Melhores e piores filmes de Star Wars de todos os tempos
O que é melhor Guerra das Estrelas filme de sempre? Da trilogia original às prequelas e depois às sequências, certamente há muitos filmes para escolher. Mas qual entrada na saga de ficção científica fornece a maior história naquela galáxia muito, muito distante? Aqui estão os melhores e piores filmes de Star Wars de todos os tempos, classificados.
Qual é o melhor filme de Star Wars?
De acordo com críticos e telespectadores, o melhor filme de Star Wars é The Empire Strikes Back de 1980.
Uma continuação mais sombria do otimismo esperançoso de Uma Nova Esperança, The Empire Strikes Back desafiou as expectativas e entregou uma das melhores sequências de todos os tempos.
Qual é o pior filme de Star Wars?
O pior filme de Star Wars é o Especial de Natal de 1978.
O primeiro filme spin-off da franquia, o Holiday Special é famoso por seus cantos bizarros, história horrível e por ser estranhamente nossa introdução a Boba Fett.
Todos os filmes de Star Wars classificados do pior ao melhor
Aqui estão todos os filmes de Star Wars lançados nos cinemas ou em um especial de TV
15. O Especial de Natal de Star Wars (1978)
É impossível para um filme de Star Wars ser pior do que The Star Wars Holiday Special, um sonho febril dos anos 70 que não conseguiu entreter nem mesmo os fãs mais obstinados da franquia. Seu horror agora é lendário; Carrie Fisher supostamente tocava no final das festas, quando ela queria que seus convidados fossem embora.
14. Caravana da Coragem: Uma Aventura Ewok
Ewoks foram feitos para vender brinquedos, mas cara, eles não podiam vender filmes. Caravan of Courage: An Ewok Adventure e sua sequência receberam exibições teatrais limitadas que enfrentaram uma resposta morna, e agora são peças esquecidas da história de Star Wars. Caravana da Coragem é um filme infantil simples, com atuações ruins e uma história sinuosa.
13. Ewoks: A Batalha por Endor
De alguma forma, Palpatine voltou Caravana da Coragem recebeu uma continuação. Ewoks: The Battle for Endor ocorreu seis meses após os eventos do primeiro filme, e desta vez viu os Ewoks protegendo sua aldeia de saqueadores. Apesar de seu título mais emocionante, este não foi um filme emocionante.
12. Guerra nas Estrelas: A Ascensão Skywalker (2019)
A ascensão de Skywalker deixou claro que não havia realmente nenhum plano concreto para a trilogia de sequências. Uma busca exaustiva repleta de bobagens superestimulantes, todos os possíveis enredos da história estabelecidos por O Despertar da Força e Os Últimos Jedi são abandonados ou concluídos de forma insatisfatória. Diga o que quiser sobre seu antecessor, mas pelo menos The Last Jedi confiava em sua visão; The Rise of Skywalker não estava confiante o suficiente para causar perda de memória do C-3PO.
11. Guerra nas Estrelas: As Guerras Clônicas (2008)
Os filmes de Guerra nas Estrelas raramente são esquecíveis, mas foi exatamente isso que obtivemos com The Clone Wars de 2008. É incrível que este filme mundano tenha gerado uma das séries animadas mais amadas de todos os tempos, com o próprio George Lucas chamando-o de “reflexão tardia”. Ocorrendo entre alguns episódios da primeira temporada da série, esta é uma introdução bizarramente monótona à série The Clone Wars.
10. Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002)
Ataque dos Clones exemplifica os piores elementos da trilogia prequela; diálogo horrível, romance indutor de arrepios e tomada de decisão altamente questionável de seus personagens. Há um universo alternativo onde Anakin e Padme é uma história de amor para as idades, mas aqui temos Anakin cortejando o senador de Naboo lamentando areia e matando crianças Tusken. Conde Dooku é uma excelente adição, mas a área cinzenta do conflito entre os Jedi e os Sith que ele representa é mal ilustrada.
9. Rogue One: Uma História Star Wars (2016)
Rogue One se tornou o favorito de muitos fãs de Star Wars, mas a melhor coisa é que acabou levando a Andor. O spin-off reúne um pouco da história de Star Wars que realmente não precisava ser explicada, o que seria bom se não fosse pelo clã esquecível de personagens que nos levam nessa jornada. Existem alguns momentos excelentes aqui – vendo Darth Vader em toda a sua terrível glória, a batalha climática em Scarif – mas sua abordagem mais sombria e sombria não foi muito divertida de assistir.
