Meryl Streep e outras estrelas ameaçam atacar em carta ao SAG-AFTRA
vencedores do Oscar Meryl Streep, Jennifer Lawrence e mais de 400 outros atores se dirigiram aos líderes do SAG-AFTRA em uma carta aberta – e estão ameaçando atacar se uma linha mais dura não for traçada em relação aos acordos de contato.
“Este não é um momento para se encontrar no meio, e não é exagero dizer que os olhos da história estão sobre todos nós”, escreveram os membros na carta interna de terça-feira, 27 de junho, por Pedra rolando. “Pedimos que você pressione por todas as mudanças de que precisamos e proteções que merecemos e faça história fazendo isso. Se você não conseguir chegar até lá, pedimos que use o poder que lhe foi dado por nós, os membros, e junte-se ao WGA nas linhas de piquete. Para nossa união e seu futuro, este é o nosso momento. Esperamos que, em nosso nome, vocês conheçam esse momento e não o percam.”
Os atores declararam estar “preparados para atacar se for o caso” e estão “preocupados com a ideia de que o SAG-AFTA (Screen Actors Guild – Federação Americana de Artistas de Rádio e Televisão) os membros podem estar prontos para fazer sacrifícios que a liderança não está”. A carta também pedia que os negociadores não aceitassem nada menos do que um “acordo transformador”. Entre suas preocupações, os atores apontaram resíduos, assistência médica, pensões, gravações próprias e que os estúdios consideram o crescimento do streaming.
“Sentimos que nossos salários, nosso ofício, nossa liberdade criativa e o poder de nosso sindicato foram prejudicados na última década”, continuou a carta. “Precisamos reverter essas trajetórias. Com a inflação e o crescimento contínuo do streaming, precisamos de um realinhamento sísmico de nosso pagamento mínimo e novos resíduos de mídia, nossas isenções de exclusividade e outros termos”.
Membros do SAG-AFTRA votaram anteriormente para autorizar uma greve contra a Alliance of Motion Picture and Television Producers – que representa os principais estúdios – se um novo contrato não for alcançado até o término do contrato atual, em 30 de junho.
Além de Streep, 74, e Lawrence, 32, os signatários da carta de terça-feira incluem Constance Wu, Natasha Lyonne, Laura Linney, Ben Stiller, Glenn Close, Julia Luis Dreyfus, Elliot Page, Amy Poehler, Quinta Brunson, Liam Neeson, Emmy Rossum, Amy Schumer, Neil Patrick Harris e mais, de acordo com a Rolling Stone.
A carta chega poucos dias depois do presidente do sindicato, Fran Drescherapareceu em um vídeo no sábado, 24 de junho, ao lado de Duncan Crabtree-Ireland, o principal negociador do contrato, e revelou que as negociações foram “extremamente produtivas” e “focadas a laser em todas as questões cruciais que você nos disse serem as mais importantes para você”, aparentemente insinuando que um acordo estava próximo, apesar de ambos os lados ainda não concordarem em várias questões.
As demandas do SAG-AFTRA vêm depois que o WGA – o Writers Guild of America – oficialmente entrou em greve no mês passado depois que as negociações foram interrompidas entre o WGA e o AMPTP para um novo contrato. Em sua carta aos membros anunciando a greve, o WGA enfatizou que negociou um “pagamento justo que reflita o valor de nossa contribuição para o sucesso da empresa e inclua proteções para garantir que a escrita sobreviva como uma profissão sustentável”.
Eles acrescentaram: “O comportamento das empresas criou uma economia de shows dentro de uma força de trabalho sindicalizada, e sua postura imutável nesta negociação traiu um compromisso de desvalorizar ainda mais a profissão de escritor. Desde a recusa em garantir qualquer nível de emprego semanal na televisão episódica, até a criação de uma ‘taxa diária’ na variedade de comédia, até a obstrução do trabalho gratuito para roteiristas e da IA para todos os escritores, eles fecharam a porta para seu trabalho vigor e abriu as portas para a escrita como uma profissão totalmente freelance. Nenhum acordo desse tipo jamais poderia ser contemplado por esta associação.”
A AMPTP, entretanto, afirmou que sentiu que oferecia uma compensação “generosa”. “As negociações entre o AMPTP e o WGA foram concluídas sem um acordo hoje”, disse o AMPTP em comunicado na época, por Variedade. “O AMPTP apresentou uma proposta de pacote abrangente ao Guild ontem à noite, que incluía aumentos generosos na remuneração dos escritores, bem como melhorias nos resíduos de streaming. O AMPTP também indicou ao WGA que está preparado para melhorar essa oferta, mas não estava disposto a fazê-lo devido à magnitude de outras propostas ainda sobre a mesa que o Guild continua a insistir. Os principais pontos de discórdia são ‘equipe obrigatória’ e ‘duração do emprego’ – propostas de guilda que exigiriam que uma empresa contratasse um programa com um certo número de escritores por um período de tempo especificado, seja necessário ou não.
Desde que a greve entrou em vigor, shows noturnos como The Tonight Show com Jimmy Fallon, O último show com Stephen Colbert e Jimmy Kimmel ao vivo! Todos entraram em hiato e atualmente estão transmitindo repetições. Programas de TV com roteiro, no entanto, são filmados com antecedência, então os fãs não sentiram o impacto imediato. No entanto, várias salas de escritores – incluindo Jaquetas amarelas e Abbott Elementary – pararam junto com certos programas de TV como o rolo compressor da Netflix Coisas estranhas encerrando a produção no meio.