Maneiras de comemorar sem álcool
O álcool geralmente anda de mãos dadas com a socialização. Há a porta traseira antes do grande jogo. Festas de fim de ano. Um brinde com champanhe em um casamento. Uma mimosa no brunch com os amigos.
Mas há muitas razões pelas quais você pode não beber – pelo menos não desta vez. Ou talvez nunca.
Talvez você esteja grávida ou precise evitar o álcool por outros motivos de saúde. Ou você é o motorista designado. Ou você simplesmente não gosta de como a bebida faz você se sentir.
Portanto, se você quiser participar da diversão, mas pular as bebidas, faça a si mesmo esta pergunta: o que estou procurando ganhar com a celebração?
As possibilidades são, não é realmente sobre o álcool.
“Provavelmente é a conexão social, a comunidade, a estima que isso pode trazer”, diz Eric Beeson, PhD, professor clínico associado do The Family Institute na Northwestern University em Illinois. “O álcool melhora isso? Provavelmente não.”
Então incline-se para isso. Aqui estão as ideias.
Você já ouviu falar em bares sóbrios? Eles oferecem menus inteiros de bebidas sem álcool. Isso torna muito fácil comemorar em um bar sem a bebida. E eles estão surgindo em todos os Estados Unidos, diz Beeson.
Ou você pode comprar algo sem álcool a caminho de uma festa ou evento. Você pode se surpreender com todas as opções.
Mocktails são uma escolha fácil “para pessoas que querem ser ‘curiosas sóbrias’ ou que querem reduzir a bebida”, diz Melissa Cyders, PhD, professora de psicologia na Indiana University-Purdue University em Indianápolis (IUPUI). “A chave é que tem que ser algo que você goste de beber.”
Você poderia ir para um refrigerante ou um daquiri virgem. Mas por que não apimentar as coisas com algo único?
Beeson gosta de desafiar os bartenders a fazerem a bebida não alcoólica mais criativa que puderem imaginar.
“Quando eles dizem coisas como: Qual é o seu perfil de sabor? ‘É quando eu sei que este é um lugar que posso cavar e comemorar junto com meus amigos”, diz ele.
Use ingredientes de alta qualidade. Isso geralmente não é o material açucarado pré-fabricado, observa Cyders.
Todos são diferentes. Isso torna difícil identificar a “melhor” coisa a fazer. Mas tente algo em que você precise usar as mãos, como andar de bicicleta ou jogar tênis.
Jogos de tabuleiro são outra boa opção. “Algo em que você não está apenas parado conversando, mas envolvido em uma atividade”, diz Cyders.
Ou escolha algo que você não poderia (e não deveria) fazer enquanto bebia.
Por exemplo, Beeson diz que fez rafting para uma despedida de solteiro. “Provavelmente é melhor permanecer sóbrio quando você está navegando em um rio que pode te matar.”
Você é o organizador da festa? Seja criativo!
Você pode providenciar massagens ou “talvez algo mais competitivo, como paintball ou uma partida de golfe”, diz Joseph Volpicelli, MD, PhD, especialista em vícios e fundador do Volpicelli Center.
Ou seu grupo pode:
- Pule em um parque de trampolins coberto.
- Vá a uma academia de escalada.
- Experimente o paraquedismo indoor.
- Faça uma caminhada que termine com a observação das estrelas.
As pessoas geralmente obtêm satisfação mais duradoura fazendo coisas em vez de comprando coisas, diz a pesquisadora de felicidade Sonja Lyubomirksy, PhD, professora distinta e vice-presidente de psicologia da Universidade da Califórnia, Riverside.
A maioria das celebrações – com ou sem álcool – já são experiências, diz Lyubomirsky. “Você pode sair para jantar ou uma festa, viajar ou ir a um spa com os amigos.”
Aqui estão algumas de suas outras dicas sobre como comemorar enquanto aumenta seu bem-estar:
- Passe tempo com os outros. Escolha uma atividade que ajude a fortalecer seus relacionamentos. “Qualquer coisa que você possa fazer para se conectar com outras pessoas”, diz Lyubomirksy.
- Aceite um desafio. Faça algo que o ajude a crescer como pessoa. Ou simplesmente tente algo novo e excitante. “Vá aprender a saltar de paraquedas”, diz ela.
- Pagar adiantado. Isso pode não ser algo em que você normalmente pensa quando se trata de uma celebração. Mas tendemos a nos sentir bem com nós mesmos quando retribuímos à sociedade ou fazemos “um ato de bondade”. Então, se você estiver socializando, procure alguém que pode não se sentir incluído. Ou compre uma bebida não alcoólica para eles também.
Você bebe para se sentir mais relaxado? Passar um tempo na natureza pode aliviar o estresse. Então, talvez leve sua celebração para fora. Você poderia:
- Encontre seus amigos em um parque.
- Faça uma caminhada em grupo até um mirante panorâmico.
- Faça mocktails para uma reunião no quintal.
Pontos de bônus se você escolher algo que faça você e seus amigos se mexerem. A pesquisa confirma o que você já sabe por experiência: ser ativo ao ar livre pode estimular sua mente e seu corpo.
Você não quer fazer do açúcar sua única recompensa. Mas não há problema em se presentear em uma ocasião especial.
Procure um novo local para sobremesas em sua área. Ou visite um antigo favorito.
Você também pode:
- Brinde um novo emprego com milkshakes.
- Comemore seu aniversário com uma barra de sundae de sorvete.
- Combine frutas com uma fonte de chocolate em seu casamento.
- Coma s’mores depois do jantar se houver uma fogueira por perto.
Pode ser difícil comemorar sem álcool se todos ao seu redor estiverem bebendo. Então alinhe o suporte.
“Se você estiver entrando em um ambiente e pretende não beber naquela noite, diga a um amigo que pode lhe trazer aquela bebida não alcoólica ou ajudá-lo a escolher uma atividade incompatível com a bebida”, diz Cyders.
Eles podem ajudá-lo a se manter confiante em sua escolha sem álcool – e se divertir.