Menthol Vapes pode ser ainda mais tóxico para os pulmões

Menthol Vapes pode ser ainda mais tóxico para os pulmões

Por Steven Reinberg

HealthDay Repórter

TERÇA-FEIRA, 11 de abril de 2023 (HealthDay News) – Adicionar aroma de mentol aos cigarros eletrônicos pode danificar seus pulmões mais do que os cigarros eletrônicos comuns, revela um novo estudo.

O sabor comum de menta ajuda a fornecer muito mais micropartículas tóxicas, em comparação com as cápsulas de cigarro eletrônico que não contêm mentol. São essas micropartículas que prejudicam a função pulmonar, dizem os pesquisadores.

“Cuidado com os aditivos nos cigarros eletrônicos”, disse o pesquisador sênior Kambez Benam, professor associado da divisão de medicina pulmonar, alergia e cuidados intensivos da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

“Se você vaporizar, eles podem fazer você inalar mais partículas para os pulmões. Não presuma que, como o mentol é uma substância encontrada naturalmente nas plantas de hortelã e adicionada a alguns alimentos e bebidas, seria bom inalar”, disse ele.

“O aroma de mentol leva a um número significativamente maior de contagens de partículas que alguém levaria para os pulmões ao vaporizá-las”, disse ele. “Sabe-se que os aerossóis de cigarros eletrônicos contêm muitas substâncias nocivas, como nicotina e formaldeído”.

Vários estudos sugeriram que o vapor do cigarro eletrônico pode causar inflamação pulmonar, estresse oxidativo, danos ao DNA e hiperresponsividade das vias aéreas que podem desencadear asma, disse Benam. A vaporização dessas substâncias pode causar danos aos pulmões que prejudicam a função pulmonar. O mentol, acrescentou, é uma substância tão tóxica.

Para observar o perigo potencial do mentol, a equipe de Benam desenvolveu um “robô vaping” que imita a temperatura, umidade, volume de sopro e duração do vaping para prever danos nos pulmões causados ​​por cigarros eletrônicos.

O sistema mede o tamanho e o número de micropartículas aerossolizadas e como elas agem, dependendo do que está no líquido. Os efeitos são testados em um dispositivo chamado “pulmão no chip” que calcula a toxicidade potencial. O que encontrou? Houve mais micropartículas tóxicas emitidas com líquido de vaporização de mentol.

Uma análise de acompanhamento de registros de pacientes para fumantes de cigarros eletrônicos descobriu que os vapers mentolados respiravam mais superficialmente e tinham uma função pulmonar pior em comparação com os vapers não mentolados.

Em pesquisas anteriores, o grupo de Benam descobriu que o acetato de vitamina E, um aditivo comum no líquido do cigarro eletrônico que contém THC (o ingrediente psicoativo da maconha), gera minúsculas partículas tóxicas que se alojam nas pequenas vias aéreas dos pulmões e paredes da traqueia e brônquio.

Este último estudo, publicado online em 11 de abril na revista Pesquisa Respiratóriasugere que os aditivos de mentol podem ser tão perigosos quanto o acetato de vitamina E, observaram os pesquisadores.

Enquanto isso, um movimento está em andamento para banir o mentol. Em 2022, a Food and Drug Administration dos EUA propôs a proibição do mentol em cigarros comuns e negou a comercialização de dois cigarros eletrônicos com sabor de mentol como forma de impedir que as crianças comecem a fumar ou vaporizar.

“Acreditava-se e, em muitos casos, continua acreditando-se que o cigarro eletrônico é uma alternativa melhor ao cigarro combustível”, disse Jennifer Sidi, diretora do Centro de Controle do Tabaco da Northwell Health em New Hyde Park, NY.

“No entanto, pesquisas estão sendo feitas para refutar essa crença. Os cigarros eletrônicos também contêm vários produtos químicos perigosos e está ficando evidente que eles não são necessariamente uma opção mais saudável”, disse ela.

O mentol é conhecido por causar um efeito entorpecente ou refrescante nos cigarros, tornando o ato de fumar mais agradável, explicou Sidi.

“A adição de mentol, no entanto, permitiu que os fumantes inalassem mais profundamente, levando à inalação de mais carcinógenos. Isso está levando a um aumento no número de cânceres de pulmão e cânceres de pulmão que estão sendo descobertos mais profundamente nas cavidades pulmonares”, disse ela.

A adição de mentol aos cigarros eletrônicos tem um impacto semelhante ao mentol adicionado aos cigarros combustíveis, observou Sidi.

“Um volume maior de produtos químicos perigosos é inalado com a adição de mentol. Esses produtos químicos podem causar danos maiores aos pulmões, assim como fariam com o cigarro comum”, disse ela. “Isso levanta a questão se há realmente algum benefício em fumar cigarros eletrônicos em relação aos combustíveis”.

Infelizmente, os cigarros eletrônicos continuam ganhando popularidade entre os adolescentes mais jovens. “A pesquisa está provando que eles não são uma opção mais segura”, alertou Sidi, “e a população jovem e impressionável é a que está sendo alvo de compra de cigarros eletrônicos”.

Mais Informações

Para saber mais sobre o mentol, visite a American Lung Association.

FONTES: Kambez Benam, DPhil, professor associado, divisão de medicina pulmonar, alergia e cuidados intensivos, Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, Penn.; Jennifer Sidi, NP, diretora, Centro de Controle do Tabaco, Northwell Health, New Hyde Park, NY; Pesquisa Respiratória11 de abril de 2023, on-line

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *