Medicamentos para perder peso com a inscrição na academia? O que saber
24 de abril de 2024 – Pesos, aeróbica e… Wegovy? Alguns profissionais do setor de fitness estão migrando para dispensar os populares medicamentos GLP-1 aos membros dos clubes, combinando o novo e mais fácil método de perder peso com o antigo e mais desafiador.
Veja o Life Time Fitness, por exemplo. No final do ano passado, Jeff Zwiefel, diretor de operações, disse a rede de academias testaria um programa para prescrever medicamentos para perda de peso aos associados. Eles planejam trazer profissionais de saúde às academias para entregar os medicamentos, trabalhando com seus membros, médicos de atenção primária, treinadores e nutricionistas para formar um “plano abrangente” que inclua os medicamentos, mas também exercícios, nutrição, aconselhamento e apoio social. .
A Life Time, que possui cerca de 170 locais em todo o país, afirma que espera lançar a oferta em todo o país. O objetivo é fornecer uma solução de longo prazo para pessoas que lutam contra a obesidade, mas não querem depender da medicação, disse o nutricionista Jim LaValle, farmacêutico licenciado que trabalha com academias de ginástica Life Time no programa piloto.
“Há muitas pessoas que lutam contra o peso, vão à academia e tentam se alimentar direito e não perdem peso”, disse ele sobre por que espera que a oferta do GLP-1 seja uma virada de jogo.
Após o anúncio da Life Time, Equinócio fez manchetes semelhantes em Pessoas revista.
“Estamos vendo um aumento no número de membros que usam ou estão interessados em usar medicamentos para perda de peso GLP-1, incluindo Ozempic e Wegovy”, disse o técnico do clube Equinox, Michael Crandall, que lidera o novo programa, à publicação. “Estamos criando um programa de educação interna no Equinox Fitness Training Institute, adicionando o protocolo GLP-1 para treinar os muitos membros que o utilizam.
“Os medicamentos funcionam tão bem, mas sentimos que faltava algo realmente importante para os nossos clientes. As intervenções para perda de peso devem sempre ser feitas com um programa de treinamento para obter os melhores resultados.”
Mas se perder peso é tão simples quanto tomar um medicamento, então o que isso significa para a indústria do fitness? Os líderes da indústria esperam que os medicamentos sejam uma porta para a boa forma e mudanças permanentes no estilo de vida.
“Muitas pessoas ficam com vergonha (de entrar em uma academia) porque estão acima do peso”, disse LaValle. “Isto muda toda a sua atitude” porque podem perder peso antes de irem para o ginásio, depois encontrar apoio e aprender a fazer exercício e a comer bem, em vez de apenas tomar os medicamentos e ficar em casa.
Algumas pessoas podem perder tecido muscular junto com a gordura e outras podem recuperar o peso após interromper as prescrições. Ao ensinar hábitos mais saudáveis, a Life Time e a Equinox afirmam que podem ajudar as pessoas para o resto das suas vidas.
LaValle diz que pequenas empresas de fitness podem se envolver estabelecendo relacionamentos com prestadores de cuidados de saúde locais. Pode ser uma forma de aumentar o seu próprio número de membros, ao mesmo tempo que ajuda a colmatar a divisão entre os mundos do fitness e dos cuidados de saúde.
Eric Durak, da Medical Health and Fitness, que é fisiologista do exercício clínico e educador em saúde, disse que isso pode ser bom para os usuários. Ginásios e treinadores podem ajudar a educar seus membros sobre a composição corporal (gordura corporal em comparação com músculos) se estiverem tomando Wegovy ou medicamentos semelhantes.
Mas as questões permanecem. Por exemplo, as academias podem ajudar a ensinar às pessoas hábitos de vida saudáveis que as impedirão de ter que tomar esses medicamentos para sempre ou correr o risco de recuperar o peso?
“A indústria tem que avançar neste domínio e dizer: ‘OK, então se vamos ter isso, o que está por vir?’” Disse Durak, acrescentando que se a Life Time e a Equinox começarem a oferecer esses programas, em breve, “vai ser todo mundo” também.
“Mas em vez de ter alguém tomando essa droga por 40 anos, deveríamos tomá-la por 6 meses, desenvolver um programa realmente sólido de força e condicionamento que lhes permitirá aumentar a massa muscular, aumentar a densidade óssea, mudar a dieta e então desmamar, porque ainda não sabemos quais são os efeitos a longo prazo”, disse ele. “Sabemos o quão eficaz é, só temos que levá-lo para o campo dos clubes de saúde convencionais.”