Liga dos Campeões com grandes mudanças a partir de 2024/25: tudo o que você precisa saber sobre como funciona o novo formato
O formato da Liga dos Campeões passará por mudanças drásticas, com o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, anunciando em março que, a partir do início da temporada 2024/25, 36 times competirão na competição de clubes de elite da Europa.
Levando o número total de equipes de 32 para 36 na Liga dos Campeões, a maior mudança será a transformação da tradicional fase de grupos para uma única fase da liga que inclui todas as equipes participantes.
Cada equipe jogará oito partidas, metade em casa e metade fora, com todas as oito ocorrendo em um período de dez semanas.
Com esses times extras e jogos extras, o novo formato da Liga dos Campeões terá 189 jogos em vez de 125.
As oito primeiras equipes da liga se classificarão automaticamente para a fase eliminatória, enquanto as equipes que terminarem em 9º a 24º competirão em um play-off de duas mãos para garantir seu caminho para as oitavas de final da competição.
A competição renovada também significa que é provável que um quinto clube da Premier League compita na Liga dos Campeões, devido aos quatro lugares extras adicionados à competição em toda a Europa.
A Uefa anunciou que duas das quatro vagas irão para os países cujos clubes obtiveram o melhor desempenho coletivo na Europa na temporada anterior. Por exemplo, se as novas regras tivessem sido aplicadas para esta campanha, as duas vagas extras teriam ido para clubes da Inglaterra e da Holanda.
De fato, em quatro das últimas cinco campanhas, um time da Premier League teria recebido uma das vagas adicionais.
Uma das outras vagas irá para o clube classificado em terceiro lugar no campeonato do país quinto colocado no ranking da federação nacional da UEFA (seria a França com base na classificação atual).
A última vaga extra vai para um campeão nacional, ampliando de quatro para cinco o número de clubes classificados pelo chamado “Caminho dos Campeões”.
Outras mudanças incluem clubes do mesmo país tendo a possibilidade de se enfrentarem nas oitavas de final ou até mesmo nos playoffs, em vez da atual estipulação das quartas de final.
Mudanças semelhantes estão acontecendo na Europa League e na Europa Conference League, com fases da liga definidas para serem implementadas em cada uma. Os clubes da Liga Europa jogarão oito partidas, enquanto haverá apenas seis partidas na fase da liga da Europa Conference League.
Ambas as competições começarão com 36 equipes.