um poema, Fangary diz que “a ausência de linguagem pode ser mais poderosa do que a presença de linguagem”.

Os check-ins dos alunos também são uma parte importante da educação poética para Fangary. Reserve um tempo para fazer perguntas como: “Com base em como você se sente hoje, que tipo de animal você é?” permite que os alunos pensem sobre si mesmos e suas vidas através de lentes criativas.

O fio comum? Todos esses educadores encontram maneiras de ajudar os alunos a se conectarem com a poesia em suas vidas cotidianas e comunidades. “A pedagogia deve refletir com o que as crianças estão lidando hoje”, disse Fangary. Como disse Smith no Fórum, “a poesia está em toda parte” e os alunos “têm a oportunidade de participar disso”.

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