8. Solo: Uma História Star Wars (2018)
Solo: A Star Wars Story teve uma má reputação na época de seu lançamento, com baixo desempenho nas bilheterias. Prevemos que a história será mais gentil com esse spin-off, que parecia muito mais alinhado com as aventuras polpudas da trilogia original do que com as prequelas ou sequências. A opinião de Alden Ehrenreich sobre Han Solo foi muito mais impactante do que um mero ato de homenagem, mas o filme sofreu por preencher uma história de fundo que era melhor manter misteriosa.
7. Star Wars: O Despertar da Força (2015)
George Lucas disse de forma infame sobre os paralelos das prequelas com a trilogia original: “É como poesia – rima”. Lucas pode não ter nada a ver com O Despertar da Força, mas esse ethos estava claramente na mente do diretor JJ Abrams quando ele revisitou a história de A New Hope para a primeira entrada na trilogia sequencial. Sim, O Despertar da Força emprestou muito da ANH e certamente pode ser visto como um trabalho muito derivado. Mas em 2015, era difícil se importar quando também era tão divertido.
6. Guerra nas Estrelas: Os Últimos Jedi (2017)
Indiscutivelmente o filme de Guerra nas Estrelas mais controverso já feito, The Last Jedi, do diretor Rian Johnson, subverteu as expectativas e gerou um monte de discussões acaloradas no processo.
Poucos reconhecem que The Last Jedi é realmente baseado na própria ideia de George Lucas para uma sequência de Star Wars, com ele querendo retratar um Luke Skywalker mais velho e quebrado ajudando a treinar um novo Jedi, Kira. Johnson pegou essa ideia e a executou, apresentando um Luke imperfeito lutando com seus demônios e contemplando o papel dele e do Jedi na galáxia. Tem suas falhas, mas The Last Jedi é uma das entradas mais ousadas de toda a série e abriu caminho para um futuro para Star Wars além do nome Skywalker. Infelizmente, The Rise of Skywalker não concordou com esse futuro.
5. Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)
O capítulo final da história de Anakin Skywalker antes que ele se torne mais máquina do que homem, Revenge of the Sith é amplamente considerado como o melhor da trilogia prequela. Algumas coisas impedem que esse seja o caso – a transição apressada de Anakin para Darth Vader, a execução abrupta da Ordem 66, todo o arco de Padme – mas há muito o que amar aqui. A ação está melhor do que nunca, a pontuação de John Williams sobe e Ian McDiarmid apresenta indiscutivelmente o melhor desempenho da franquia como Palpatine.
4. Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)
O Retorno de Jedi é uma conclusão esperançosa e agradável para uma das melhores trilogias da história do cinema. Nos anos 80, este foi o fim da história de Luke – ele finalmente percebendo seu potencial como um Jedi, derrubando o Império e comemorando com aqueles peludos Ewoks em Endor. Agora reconhecemos o Retorno de Jedi como o arco de redenção de Anakin, cumprindo sua profecia como “o escolhido” ao ver a Luz através do Lado Negro. De qualquer forma, é um final satisfatório.
3. Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)
A Ameaça Fantasma não seria feita hoje. Uma continuação de 15 anos em construção, George Lucas decidiu se concentrar intensamente na política de sua galáxia muito, muito distante, em vez de dar ao público uma continuação agradável da história de Luke Skywalker. TPM é um dos filmes mais fascinantes de toda a saga Star Wars, mostrando um Conselho Jedi que é ostensivamente uma força do bem, mas que se tornou tão complacente e atolado na burocracia que não percebe que está caminhando como um sonâmbulo para o fascismo. Sim, Jar-Jay é irritante e o diálogo é duvidoso, mas isso tornou Guerra nas Estrelas muito mais atraente do que uma simples história do bem contra o mal.
2. Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)
Aqui é onde tudo começou. Uma Nova Esperança estabeleceu um padrão para filmes de grande sucesso que, quase 50 anos depois, raramente foi superado. George Lucas nos apresentou uma galáxia que agora é parte integrante da cultura popular, mas naquela época parecia mágica – cada cena está repleta de ideias e energia criativa, desde samurais de ficção científica lutando com espadas de laser até uma cena de bar alienígena trilha sonora de jazz futurista. Um verdadeiro clássico.
1. Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)
O melhor filme de Star Wars de todos os tempos é, sem dúvida, The Empire Strikes Back, uma sequência perfeita que não teve medo de correr riscos. Desde a emocionante abertura em Hoth até sua conclusão chocante, Lucas e o diretor Irvin Kershner forneceram um capítulo intermediário que deixou os fãs desesperados para ver como essa história se desenrolou. Poucos filmes apresentam tantas cenas inesquecíveis quanto Empire Strikes Back, e para uma série não exatamente conhecida por seus diálogos, a química compartilhada por Hamill, Ford e Fisher leva a algumas das falas mais icônicas da história do cinema.
Inscreva-se no Disney+