Kylian Mbappé: Quais opções estão disponíveis para o atacante do PSG antes do término do contrato no próximo verão?
Kylian Mbappé e PSG é um casamento que nunca foi realmente resolvido, com o primeiro constantemente posando para outros pretendentes mais notáveis, apesar de ter assinado um novo contrato com os campeões franceses há apenas um ano.
Embora seja um acordo significativo que chega a £ 1 milhão por semana, o contrato é válido apenas por dois anos, com o próprio Mbappé tendo a opção de adicionar um ano extra, se desejar. O francês deixou claro que não pretende permanecer no PSG além do verão de 2024, deixando seus atuais empregadores em um estado de fluxo.
Suas opções são: vender Mbappé agora, no mesmo verão em que Lionel Messi deixou o clube, e receber uma enorme taxa de transferência; ou mantê-lo por mais um ano na esperança de que ele finalmente entregue o troféu da Liga dos Campeões que o clube tanto deseja, e reconheça que há 90% de chance de ele não ser um jogador do PSG na próxima temporada.
Em última análise, Mbappé tem o voto decisivo. O poder do jogador no seu melhor, o jogador de 24 anos tem a regra sobre a direção de sua carreira. Há uma variedade de opções disponíveis para ele – embora algumas sejam muito mais atraentes do que outras.
Que opções estão disponíveis para Kylian Mbappé neste verão?
1. Fique no PSG por uma temporada e saia de graça
Aparentemente a opção mais simples desta lista, tanto para PSG quanto para Mbappé. Ficar no clube para a temporada 2023/24 e depois decidir o seu futuro em maio ou junho próximo. Isso provavelmente o envolverá saindo de graça, mas os torcedores do clube da capital francesa realmente se importam se são campeões europeus? Talvez não.
Independentemente disso, Mbappé sinalizou que sua intenção é permanecer na Ligue 1.
Em resposta a o parisiense no Twitter no início de junho, sugerindo que Mbappé quer se juntar ao Real Madrid neste verão, o jovem de 24 anos twittou: “MENTIRAS… Ao mesmo tempo, quanto maior, mais passa. Já disse que vou continuar na próxima temporada no PSG onde estou muito feliz.”
Ao mesmo tempo, Mbappé também enviou um comunicado à agência de notícias AFPsugerindo que na assinatura de seu contrato com o PSG em 2022, ele informou ao clube que não exerceria a opção de um ano extra.
O comunicado dizia: “Depois de ter declarado publicamente nas últimas semanas que será parisiense na próxima temporada, Kylian Mbappé não pediu sua saída neste verão, mas apenas confirmou ao clube que não estava ativando seu ano adicional.
“A direção do clube encarregada de sua prorrogação (assinada em 21 de maio de 2022) foi informada de sua decisão em 15 de julho de 2022 e o único objetivo do e-mail foi confirmar o que já havia sido esclarecido oralmente anteriormente.”
Então é isso. Mbappé jogará pelo PSG por mais uma temporada antes de ingressar invariavelmente no Real Madrid por transferência gratuita no verão de 2024. A menos que…
2. O Real Madrid compra-o agora
Tendo já contratado Jude Bellingham por £ 115 milhões neste verão, a perspectiva de Mbappé se tornar disponível seria uma oportunidade muito difícil para o Real Madrid deixar passar.
Depois de tentar comprá-lo por mais de £ 150 milhões em 2021, quando ele tinha apenas um ano restante de contrato na época, Los Blancos certamente não torcerão o nariz para a ideia de quebrar o recorde de transferência, se necessário, para pousar seu alvo premiado. Enquanto Mbappé os esnobou no verão passado em favor de ficar em Paris, parece que seu principal desejo o tempo todo foi se mudar para o Santiago Bernabéu.
Uma tomada francesa, Comunidade PSG dá também a entender que já foi alcançado um acordo entre os dois clubes, após um encontro positivo em meados de junho onde as negociações “aceleraram”. O relatório também afirmou que o proprietário do PSG e o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Than, e o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, chegaram a um acordo por meio de troca de mensagens.
Mbappé supostamente custará mais de £ 200 milhões, apesar de ter apenas um ano restante em seu contrato atual, embora esse preço total dependa de incentivos baseados em desempenho, como Mbappé vencendo o Ballon d’Or.
Se isso não acontecer neste verão, não se surpreenda ao ver o francês vestindo o branco imaculado do Real na próxima temporada.
3. A Arábia Saudita acaba com todos
As equipes da Saudi Pro League perturbaram cada vez mais o mercado de transferências neste verão, e fazer de Mbappé uma oferta que ele não pode recusar certamente abalaria o mundo.
Enquanto Cristiano Ronaldo, de 38 anos, e Karim Benzema, de 35, estão atualmente na Arábia Saudita ganhando fortunas astronômicas, e uma oferta para se tornar o esportista mais rico do mundo exigiria alguma força mental para recusar. Ambos são mais de uma década mais velhos que Mbappé e estão no fim de suas carreiras, enquanto o francês ainda está em ascensão e almeja se tornar o maior jogador do futebol mundial.
A Arábia Saudita é um dos poucos lugares no futebol mundial que pode realmente pagar por Mbappé, portanto, embora seja uma mudança que pareça improvável, se ele realmente estiver desesperado para deixar o PSG, sempre haverá a possibilidade de isso acontecer.
4. A Premier League?
Além do Real Madrid e da Arábia Saudita, os clubes da Premier League são os únicos no futebol mundial capazes de contratar Mbappé nesta janela de transferências, e mesmo assim há um pool limitado disponível.
Eles incluem apenas Manchester City, Manchester United e Chelsea, limitando a opção de Mbappé caso ele deseje jogar na primeira divisão da Inglaterra.
Ligar-se a Pep Guardiola e Erling Haaland no City seria assustador para o resto da liga, especialmente considerando que eles acabaram de ganhar a tripla. Mas, como o técnico espanhol tem apenas dois anos restantes em seu contrato atual e é improvável que Mbappé queira dividir os holofotes com seu colega norueguês, esse acordo parece improvável.
O City também tem como alvo outros jogadores nesta janela, como Declan Rice e Josko Gvardiol, sugerindo ainda mais sua falta de interesse em pagar uma taxa enorme quando há potencial de contratá-lo por nada em apenas 12 meses.
O Manchester United, por sua vez, apresenta uma opção um pouco menos atraente para o francês, com Erik ten Hag ainda em processo de reconstrução do time em Old Trafford. Com Marcus Rashford ocupando a posição de ponta-esquerda também, Mbappé pode ser forçado a jogar em sua posição de atacante desfavorável.
Os Red Devils também têm regulamentos de fair play financeiro a considerar, o que pode inibir qualquer oferta futura.
O Chelsea, por outro lado, está fazendo grandes cortes em sua equipe para liberar espaço e fundos para Mauricio Pochettino antes de sua campanha de estreia em Stamford Bridge. Embora o recrutamento desde que Todd Boehly e companhia assumiram o cargo no ano passado tenha deixado muito a desejar, a contratação de Mbappé certamente corrigiria esses inúmeros erros.
Desembolsar grandes números em jogadores como Mykhalo Mudryk, Marc Cucurella e Wesley Fofana destaca que os proprietários têm muito dinheiro para usar, mas a falta de futebol na Liga dos Campeões na próxima temporada é um obstáculo, infelizmente.