Medicamento direcionado pode diminuir as chances de retorno do câncer de mama em alguns pacientes
Por Cara Murez
HealthDay Repórter
TERÇA-FEIRA, 6 de junho de 2023 (HealthDay News) — Aqui estão algumas boas notícias para as mulheres com o tipo mais comum de câncer de mama: Adicionar um medicamento direcionado ao câncer de mama à terapia hormonal reduziu o risco de retorno do câncer em 25% para mulheres com câncer precoce estágio da doença, mostra um novo ensaio clínico.
O câncer de mama com receptor hormonal (HR) positivo/HER2 negativo é responsável por cerca de 70% dos casos de câncer de mama nos Estados Unidos.
“Os resultados do ensaio clínico têm implicações imediatas para os pacientes”, disse o Dr. Dennis Slamon, diretor de pesquisa clínica e translacional do Comprehensive Cancer Center da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA).
“As descobertas mostram que esta combinação é um tratamento de escolha para pacientes com câncer de mama estágio 2 ou estágio 3 HR positivo/HER2 negativo”, acrescentou ele em um comunicado à imprensa da universidade.
Pacientes com câncer de mama HR positivo/HER2 negativo que tomaram a terapia combinada – o medicamento ribociclibe (Kisqali) e terapia hormonal padrão – tiveram uma sobrevida livre de doença invasiva substancialmente mais longa em comparação com aqueles que foram tratados apenas com terapia hormonal. Isso era verdade, independentemente de o câncer ter se espalhado para os gânglios linfáticos, disseram os pesquisadores.
Slamon compartilhou os resultados na sexta-feira na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO) em Chicago. Tal pesquisa é considerada preliminar até ser publicada em um periódico revisado por pares.
O ribociclibe já foi aprovado pela FDA para tratar o câncer de mama metastático, o que significa câncer avançado. É um dos três inibidores de quinase dependentes de ciclina (inibidores de CDK4/6) aprovados para tratamento combinado com terapias hormonais padrão.
No entanto, seu preço é de até US$ 15.000 por mês, de acordo com a farmacêutica Novartis, que financiou o novo teste. E CNN relataram que uma análise recente sugeriu que não é um tratamento econômico, mesmo em seu uso em pessoas com câncer avançado.
No novo ensaio clínico, mais de 5.100 pacientes com câncer de mama estágio 2 ou estágio 3 precoce HR positivo/HER2 negativo foram randomizados em dois grupos. Mais de 2.500 receberam o tratamento combinado e mais de 2.500 outros receberam apenas a terapia hormonal.
Os pesquisadores acompanharam os participantes do estudo por aproximadamente 34 meses. Cerca de 20% dos participantes foram tratados com ribociclibe por três anos e 57% por dois anos.
As taxas de sobrevida livre de doença invasiva em três anos foram de cerca de 90%, em comparação com pouco mais de 87% para mulheres tratadas apenas com terapia hormonal.
“No geral, a terapia combinada mostrou resultados mais favoráveis, reduzindo significativamente o risco de retorno do câncer”, disse Slamon. “Esses resultados devem mudar a forma como avaliamos e tratamos os pacientes.”
Mais Informações
A American Cancer Society tem mais informações sobre o câncer de mama.
FONTE: Universidade da Califórnia, Los Angeles, comunicado à imprensa, 2 de junho de 2023